SEGUIR A CRISTO: O MAIOR E MELHOR PROJETO DE VIDA! Tópicos 1 a 4


Seguindo os passos do senhor - Home | Facebook


E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.
E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão. Mateus 4:23-25

Tópico 1

O Evangelho do Reino

1-Esse Reino tem um Rei
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6
“Em seu manto, sobre a coxa, traz escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.”Apoc 19:16
“Então, guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e com Ele vencerão todos os seus eleitos, convocados e fiéis”. Apoc. 17:14
2-Um Reino que não é desse Mundo
“Ao que lhe afirmou Jesus: “Meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas, agora, meu Reino não é daqui.” João 18:36
3-Coroamento Desse Reino (Jesus Nunca quis ser Rei Deste Mundo!)
“Percebendo, então, Jesus, que estavam prestes a vir e levá-lo à força para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.” João 6:15
4-Geografia Desse Reino
“E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:20,21
5-Conteúdo Desse Reino
“Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;” Romanos 14:17
6-O Maior Presente Desse Reino!
“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” Colossenses 1:12-14


Tópico 2

“Exigências” em Seguir a Cristo
João cap. 6

Exigência nesse sentido do discípulo de Cristo é: Tornar necessário ou imprescindível. Esse é o nosso “Novo Normal!”
O capítulo 6 de João é um protótipo, ou seja: MODELO, PADRÃO. Também pode ser uma analogia (Investigação da causa das semelhanças.) da “real e da falsa” ideia em relação ao projeto Seguir a Cristo!

1-Entender que Jesus não é um Bem de Consumo!
Existe a Ideia de um discipulado onde os interesses pessoais(ego) estão acima dos interesses do Reino. É o Evangelho do Jesus como Bem de Consumo!  No cap.6:1–15 vemos: “A Primeira multiplicação dos pães e peixes.”
Jesus repreendeu essa atitude de seus seguidores! “Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” João 6:26
2-Jesus não é um Guia(Guru) Manobrado aos Nossos Interesses!
Por vezes queremos Jesus no Barco de Nossas Vidas apenas para satisfação de nossos interesses. Jesus não se rende aos nossos interesses. No cap. 6:16 – 21: “Jesus anda sobre as águas!” Mesmo que os discípulos não o tivessem no barco, ele estava no controle do leme. A embarcação e o mar estão sob seu controle! ... E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava. E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram. Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais. Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam. João 6:18-21
3-Jesus não deve ser seguido como atrativo de milagres!
Multidão não significa nada para o projeto do “Genuíno Seguir a Cristo!” …Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus. João 6:24
Jesus nunca foi atraído nem aliciado pela multidão e jamais quis dar espetáculos através de seu Poder! Entretanto; vemos Jesus repreendendo a multidão por questões de interesses atrativos. Queriam na verdade seguir um milagreiro! E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. João 6:25,26.  Ver João 6:22 – 34: Essa era “A atração do povo pelos sinais de Jesus”. “Jesus quer ser seguido, não achado!”
4-Seguir a Ele por Ser Ele o que Ele É!
Jesus se diz ser o Pão da Vida! E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. João 6:35.
 Não se trata de interesses gastronómicos, filantrópicos, sociais humanos. Nem de segui-lo por causa de seus milagres. Muito menos por interesse político ou de vantagens políticas de manobra ou benesses. É segui-lo pelo o que Ele É. João 6.35 – 40. “Jesus é o pão da vida!”

SEGUIR A CRISTO: O MAIOR E MELHOR PROJETO DE VIDA!

Tópico 3

CRISTO E A VIDA DO DISCÍPULO!      João 6:60 e 66

1-Discípulo: Ser ou não Ser eis a Questão!
William Shakespeare (1564-1616) foi um dramaturgo e poeta inglês. Autor de tragédias famosas entre elas; “Hamlet". Numa analogia, relação de semelhança; usando o personagem: “Hamlet está entrando em cena quando começa um monólogo. A frase de abertura do monólogo é "ser ou não ser, eis a questão". Essa frase tornou-se famosa e até aos nossos dias é motivo da ideia de existir ou não existir e, em última instância, viver ou morrer.No quesito discípulo; "Ser ou não ser" é sobre agir, tomar a ação e se posicionar ou não diante dos acontecimentos.
Jesus convida para o seu discipulado, homens e mulheres posicionados diante dos acontecimentos!
 “Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” João 6:60
“Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?”  João 6:66,67
Jesus lança a questão: “Ser ou não Ser!”
 2-Compreender no Projeto de Seguir a Cristo o Significado de Ser Discípulo!
“E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:” Lucas 6:13
“Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos.” João 8:31
Jesus não disse: "Ide, fazei reuniões, construções, escolas, etc". Ele disse: "Fazei discípulos!".
Não é ter uma logo-marca/camiseta/denominação/etc.
O que é um discípulo para Jesus?
Qual a mensagem que produz discípulos?
Antes de responder a estas perguntas, é importante dizer que a palavra discípulo(aprendiz) é a mesma coisa que conhecemos hoje de forma genérica, mas distorcida de santo, crente, cristão, convertido, entre outras. Entretanto, a palavra crente, por exemplo, aparece 16 vezes no N.T., enquanto que a palavra discípulo aparece 260 vezes.
Só no capítulo 6 do Evangelho de João aparece (10) vezes a palavra discípulo.
3- Projeto Básico de discipulado e sua construção(edificação):
 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19,20
Ir/ Fazer/ Batizar/ Ensinar/ Guardar(reter)/ Confiar (estou convosco…) /Esperançar (…até a consumação dos séculos…)

SEGUIR A CRISTO: O MAIOR E MELHOR PROJETO DE VIDA!

