“CONCÍLIO DE DOIS "FÉ-DÓ-FILOS" NO BAR DA FÉ E COM SAIDEIRA!”



Duas autoridades “espiritualistas” reuniram-se em um bar com o objetivo de discutir e deliberar sobre questões pastorais, doutrinais, fé e costumes.

Dia,endereço e hora marcadas…

Temas eternos, posições eclesiásticas, doutrinas infalíveis seriam questionadas para o bom uso e abuso para a defesa da fé!

O tal concílio das eternas autoridades no barzinho da fé, era acompanhado   de café gospel, sanduba gospel,refrigerante gospel,etc. “Etc;” que entraria “tambêêêmmmm” na pauta de discussões para ver se poderia ser vendida como “etc-santa”. Já que tem, “Bola, Neve, Sal, Fogueira” e outras tantas coisas ungidas porque não canonizar e inserir também o tal “uma santa unção do etc?!.”

Enquanto os líderes discutiam como seriam tomadas as novas decisões, num surto te esteria penteca a voz  “tronitoante”  de um deles vociferou:
-Só se for na minha “Cartilha Cêrulica-Santa” que tá fraca só com autoridade, semente e prosperidade. Tem de ter também “etc-santa”, sim, é uma boa idéia  ter uma cartilha que abençoa “qualquer coisa e coisa qualquer”, desde que seja “etc ungida!”

O outro “líder”,“aparentemente” mais tranquilo e interiorizado, também propôs:
-Na minha “tééése”, à partir de agora, fica decretadoooo: 
-vamos proclamar “etc” para toda “gente-cetara”, mas não será mais a etc do evengelicalismo e cristianismo fálido ,mas sim, uma “etc-cósmico” do meu reino do "etc-quântico!"

Ai esgoela  o outro:

-ASSIM FICA DECRETADOOO :
..."e –a- tí –te-ce –te- rá-tam-bém", que é a tradução original de etc nas cartilhas de ambos, que transliterado para o bom português fica assim: "E a tí te se terá também!" 
Queres entrar nessa?

Nesse momento, no barzinho, sentado lá no fundo, em uma cadeirinha, com seu copinho na mão diz um tal de  zé pilintra: 
-Gente, isso que é “MUNDO TENEBROSO”!

Entretanto , o deus “iô-iô” não estava cedendo aos caprichos das posições ortodoxas, heterodoxas, morde-doxas e “ceru-loxas” dos tais líderes, e, era urgente mudar o “performance”, afinal, o ópio viciante da doutrina dos líderes estava em check diante dos “babaquinhas viciados em conversa de bar” e “pornografia da fé” das “telinhas e teclinhas” que poderiam “despotencializar” a “masturbarção santa de frenesi – opiante” das mensagens “exclusivamente inigualáveis”, das “verdades e vedetes incontestáveis” das tais “autoridades inquestionáveis” para “viciados insaciáveis”!

"E os dois do Bar da Fé?"

Ao que parece os “dois” já em outros “concílos”, discursaram do “curso em discurso” no “curso discurso”, mas não cederam em “sair do con-curso!” Defino isso como  o "dogma da simbiose discursante!" Lembrarndo sempre que: ...uma coisa é uma coisa,outra coisa?...,pois; ...“gente coisa é outra fina!”

As duas “autoridades do mundo eclesiástico” desenvolviam os assuntos da ordem do dia em plena cadeia de “televisão e net”, ao vivo!

Um deles até trouxe um discurso, ou melhor, uma tese de implicações “pedo-agostini-ânus”, “curta e grossa”,e os meninos, ai os meninos, “coi-ta-di-nhos” ouviram-no “sentindo-o” dizer com gôôôzo: 
-“Gente: na minha tese, tése!”

Cada um tinha seu marqueteiro. 
Um deles importou dos Estados Unidos um cara que lá fundou o Club dos 900 “Magos”, pois o Club dos 700 já não rendia, só que esse de lá que já era “Mala-andro”,aprendeu mais “Mala-andragem” com o malandro daqui!

Cada qual das autoridades é lógico, trouxe suas doutrinas, princípios e verdades absolutas!
Declarou um deles:
-Está em “jogo” a “Obrrrrra do Reiiiiinooo!!!” Vociferou com adrenalida “peste-costal” até na “rosquieta da parafuzeta”! 
Era uma máááquinááá labareda de fôôÔgôôÔ!

