História. Oportunismo e os Ratos do Navio!


Minha identidade denominacional é Batista. Me converti a Jesus num regaço Batista. Fui batizado, educado, doutrinado com princípios Batistas. Envolvido em discipulado e missão desde tenra idade evangélica como Batista. Formado em Seminário Batista. Ordenado Pastor em Concílio Batista e vocacionado além mar como Batista. Em Portugal, convidado para ser pastor, fundador e vice presidente de uma expressão Batista por um colega de ministério, em quem tenho maior apreço e carinho Márcia E Getúlio Silveira pioneiro Batista no Norte de Portugal.

Desde 1981, depois de minha visceral identidade com  Jesus Cristo, minha segunda pele é Batista. Ouso dizer:sou Batista de raiz!

A minha Comunidade em Portugal, que por misericórdia de Cristo sou primeiro membro e fundador se chama Igreja Baptista Renovo. Está plantada geográfica e espiritualmente na Rua Deolinda Duarte dos Santos, 109 no Centro da Cidade da Maia em Portugal, no mesmo local onde nasceu a Denominação Batista Independente de Portugal. No quesito de paternidade, não progenitura, me sinto junto ao meu querido Getúlio, coparticipante do nascimento de tal movimento em Portugal. Entretanto, durante todo esse período de minha identidade denominacional "Batista", percebo muita gente querendo ser o pai da criança de um "parto árduo" que custou as minha vísceras e de outros do mesmo calibre que o meu. Dias atrás, folheando  um livro que tenta contar a história de minha denominação tanto no Brasil, como aqui em Portugal, observei a extrema ausência de sinceridade, genuinidade e verdade ocultada pelo autor histórico, que, ou por extrema ignorância dos fatos, ou, manipulação de outras versões, deixou de lado a verdade entranhavel da verdade histórica de minha denominação em Portugal, marginalizando o verdadeiro bandeirante dessa obra e seus cooperadores. Outros "atores estão levando os laureis que não lhes são legítimos!" Uma acareaçao dos fatos e rectificação histórica se faz necessário! Buscar as fontes originais, os quais ainda vivem, é no mínimo um retorno a história raiz dos Batista Independentes em Portugal.

Entretanto, com todo os atropelos, sejam por absoluta ignorância ou manipulação de conveniência, tenho aprendido que: "O oportunista é um falso herói, engana os inocentes e a boa fé destrói."

No quesito histórico, oportunista não faltam e estão povoando o universo Batista Independente.

Outra realidade comparativa também me vem ao coração, nesse desabafo denominacional: "os ratos são os primeiros a abandonar o navio quando ele está Afundando!"

Confesso que há muitos ratos nessa embarcação denominacional!

Está dito!

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”