Tópico 4

JESUS, O DISCÍPULO E A INDIVIDUALIDADE!


Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.  João 6:66-68
Você já parou para pensar nos diferentes tipos de pessoas e comportamentos espalhados pelo mundo? Nas diversas formas que os indivíduos reagem perante as circunstâncias da vida? Nos variados costumes, valores, maneiras de agir e pensar? Que todos os indivíduos sofrem influência do meio em que vivem e isso faz com que a sua personalidade e comportamentos sejam altamente moldados?
Mas afinal, como explicar tudo isso? A resposta pode estar na personalidade e no comportamento humano.
Assim, hoje vamos tratar deste tópico: Jesus, O Discípulo e a Individualidade que desperta bastante a curiosidade das pessoas. Por isso, convido você a me acompanhar nesta leitura e desvendar alguns mistérios da mente(alma) humana, por meio deste conteúdo e assim analisarmos a projeto de discipulado de Cristo!

1-Significado da Individualidade no Discipulado!

Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.  João 6:60
1.1-Do grego: αυτονόμος/autonómos: (indivíduo com decisão própria!)
1.2-Os discípulos de Jesus carregavam vários significados em suas individualidades. Ou seja; Característica ou particularidade do que é individual; qualidade daquilo que está presente com o indivíduo: identidade cultural.
Reunião das características que diferencia uma pessoa ou alguma coisa.
Conjunto das qualidades que compõe a originalidade, fazendo com que, algo ou alguém seja, único.
Quem se diferencia de alguém por suas extraordinárias qualidades; personalidade.
1.3-Todo discípulo de Jesus em potencial carrega essas características acima mencionadas!
 2-Individualidade se alimenta de expectativas! (…expectativa contagiante…) ou (…expectativa frustrada…)
Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades. E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. João 6:1,2 (…expectativa contagiante…)
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:66 (…expectativa frustrada…)
 2.1-Toda essa carga descrita no primeiro item do estudo produziu uma série de expectativas nos discípulos!
2.2-Natureza política. Natureza religiosa. Natureza relacionada à auto estima baixa (classe de escravos, pobres, doentes, marginalizados, preconceitos,). Conveniências que poderiam projetar discípulos com cargos importantes ao lado do Novo Rei de Israel! “Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.” João 6:14,15
2.3-A natureza humana é fundada em ideais:
1.      princípio ou valor que se defende e em que se acredita.
2.     aspiração mais elevada.
3.     modelo.
4.     perfeição; sublimidade.
 3-Os Discípulos e suas personalidades!
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:66

Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos. João 6:1,2
 3.1- Aquela multidão de discípulos que seguia a Jesus, era composta de várias personalidades! Ex:
- Idealizadora
Indivíduo aberto a mudanças, inovação, novas ideias e que pensa no futuro, sempre contribuindo com soluções criativas em todos os ambientes pelos quais têm o costume de transitar.
-Comunicadora
Uma pessoa que se dá bem com os demais e tem a habilidade de influenciar positivamente o ambiente ao qual está inserida. Trata-se de um indivíduo que dá grande valor no fazer coletivo, priorizando mais os interesses do grupo como um todo do que os individuais.
– Organizadora
Ao realizar uma tarefa, uma pessoa com o perfil predominantemente faz tudo de forma organizada, estratégica e bem pensada, o que a torna um ser responsável e que cumpre com seus compromissos.
-Executora
O indivíduo de perfil que é muito focado em resultados e, por conta disso, possui iniciativa, ação e precisão ao realizar suas tarefas, além de ter facilidade para romper com as suas limitações constantemente.
3.2-Todos esses discípulos carregavam em suas personalidades o desejo de realizações pela popularidade de Jesus! (Milagres/Multiplicação/ Ressurreição/Transformação!)
4-Jesus, O discípulo e a escolha (Individualidade na Popularidade ou Individualidade na Fidelidade?)
Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:67,68
 4.1-Discípulos com características de uma identidade cheia de “expectativas contagiantes”. Fazem de Jesus e seu Evangelho uma forma de “coach espiritual.” Um tipo guru que atrai a popularidade. Esse não é modelo de discípulo de Cristo!
4.2-Discípulos com característica de identidade “cheia de frustração”. Se decepcionam com a proposta de seguir a Cristo como o modelo de pão vivo!
4.3- Discípulos com características de identidade “cheia de fidelidade”. N8ão se decepcionam nem se frustram, pois, o seguem por Ele Ser e Ter a palavra de Vida Eterna!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”