LAUSANNE 1,2,3/JANELA 10/40 E OUTRAS "WINDOWS) A MISSÃO É EVANGÉLICA. O TEATRO DE AÇÕES É O PLANETA. AS AGÊNCIAS MISSIONARIAS COMPRAM A VISÃO. QUEM ESCAMOTEIA E CAPITALIZA É O FUNDAMENTALISMO AMERICANO E OS BOBOS DA CORTE CONTINUAM SUBSERVIENTES!"

Resultado de imagem para subserviência
LAUSANNE 1,2,3/JANELA 10/40 E OUTRAS "WINDOWS)
A MISSÃO É EVANGÉLICA.
O TEATRO DE AÇÕES É O PLANETA.
AS AGÊNCIAS MISSIONARIAS COMPRAM A VISÃO.
QUEM ESCAMOTEIA E CAPITALIZA É O FUNDAMENTALISMO AMERICANO E OS BOBOS DA CORTE CONTINUAM SUBSERVIENTES!"
Em 1995 estive em Seul participando de um Movimento chamado "Janela 10/40". Foi numa proposta evangélica planetária onde gente de todo mundo se encontrava.
Acontece que os organizadores e palestrantes eram em sua infinita maioria norte americanos.
Outra coisa que me surpreendeu é que pensei estar em um país oriental, entretanto, me dei conta de estar em um país ocidental. Influência norte americana fortíssima em cada canto da cidade.
À partir dali comecei ter uma visão: mais holística do Evangelho.Menos ilusória,Sem dispensacionalismo triunfalista!
Percebi que em todos esse eventos de cunho de Missões Mundiais, os representantes dos E.U.A estão na liderança eem sua esmagadora maioria são evangélicos fundamentalistas.
O termo "Evangélico" para quem não sabe é novo em relação a história da igreja. Nasceu entre os anos 30 e meados do Séc. XX nos E.U.A por razões da guerra entre cristãos liberais e conservadores que lutavam principalmente pela questão darwinista que ameaçava a leitura interpretativa dispensacionalista conservadora, principalmente dos Batistas e Metodistas.
A verdade é que a politica americana, influenciada pela ala conservadora e radical da igreja americana, deseja a todo custo que o resto do planeta fique subserviente aos seus caprichos e interesses, principalmente capitalistas, para que se perpetue o poder, ou seja, o imperialismo!
Hoje, mais do que uma visão bíblica teológica dispensacionalista, prefiro muito mais uma visão holística, que me permite ler a Bíblia sem o ilusionismo escatológico histórico pontual, que precisa de datas e marcos para se realizar!
Interessante: quando o darwinismo ameaçava a interpretação dispensacionalista da ala radical americana, um grande empresário do ramo do petróleo, financiava milhares de panfletos que faziam oposição à nova teoria. O paradoxo é que, a matéria prima de sua riqueza era um produto resultante de milhões de anos de processo, que estava sepultado no interior profundo da Terra.

Na foto segue um texto sobre como o fundamento evangélico americano fazia leitura teológica da Ku Klus Klan.
A imagem pode conter: texto
Abaixo segue um outro texto de um relatório de Lausanne 3.
Vejam e tirem vossa conclusões!
"Outra deficiência de Lausanne III foi que, como destacou o Grupo de Interesse em Reconciliação, não se fez nenhuma menção oficial ao fato de que o Congresso estava sendo realizado num país que até poucos anos estava dominado pelo Apartheid e ainda sofre a injustiça social resultante desta política. Na realidade, o Congresso realizou-se no Centro Internacional de Convenções que foi construído sobre o terreno que se reivindicou com os escombros do Distrito Sul da Cidade do Cabo quando, em 1950, esse distrito foi declarado uma zona exclusiva para brancos. Consequentemente, cerca de 60 mil habitantes negros foram expulsos da área à força e seus lares foram arrasados por completo. Entretanto, os organizadores da Cidade do Cabo 2010 fizeram ouvidos surdos ao pedido do Grupo de Interesse em Reconciliação que rechaçasse oficialmente “as heresias teológicas que deram sustento ao Apartheid” e lamentasse “o sofrimento sócio-econômico que é o legado atual do Apartheid”. Alguém pode se perguntar quão sério são os líderes do Movimento de Lausanne em seu compromisso com o Pacto de Lausanne, segundo o qual “a mensagem da salvação implica também uma mensagem de juízo sobre toda forma de alienação, opressão e de discriminação, e não devemos ter medo de denunciar o mal e a injustiça onde quer que existam” (parágrafo 5).
A parceria na missão e o futuro do Movimento de Lausanne
Um fato que hoje reconhecem e mencionam com frequência aqueles que têm interesse na vida e missão da igreja em nível global é que, nas últimas décadas, o centro de gravidade do cristianismo se deslocou do Norte e do Ocidente para o Sul e o Oriente. Apesar disso, com demasiada frequência os líderes cristãos do Norte e do Ocidente, especialmente nos Estados Unidos, continuam considerando que eles são os encarregados de desenhar a estratégia para a evangelização de todo o mundo. Como se afirma na página sobre o “Sexto Dia – Parceria” do livro que contém a descrição detalhada do programa do congresso, “o centro da liderança organizacional, do controle financeiro e das tomadas de decisão tende a permanecer no norte e no ocidente”.
Tristemente, o maior obstáculo para implementar uma verdadeira parceria na missão é a riqueza do Norte e do Ocidente; a riqueza que Jonathan Bonk, em seu importante livro sobre “Missions and Money” [Missões e dinheiro], descreveu como “um problema missionário ocidental”. Se é assim, e se o Movimento de Lausanne vai contribuir significativamente com o cumprimento da missão de Deus por meio do seu povo, chegou o momento de que a força missionária conectada com este movimento, incluindo seus estrategistas, renuncie ao poder do dinheiro e modele a vida missionária na encarnação, no ministério terreno e na cruz de Jesus Cristo."

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”