O outro, com uma vasta cabeleira e barbas abundantes ,que mais parecia um “santo”, do “santôôÔ daimêêÊ”, sentadinho numa cadeira de palha, rodeado de árvores do santo daime por todos o lados, e com uns, pareciam, gnomos ou duendes, com uns computadorezinhos daqueles dos anões do filme da “Fábrica de Chocolate”, que outrora, foi uma “VERDADEIRA FÁBRICA DA ESPERANÇA”, liam os e-mails que eram enviados num “bom-papo-Milk-Daime!”, e, ficavam de “papo aberto com tanto papo intelecualizado!” 
E o Guru dizia assim!:
-“Cuidado gente, gente que é gente, que não é númerooo!
Tudo isso numa nova roupagem “daime” com cheiro de selva ,e, em um tom de buteco, declarando com muita convicção: 
-“Não dêem-me nada! Não preciso do vosso dinheiro!

E mais:

-Cuidado! ...O cristianismo, …a religião, …néo-pentecostalísmo, é ópio, é tráfico, é roubo, picaretagem! É prá povozinho imbecil que fica de quatro, etc!

E eu, por incrível que pareça, sadomasoquisticamente falando: ...assisto a bagaceira toda e “paro e penso” ou “penso nisso” ou “nisso penso” e arrisco a dar um palpite de “persona non grata” que não foi delegada para fazer parte do concílio. 
-Vou arriscar pensei eu, pois alguém já declarou que viver é um risco e parece que escrever começou também. 
Aproveitando a deixa: Dizem as más línguas que tem um “outro” de “outro concílio” que não deixa nem arriscar, nem viver, nem escrever, dizem que ele apaga arquivo mesmo! Misericrédo!

Criei coragem. “Vamos lááá!!!”. Soltei o verbo e disse para um deles:

-Já escreveste tanto e te digo sinceramente, escreveste bem,eu sei, eu lí!
Continuei:
-Deixe-me ousar mas não “abusar”!
Repliquei:
-Desculpe lá a ousadia de quem “não escreve nada e nada escreve”.
Tripliquei:
-Posso dar um palpite, desses que pode até virar “coisa de sorte na fé dos consumidores do Bar”, mas que, honestamente,tenha  a certeza, é “papo de amigo” e desejo que se transforme em remédio da Graça no “Bar da Vida Humana Desgraçada sem Jesus!”
Insisti:
-Escreva o livro que poderá se tornar seu maior “best-sellers” com o seguinte título: “ Sindrome do meu Neofitismo deste mesmo Povo que me Pariu e que escandalizado partiu!” 

De repente, opondo-se a minha proposta, o líder "peste-costal", do concílio fé-dó-filo para maiores de dezoito anos, gritou soltando saliva na telinha e provocando ejaculações psicodélicas nos telenautas e internautas que a essa altura deliravam!
 Gritou ele:

-Eiii!!! Aiiii não tem jeitooooo!!! Quero escrever o meu tambééém!!!

Espera um pouquinho, disse eu, entrando de intruso de “novo” na “inspiração adrenalínica do adrelinicamente possuído de adrenalina!”

Pensei comigo: 
-“Nem que ele me mate e desosse”! Já  que estou escrevendo-falando e  falando-escrevendo e  me intrometendo. Que pelo menos seja um desossar num presente do subjuntivo e apenas no campo gramatical.Nem que ele saiba o que é essa conjugação pois só sabe conjugar o verbo "receber!”
-Pensei: com osso, ou sem osso, com “mate” ou sem “daime”, arrisquei e  disse-lhe:
-Escreve então seu  livro, com esse título: “Fogo para muitos Pastores no Brasil e que o Bombeiro Esteja de Férias!” Pega “fooogooo”!!! … disse eu a ele!

-Ninguém chuuutaaa cahorro mortooo!Disse ele a mim.

Quase fiquei  surdo com aquele grito, mas tudo bem.Levei comigo um protetor de ouvidos porque nesses concílios, algumas pessoas, em vez de serem curadas  saem surdas, mudas e “durangas!”

De repente!

O bar começa a sacudir todo! Uma voz “branda-brada-brava”.Uma voz de “autoridade sentencial declarou":

-Desçamos e confundamos!

E aí o concílio que intentava atrair o máximo de pessoas e convertê-las ao “Fogo” e ao “Papo" transformou-se em “pretexto divino” para “espalhar”  e “espalhou” para longe de “BAR-BEL”, levando  os verdadeiros discípulos  ao ambiente do primeiro amor do Café com Deus!

É isso ai. PAPO DE “BAR” PARA “BAR-BUDO” E EX-“BI-Gó-Gó-DUDO” COM LINGUAGEM E CANÇÃO CAIPIRA DE SAIDEIRA E COM CARA DE IGREJA BRASILEIRA”: … Foi na cruz, foi na cruz… 
Cantada não com “papo” nem com “pseudo-fogo”, mas com “evangelho, sangue e fogo dos antigos”!

Despeço-me com linguagem de bar;
_ ...Fui!!!

Estava me esquecendo:

-Desculpem meu  “português” de "Buteco!"



Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”