PERSONAGENS OU PESSOAS. QUEM SOMOS EM NOSSA EXPRESSÃO DA FÉ?

 


PERSONAGENS OU PESSOAS. QUEM SOMOS EM NOSSA EXPRESSÃO DA FÉ?

E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gálatas 2:11-14

Um personagem é uma entidade que participa de uma obra artística, como um livro, filme, peça de teatro, ou jogo. Pode se caracterizar como ser humano, animal, sobrenatural ou de qualquer outro tipo de papel. 

Os personagens são fundamentais para o desenvolvimento da trama e costumam ser os atores principais de uma ficção, impulsionando as ações e eventos da história.

Existem diferentes tipos de personagens, como: Protagonista: O personagem principal que conduz a história. Antagonista: O personagem ou força que se opõe ao protagonista. Personagem secundário, ou ator coadjuvante: Personagens que apoiam os principais e ajudam a desenvolver a trama. Figurante: Personagens que não têm grande importância na história, mas ajudam a compor o cenário. 

Por sua vez, temos a pessoa, a personalidade! 

Uma pessoa é um ser humano, um indivíduo que possui características físicas, emocionais, intelectuais e sociais únicas. 

Cada pessoa tem sua própria identidade, composta por aspectos como identidade, valores, crenças, experiências de vida e relações sociais. Além disso; as pessoas têm a capacidade de pensar, sentir, comunicar-se e interagir com o mundo ao seu redor.

O texto de Gálatas revela: ou somos personagens ou somos pessoas que expressam ou não genuína fé!

Quais parâmetros espirituais podem distinguir  um personagem de uma pessoa real na esfera da fé evangélica?

Vamos descobrir  com o personagem Pedro e  com a pessoa de Paulo!


PEDRO E SEUS MUITOS PEDROS (PERSONAGENS)! 

...Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. Gálatas 2:12

Pedro é descrito aqui por Paulo como um personagem com duas facetas. Na primeira ele é o protagonista. Como judeu está sozinho no meio dos gentios vivendo como gentio. Comendo como gentio. Interagindo como gentio. Respira oxigénio gentio. 

Vejamos: ...Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; Gálatas 2:12

No segundo ato, quando chegam os irmãos judeus da Igreja de Jerusalém, se torna ator secundário, veste outra faceta ou roupagem e deixa o convívio gentílico e se amolda ao convívio judeu: come como judeu. Interage como judeu. Respira oxigénio judeu. Ei-Lo judauzando: ...mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. Gálatas 2:12

Vemos Jesus repreendendo Pedro por sua atitude de mudar rapidamente de personagem. Em Mateus cap. 16, podemos observa uma de sua facetas: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16:17-19.

Pedro aqui  é elogiado por ter uma atitude afirmativa e reveladora sobre Cristo. Temos aqui um Pedro triunfante! Um Pedro de face angelical! Um  personagem celestial!

Porém; ...minutos depois é nos revelado outro Pedro dentro do Pedro. 

Sim!

Outro personagem em ação. Leiamos  em Mateus 16:20-23.Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo. Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.  

O Pedro de faceta angelical é chamado de Satanás. Incrível! Satanás de manifestou em Pedro!

Quantos personagens temos dentro de nós querendo expressar uma pseudo fé em Cristo?


PAULO  E O SEU MUITO PAULO (PESSOA ÚNICA!) 

...E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.  Galatas 2:11

Paulo é o símbolo, o modelo e a expressão de alguém autêntico!

Não se porta por conveniências. É genuíno, autêntico, seguro e convicto!

Na expressão da fé devemos ser pessoas  que possuem  características psíquicas, emocionais, intelectuais, sociais  e principalmente espirituais únicas!

Paulo é o exemplo maior de alguém que em seu testemunho pessoal abomina viver de personagens. Chama a atenção de Pedro e expõem sua natureza de personagem com sua máscaras da conveniência!


O "MAS" DEFINE QUEM É QUEM! PERSONAGEM OU PESSOA AUTÊNTICA? 

..."mas", depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. Gálatas 2:12

A palavra “mas” é uma conjunção adversativa, usada para indicar oposição ou restrição entre duas ideias ou orações. Por exemplo, na frase “Quero ir ao parque, mas está chovendo”, a palavra “mas” introduz uma ideia que contrasta com a anterior. Ela pode ser substituída por outras conjunções adversativas como “porém”, “entretanto”, “contudo” e "todavia".

Pedro se revela o homens dos "mas". Ele é o homem das "conjunções". Pedro e seus "entretantos"!

Quem vive de personagens sempre carrega na alma seus "mas"! São pessoas que vivem de conjunções. São convenientes ao momento, contexto, ambiente, circunstâncias, etc., etc., etc.


PERSONAGENS REPRODUZEM PERSONAGENS.PESSOAS REPRODUZEM PESSOAS!  

...E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Gálatas 2:13

Pedro reproduziu outros personagens dissimuladores segundo a sua espécie de caráter! Até Barnabé entrou na festa das máscaras. Isso é perigoso demais!

O texto aqui é forte e claro, pois: fala de dissimulação. Dissimulação é algo grave no contexto da vida, e pior no contexto espiritual!

A palavra “dissimulação” refere-se ao ato ou efeito de dissimular, ou seja, fingir, disfarçar ou ocultar as verdadeiras intenções ou sentimentos. É como usar mascarás para cada tipo de ambiente ou contexto! Configuram em atitudes de quem escondem a realidade, apresentando uma aparência falsa. Por exemplo: alguém pode usar a dissimulação para esconder suas verdadeiras emoções em uma situação social, fingindo estar feliz quando, na verdade, está triste. E outras configurações podem apresentar dissimulações! No caso de Pedro isso foi grave!

Repito: Pedro reproduziu outros personagens dissimuladores segundo a sua espécie! Isso é perigoso demais!

Nós reproduzimos segundo aquilo que somos, segundo a nossa espécie! Gênesis 1:24

Entretanto: Paulo é genuíno em sua essência e reproduz conforme sua espécie!


PERSONAGENS CONSTROEM PALCOS. PESSOAS DE DEUS CONSTROEM ALTARES!

...Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gálatas 2:14

Pedro é um tipo de indivíduo que se configura como personagem de palcos. 

Pedro é protagonista em palcos da fé! 

Infelizmente; temos essa narrativa do apóstolo Pedro travestido de muitas personagens no palco da pseudo fé!

Isso é terrível!

Para nossa tristeza e principalmente do Evangelho: A escala entre  indivíduos como personagens de palcos é infinitamente maior do que as dos autênticos construtores de altares! 

Paulo é representante legítimo de uma pessoa comprometida com genuinidade da fé e real construção de altares para a Glória de Deus!  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1-2

Somos personagens(Palcos) ou somos pessoas reais(Altares)?


No amor de Cristo.


Bonani


Comentários

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?