PROSPERIDADE TEM UM PREÇO - (10 DICAS PARA SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA )





"Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.




Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. I Tim 6.10-11



"O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males!"...








Paulo não está proibindo o exercício honrado e digno de se adquirir bens com o uso do dinheiro. Ele está "denunciando" a atitude de fazer do dinheiro um deus. De amar,(cobiça) ao dinheiro acima de qualquer outro bem e principalmente, acima de Deus,e, em razão disso, provocar inconsequentemente o desvio na fé!



Lembro-me da frase que vi escrita no "para barros de um caminhão": ..."Dinheiro é como eletricidade, beneficia os prudentes e fulmina os insensatos." (Anibal H. Tosetto)



Todo mundo sonha com a independência financeira, que nada mais é do que não depender de dinheiro externo (trabalho formal ou informal) para manter o padrão de vida. Mas quais serão os passos fundamentais para se chegar lá? Quando penso em independência financeira tenho em mente sempre as seguintes dicas:



1. Pense no longo prazo



Pode parecer óbvio, mas apenas pensando em longo prazo, um plano de independência financeira pode surtir efeito. A não ser que você tenha herdado uma grande herança, ou ganhado na loteria ou ainda casado com um(a) parceiro(a) rico(a), você deverá se planejar. Guarde uma quantia todo o mês e os juros compostos farão a mágica que você tanto sonha: multiplicar o seu dinheiro até que ele sozinho renda tudo o que você precisa para sobreviver.



2. Tenha um objetivo claro



Qual o seu objetivo? 1 milhão de reais, 500 mil? Então mantenha esse objetivo. Não vá empurrando-o para frente ou para trás, pois o prejudicado será você e seu plano. Estabeleça um objetivo maior e metas menores, como por exemplo metas anuais. Por exemplo, todo ano você quer aumentar o dinheiro que tem guardado em 30%. Desse modo, você não perde o objetivo final através dos objetivos menores. Depois de ter objetivos menores, você cada vez mais vai conseguir traçar objetivos menores, mais tangíveis. Quanto eu quero guardar por mês, e quanto eu quero guardar por semana. Essa é uma dica fundamental para sentir que o plano maior está funcionando.



3. Procure apoio em amigos e familiares



Essa não é uma dica muito comum entre economistas, ou estudiosos, mas é uma dica prática extremamente importante para quem tem o objetivo da independência financeira. Não há um objetivo que consigamos realizar sem o apoio dos amigos, familiares ou parentes mais próximos. Não adianta o marido que tenta guardar dinheiro se a mulher chega todos os meses com contas novas no cartão de crédito. O apoio e a compreensão dos familiares é fundamental para que o objetivo seja alcançado.



4. Planilhe!



Coloque seu objetivo em uma planilha do Excel. Faça projeções no tempo e veja como é possível e viável alcançar o seu objetivo! Se você não sabe mexer com o Excel, aprenda. É impossível planejar um futuro de independência sem saber lidar com o Excel. Crie sua própria planilha de independência financeira e olhe-a sempre. Veja seu objetivo e se motive com ela!



5. Pague-se primeiro!



Essa dica é uma das bases dos ensinamentos do Pai Rico. Seja você mesmo o seu maior credor. Se você tem um plano de guardar 100 reais por mês, ao receber o seu salário guarde esse dinheiro! Coloque o dinheiro nos seus investimentos e só aí pague os seus OUTROS credores. Se não conseguir pagá-los, negocie as dívidas, mas NUNCA negocie com você mesmo, pois apenas você sairá prejudicado.



6. Não compre dívidas novas



O mais importante é focar esforços para chegar no montante de dinheiro que é o resultado final do seu plano de independência financeira. Então, não compre dívidas novas e desnecessárias. As dívidas sugam o seu dinheiro e quando você menos esperar não conseguirá mais guardar o dinheiro que planeja todo o mês para atingir o seu objetivo. Então pense e repense quando estiver numa loja e quiser comprar uma dívida nova.



7. Converse com alguém que já alcançou a independência financeira



Outra dica valiosa do nosso amigo Pai Rico é ter um modelo. Um modelo é algo em quem nos espelhamos e quem vamos seguir os conselhos. É muito bom ver alguém que já conseguiu chegar no objetivo para tentar seguir o exemplo.



