“JESUS, REENCONTRO E RECONSTRUÇÃO!”




“JESUS: REENCONTRO E RECONSTRUÇÃO!”

João 21: 1 Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim: 2 Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos. 3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.4 E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.6 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

“Construção”. Algo que tem seu custo. Requer propósito, plano, tempo, determinação, projeto, ação, etc. Por vezes o custo é alto!

No coração e expectativa dos discípulos de Jesus, desde a primeira chamada até o momento de sua prisão e execução, tais homens nutriram um tipo de “construção” de ideais que exigiu deles todos, resignação, propósito, plano, tempo, determinação, projeto, ação, etc. Deixaram suas profissões, convívio familiar, suas casas e suas localidades geográficas no afã de construir outra história, pois depositavam e nutriam no seu mestre um ideal de libertação política que em pouco tempo se desencadearia e se transformaria na “construção de um novo Israel”, politicamente soberano, através da libertação que Jesus implantaria libertando-os do poder do império romano. Tudo isso requereu deles um alto custo!

“Destruição”. Pode ser uma ação ou um evento que acontece de forma lenta e impercetível ou de forma rápida, súbita como um golpe violento de proporções catastróficas, por vezes, irreparáveis que tiranamente não consideram o quanto pode custar em sofrimentos para quem sofre tal sorte. Essa foi a sensação experimentada pelos discípulos de Jesus no evento de sua morte, pois viram na morte de seu mestre todo o sonho de construção de um ideal destruído!

“Reconstrução”. Um ato ou efeito de reconstruir, reedificar. Exemplo: um edifício ou parte de edifício que se constrói novamente. Pode ser a junção de elementos separados para se construir um todo. Pode requerer uma nova formulação ou reorganização. Há reconstruções que podem ser mais custosas do que uma primeira construção. Entretanto, podemos observar que na ressurreição de Jesus e de seu “reencontro” com os discípulos no mar de Tiberíades, a reconstrução de um novo ideal foi estabelecida na vida daqueles homens, trazendo um novo estilo de vida. Aleluia!

“Reconstruir”. Inda que pareça uma tarefa impossível, em e por Jesus, se torna possível quando seus propósitos estão em ação. Na vida dos discípulos podemos afirmar que a reconstrução de suas vidas foi um projeto possível!

Na experiencia de Tiberíade, o que caracterizou essa reconstrução revolucionária na vida dos discípulos?

Acompanhemos os eventos de um reencontro inesquecível de Jesus com seus discípulos junto a praia e tiremos lições maravilhosas!

SUA MANIFESTAÇÃO PROVIDENCIAL!  Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:  João 21 vs 1. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. Mateus 28:9,10

A reconstrução na vida dos discípulos se dá no meio de uma manifestação. Jesus havia dito para as mulheres que testemunharam sua ressurreição que ele iria à frente e se manifestaria aos discípulos nas regiões da Galileia. Deu essa ordem para que elas transmitissem aos discípulos,(Mt 28:9-10), mas parece que eles estavam como que tomado  de um torpor fruto  dos efeitos “destrutivos” dos últimos acontecimento e ainda eram  evidentes em seus corações e isso lhes influenciava tremendamente. Observa-se isso no retorno ao mar nas suas antigas profissões da pesca.

Descansemos na certeza de que nos momentos mais tenebrosos que possamos passar, ou mesmo que pareça que aparentemente a destruição é evidente em nossas vidas, Jesus, assim como se manifestou aos discípulos em  Tiberíades e mudou a sorte dos discípulos, também se manifestará a nós trazendo consigo a reconstrução tão sonhada e almejada!

AÇÃO ATEMPORAL!  E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. João 21:4

Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo.  Com Jesus é assim!

…Lançai a rede para o lado direito do barco!

Jesus sempre se antecipa aos fatos, ao tempo, ao espaço pois ele é o Senhor!

A ansiedade, decepção, o tempo e outros fatores impostos pelas limitações da vida, impõem circunstancias desfavoráveis para a fragilidade humana. Entretanto O senhor Jesus governa sobre Terra e Mar, sobre a linearidade do tempo e do espaço e das circunstancias mais impossíveis!

Depois de uma noite toda de aparente trabalho infrutífero, Jesus se antecipa aos fatos e prepara um revigorante alimento e uma extraordinária pescaria para os seus discípulos.

Assim é conosco. Sejam quais forem os elementos que pretendem nos destruir, Jesus, como fez com aqueles frustrados pescadores, já foi à frente e antecipadamente e já nos preparou a nossa provisão e o banquete de vitória! Aleluia!

ORIENTAÇÃO PRECISA! Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. E ele lhes disse: lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. João 21:5,6

O GPS de jesus é infalível. Aleluia!

Após uma noite toda de tentativas infindáveis, os discípulos estão esgotados, desmotivados, desanimados e com certeza ainda digerindo a frustração que carregavam em ver todo um projeto que parecia tão real, destruído pela morte do mestre amado. Assim somos nós quando de um evento aparentemente destruidor, perece nossas esperanças e parece que perdemos todo nosso sentido de orientação sentido.

Jesus reencaminha nossas vidas. Jesus redireciona nossas vidas. Jesus redefine nossa história.

…lançai a rede para o lado direito do barco… assim fizeram os discípulos e assim provaram de total dependência daquele, e somente daquele que pode dar verdadeiro sentido e Orientação. O GPS de Jesus não falha!

Concluindo nossa breve meditação, pensemos e cheguemos à uma conclusão poderosa:

A manifestação que vem do mestre é providencial!

Sua Ação é Atemporal!

Sua Orientação é Precisa!

Deus nos abençoe!

 

BONANI

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”