AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”




E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; E ouvirás o que dizem, e então, fortalecidas as tuas mãos descerás ao arraial. Então desceu ele com o seu moço Purá até ao extremo das sentinelas que estavam no arraial.  Juízes 7:10-11
Existem texto bíblicos que podem passar despercebidos aos nossos olhos, entretanto, quando  são  analisados com um mínimo senso de profundidade e interesse, podem nos revelar verdades extraordinárias e ensinos úteis que poderão nortear o curso de nossas vidas!
O caso de Gideão e seu amigo Purá é um dessas tais  passagens   bíblicas que revelam níveis de amizade profunda que não podem ser relegadas ao nível de menos interesse!
Vejamos então as verdades “Puras” que “Purá” revela:

PURÁ É A  PURA ABONAÇÃO DIVINA DA VERDADEIRA AMIZADE!
E, se ainda temes descer, desce tu e teu moço Purá, ao arraial; …Jz 7:10ª
O Próprio Deus reconhece a importância de se ter um verdadeiro amigo ao nosso lado. Purá representa uma aprovação de amizade na vida de Gideão!
Possamos nós ter Purás aprovados por Deus em nossos relacionamentos de amizade e possamos também ser um Purá de Deus na vida de outros tantos!
PURÁ É A PURA CERTIFICAÇÃO DE NOSSA UTILIDADE!
então, fortalecidas as tuas mãos descerás ao arraial. Jz 7:10b
Que declaração verdadeira fica relatada na recomendação divina que Gideão recebe ao unir-se a Purá: (… será fortalecida a tua mão…).
Faz me lembrar de uma verdade que ouvi certa vez. Ei-la: “Enquanto se tenha ao menos um amigo, ninguém é inútil. (Robert Louis Stevenson).
Verdadeiro Purá é a certeza que mesmo que nos sintamos inúteis, sempre encontraremos em um verdadeiro amigo, que configurará o nosso estímulo para acreditar que existe alguma utilidade em nós!
 PURÁ É  PURA MANIFESTAÇÃO DE CUMPLICIDADE!
 Então desceu ele com “o seu moço”… Jz 10:11ª
O texto acima descreve que havia uma cumplicidade entre Gideão e Purá. O termo “seu  moço” revela que Purá era alguém da mais intima relação de Gideão e alguém comprovadamente digno de confiança!
Pensemos nisso: A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.” - Millôr Fernandes
PURÁ É A PURA AMIZADE INDISPESÁVEL!
Alguém, em algum lugar, em alguma situação, configurada em necessidade urgente de um verdadeiro amigo, declarou: "Um amigo é alguém que está contigo porque lhe precisas, ainda que lhe encantaria estar em outra parte."
Purá é aquele amigo certo das horas incertas!
As Escrituras declaram que Gideão encontrou um amigo indispensável que lhe foi extremamente útil em um momento crucial de sua vida!
PURÁ É A PURA CONVERSÃO DAS QUALIDADES AFETIVAS!
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Prov-17:17
Em síntese, penso que a afetividade está “diretamente ligada à emoção.
A afetividade consegue determinar a auto-estima das pessoas a partir da infância, pois quando uma criança recebe afeto dos outros, consegue crescer e desenvolver com segurança e determinação.”
Purá manifesta que possuía laços afetivos muito bem assentados, e no momento de desafio, torna-se mais do que um amigo para Gideão, naquele evento nasce uma verdadeira amizade que promove o ambiente para o nascimento de verdadeiros irmãos e a segurança advinda desse relacionamento!
“O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão. Prov:18:24”

BONANI

Comentários

  1. Amigos é uma especie em extinção mas que pela graça de Deus ainda resiste aos Séculos dos Séculos... Parabens a todos que já conquistaram um amigo, verdadeiramente possuem um belo e valioso tesouro.

    ResponderExcluir
  2. Amigo é como o carvão escondido,quando encontrado acha-se um diamante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI