"QUESTÕES TEOLÓGICAS E A LÓGICA DA GRAÇA!"


O assunto que exponho a seguir necessita de ser considerado a partir da leitura desse texto que encontrei num blog. Ei-lo:http://www.olharreformado.com/2012/04/um-convite-lei-de-deus.html
Após a leitura, deixo algumas questões, das quais a muito tempo já tenho como resolvidas em minha convicção de fé em Cristo Jesus. Entretanto; … tirem vossas conclusões e se quiserem cooperar, deixem seus comentários!

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. “
Romanos 3:20
Pergunto: A observância dos dez mandamentos tem o  poder  justificador  tal qual o sacrifício de Jesus ou o sacrifício de Jesus imputa a justificação e  isso implica a  aplicação de tais mandamentos no espírito regenerado de acordo com a lei do amor de Cristo?
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
 “
Romanos 3:10-12
Sendo clarificado que uma vez não havendo um justo sequer; sem qualquer consciência e entendimento para observância de tais mandamentos; não possuindo nenhum estímulo moral para buscar a Deus; extraviados por natureza  pecaminosa; num   autoprocedimento e processamento de inutilidade; absolutamente e dissolutamente impossibilitado de fazer o bem,…(…). Como a simples observância de tais mandamentos podem qualificar o homem a tornar-se absolutamente reto diante de Deus?
“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. “
Romanos 3:20
Explique-me por favor o que é a justificação pelas obras da lei e se os Dez Mandamentos estão incluídos nessa Lei e se a simples observância deles justifica!
“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” 
Gálatas 3:24
Servir de Aio…;  Conduzir a Cristo…;  para que pela fé fossemos justificados…; …Tais declarações tem como elemento determinante a observância do Dez Mandamentos ou é através da fé que a justiça divina é imputada? Explique!
“Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” 
Gálatas 5:14
“Cumpre” no texto acima  configura: “execução, realização, satisfação, consumação, completação”.
Qual então é a questão crucial; Os Dez mandamentos ou  a Lei do o amor de Cristo Jesus escrito no coração como resultado patente dos efeitos absolutamente confiáveis da Nova Aliança? Explique!
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.”
 
Gálatas 5:22-25
O Fruto do Espírito  é   evidenciado como   “Lei  interior” (princípio de vida). Pergunto: Isso é  mais excelente em sua aplicabilidade ou ainda é necessário a “observância dos Dez Mandamentos?” - Mais: Quais implicações e aplicações dos Dez Mandamentos  na  crucificação da carne e sua relação  em  o ser Nova Criação em  Cristo?
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. “
Romanos 13:8
As observâncias de   leis  morais, legais, legisladoras, religiosas, éticas, etc,  podem  ser  plenamente resolvidas pela observância dos Dez Mandamentos, ou, sem entender  a questão “intrínseca” da Nova Aliança é impossível desenvolver o aspecto  “extrínseco”(lei)  implícito nos mandamentos e  assim viver visceralmente a lei do amor introduzida por Cristo. A lei de  Cristo é intrínseca ou extrínseca? Tais obediências  extrínsecas    são possíveis? Explique!

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
 “
Mateus 22:36-40
Jesus declara que há um 1º grande mandamento. Após revela o 2º grande mandamento. Tal subordinação de toda a lei e os profetas incluem também os Dez Mandamentos?
“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” 
Mateus 7:12
Esse princípio revela que o mandamento de Cristo  é  regido por  princípio de causa e efeito ! Pergunto: …dar e receber concentra-se na observância legal  dos   Dez  Mandamentos  ou só é possível em um nível(esfera) mais excelente, só encontrada na lei do espirito e vida em Cristo Jesus? Por favor, responda!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”