HERMES VESUS LOGOS E A MINHA HERMENÊUTICA
O termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir".
Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".
O termo deriva do nome do deus da mitologiagrega Hermes, o mensageiro dos deuses, a quem os gregos atribuíam a origem da linguagem e da escrita considerado o patrono da comunicação e do entendimento humano. O certo é que este termo originalmente exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença "dos deuses", a qual precisa de uma interpretação para ser apreendida corretamente.
ACERCA DE MINHA METODO-LOGIA HERMENÊUTICA!Muita gente me pergunta sobre a método-logia usada por mim para interpretar a Palavra: Não há nenhuma metodologia!
Minha visão é básica de-mais para ser classe-ficada como cientí-fica.
Não me sirvo de nenhum método que não seja apenas o seguinte: quem crê na Encarnação não precisa nem de Aristóteles, nem de Kant e nem de Hegel!
A Escritura não profetizou acerca de seus métodos de interpretação!
Na Encarnação não há nem tese nem antítese para, então, haver uma síntese filosófica. E nem há departamentalizações que fechem um sistema — qualquer sistema!
Na Encarnação há para-doxo! Afinal, nEle tudo subsiste! Pois sob-existe! E Cristo é a síntese — se é que a terminologia serve para essa função des-critiva — e o Espírito da Graça é o agente hermenêutico e epistemológico que me faz aproximar do texto tendo a fé que encontrarei a Palavra.
A conclusão desse pro-cesso-des-proces-suado tem que convergir para uma única percepção: se Jesus é o Logos encarnado, então a interpretação de toda a Escritura só pode acontecer na vida-interpretativa que Jesus viveu, e as próprias palavras de Jesus só podem ser entendidas se tiverem sua concreção no Evangelho vivido por Jesus de Nazaré — o Verbo Encarnado, cheio de Graça e Verdade!
Desse ponto em diante eu não sei mais nada! E estou contente!
E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis." 1 João 2:27
Subscrito,
Bonani
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