"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"


                 MINHA IGREJA. MINHA PALMEIRA(Exemplo  de Débora)
A imagem pode conter: céu, árvore, ar livre e natureza
O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Salmos 92:12
Em seguida, olhei, e diante de mim descortinava-se uma grande multidão tão vasta que ninguém podia contar, formada por pessoas de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam em pé, diante do trono do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas, empunhando folhas de palmeira. Apocalipse 7:9
Em Janeiro de 2005, um tsunami devastou a Indonésia. As imagens que percorreram o mundo mostraram casas sendo destruídas, prédios sucumbindo a força da água, muitos destroços e pessoas sendo arrastadas. Em meio ao terrível cenário, víamos palmeiras intactas e pessoas agarrando-se a elas para sobreviverem. Uma mulher de 23 anos(Melawati ), da província de Aceh, sobreviveu cinco dias agarrada ao tronco de uma palmeira, em alto-mar. Foi resgatada por um barco pesqueiro.
Assim, NUMA FIGURA DE LINGUAGEM; a Igreja é como uma palmeira ; sujeita a "ventos fortes e tempestades”, mas, a graça de Deus é que a  sustenta  dando-lhe vida e vigor para amparar seus agregados!
A Igreja que se manifesta tal qual a Palmeira, é um projeto extraordinário no desenvolvimento da genuína fé evangélica!
Que perfil podemos traçar de uma Igreja/Palmeira?
Vejamos o exemplo de Débora e sua Palmeira!
A IGREJA À SEMELHANÇA DA PALMEIRA DE DÉBORA TEM UMA POSIÇÃO!
Igreja posicionada à semelhança da palmeira é resultado de: Plantação, Adaptação, Crescimento, Estabilidade e Frutificação. São características marcantes da palmeira.
Tal posição é fruto das características do solo, sua conexão e aprofundamento das raízes. Assim deve se portar a Igreja de Cristo, conectada no solo da fé, aprofundando suas raízes e marcando sua posição de elemento orgânico, desenvolvendo-se para o Reino!  
Notar que na experiência de Débora; temos uma Palmeira bem posicionada, dando seguramente crescimento, adaptação e estabilidade a quem usufrui dela.
Façamos uso fruto da posição da nossa Palmeira (Igreja).
 A IGREJA COMO A PALMEIRA DE DÉBORA, DESENVOLVE AMBIENTE DE INTIMIDADE!
Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. Juízes 4:5
O texto de Juízes 4:5 diz: ...a palmeira de Débora...
Notar que a juíza Débora certamente foi quem plantou aquela árvore, desenvolvendo durante todo o tempo o cuidado devido.
Quando nós plantamos nossa Igreja (Renovo), como Débora, desenvolveremos uma relação de intimidade e de desfrute. É no ambiente da Igreja que tal experiencia deve acontecer.
Débora foi separada e ungida por Deus nos contornos ambientais da Palmeira (Igreja)!
Foi no seu serviço à Deus e ao seu povo que a revelação da vitória veio!
Nossa Igreja (Palmeira) é o nosso ambiente de desenvolvimento de intimidade com Deus!
 A IGREJA(PALMEIRA) É SIMBOLO DE DETERMINAÇÃO!
Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. Juízes 4:5
Débora morava nas regiões montanhosas. Com certeza o exercício de perseverança e determinação para poder julgar debaixo daquela árvore era enorme. Ter de subir várias vezes e descer para visitar as demais tribos do seu povo Israel, exigiam tais atitudes!
Também, da mesma forma, subir ao encontro da palmeira para se encontrar com Débora, exigia determinação do povo.
Quantas vezes preferimos ter encontros com Deus nas planícies da vida espiritual, porém, ser Igreja(Palmeira), exigirá em sua edificação determinação, esforço e perseverança. Existe um preço a ser pago!  
Encontramos a Palmeira de Débora suportando bravamente todas as intempéries. Assim deve ser a Igreja do Senhor (Renovo).
Da mesma forma Débora, determinou em quaisquer circunstâncias permanecer firme ao lado e em baixo de sua Palmeira. Verão, outono, inverno, primavera. Seja em qualquer estação da vida espiritual, estejamos edificados e ligados a nossa Igreja local. Ele é a nossa palmeira!
A Igreja Palmeira que é determinada, serve de segurança (Tronco), abrigo (folhas), Visão (Altitude) e provisão (frutos).
 A IGREJA (PALMEIRA) É UM PONTO DE REFERÊNCIA ESTRATÉGICA!
Ela se assentava debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ter com ela para julgamento. Juízes 4:5
 Foi naquele espaço logístico que se desenvolveu a estratégia de guerra e vitória! Ef 6
Baraque é escolhido/convocado/encorajado/treinado/enviado!
Assim tem de ser nossa palmeira (Renovo). Nela somos: escolhidos/ convocados/ encorajados
/treinados /enviados!
A IGREJA COMO FIGURA DA PALMEIRA(DÉBORA) É EXEMPLO DO NOSSO TRIUNFO!
Com certeza: o primeiro lugar onde nasceu, cresceu e foi comemorado o triunfo na batalha, foi debaixo da Palmeira de Débora!
Nossa Renovo(Palmeira) é o ambiente de nossas conquistas!
Somos participantes dessa Igreja(Palmeira) e desfrutamos dos seus resultados!

Em Cristo; 

BONANI



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”