8. Use o tempo a seu favor



Tempo é dinheiro. Quem nunca ouviu essa frase? Isso não é mentira, pois quanto mais tempo temos, mais tempo temos para pensar em como guardar dinheiro, como economizar e como ganhar mais dinheiro. Use-o para descobrir novos investimentos, mais rentáveis. Use-o para conversar com o gerente do seu banco. Use-o para conversar com pessoas que entendem de dinheiro. Use-o para aprender e se educar financeiramente. Leia, leia e leia mais sobre finanças. Enfim, use-o a seu favor e a favor do seu dinheiro.



9. Erre!



Na nossa cultura temos a tendência a desvalorizar os nossos erros. Mas o que pouco sabemos é que aprender com os erros é o melhor ensinamento para que não cometamos os mesmos erros. Quem não erra não aprende, e quem não aprende nunca alcançará seus objetivos. É por isso que é importantíssimo tentar, errar e aprender com os erros. Tente guardar parte do seu salário e veja como é difícil. Você não vai conseguir num primeiro momento. Com isso você aprenderá onde está o seu erro e trabalhará para não cometê-lo. Talvez você tenha comprado um carro muito caro para o seu padrão de vida, ou ainda, talvez tenha comprado roupas que nunca usará. Enfim, erre e aprenda.



10. Siga o seu coração.



Talvez a dica mais importante seja essa. Faça as coisas de coração. Não sofra mais que o necessário. Se estiver sendo penoso ache alternativas. Converse sempre com Deus e com outras pessoas...



Antes de tudo, viva feliz!



Bom, esses são ensinamentos que recebi de alguém, sigo e acredito que alcançarei a minha meta.



Para finalizar. …"Tenha um coração liberal!" A providencia divina sempre te dará graça e oportunidade de distribuir. Faça tantas quantas vêzes propores no teu coração!



Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas. Então, teus celeiros se abarrotarão de trigo e teus lagares transbordarão de vinho. Provérbios 3:9 e 10




BONANI











Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Agora, nunca nos esqueçamos, dos beneficios a priori que a Maior Idade possibilitará. Tem seu preço também, mas, vejamos suas vantagens:

    1. Os seqüestradores não se interessam mais por você.

    2. De um grupo de reféns, provavelmente será um dos primeiros a ser libertado.

    3. As pessoas lhe telefonam às nove da manhã e perguntam: 'te acordei?'

    4. Ninguém mais o considera hipocondríaco.

    5. As coisas que você comprar agora não chegarão a ficar velhas.

    6. Você pode, numa boa, jantar às seis da tarde.

    7. Você pode viver sem sexo, mas não sem os óculos.

    8. Você curte ouvir histórias das cirurgias dos outros.

    9. Você discute apaixonadamente sobre planos de aposentadoria.

    10. Você dá uma festa e os vizinhos nem percebem.

    11. Você deixa de pensar nos limites de velocidade como um desafio.

    12. Você pára de tentar manter a barriga encolhida, não importa quem entre na sala.

    13. Você cantarola junto com a música do elevador.

    14. A sua visão não vai piorar muito mais.

    15. O seu investimento em planos de saúde finalmente começa a valer a pena.

    16. As suas articulações passam a ser mais confiáveis do que serviço de meteorologia.

    17. Seus segredos passam a estar bem guardados com seus amigos,porque eles os esquecem.

    18. 'Uma noite e tanto', significa que você não teve que se levantar para fazer xixi.

    19. Sua mulher diz 'vamos subir e fazer amor', e você responde: 'escolha uma coisa ou outra, não vou conseguir fazer as duas!'.

    20. As rugas somem do seu rosto quando você está sem sutiã.

    21. Você não quer nem saber onde sua mulher vai, contanto que não tenha que ir junto.

    22. Você é avisado para ir devagar pelo médico e não pelo policial.

    23. 'Funcionou ', significa que você hoje não precisa ingerir fibras.

    24. 'Que sorte!', significa que você encontrou seu carro no estacionamento.

    25. Você não consegue se lembrar quem foi que lhe mandou esta lista.

    Foi escrito propositadamente em letras minusculas, para não se esquecer de utilizar-se da lupa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”