""SICLAGUE ou SI-CAGUE! Davi:Ou vais para o trono ou para o vaso sanitário!


Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.E Davi e os seus homens chegaram à cidade e eis que estava queimada a fogo, e suas mulheres, seus filhos e suas filhas tinham sido levados cativos.Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar.Também as duas mulheres de Davi foram levadas cativas; Ainoã, a jizreelita, e Abigail, a mulher de Nabal, o carmelita.E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.E disse Davi a Abiatar, o sacerdote, filho de Aimeleque: Traze-me, peço-te, aqui o éfode. E Abiatar trouxe o éfode a Davi.Então consultou Davi ao SENHOR, dizendo: Perseguirei eu a esta tropa? Alcançá-la-ei? E lhe disse: Persegue-a, porque decerto a alcançarás e tudo libertarás.Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que ficaram atrás.E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor. I SAMUEL – 30.1-10.

Davi é um “cidadão”, que para  mim em particular, estimula admiração pela sua coragem e capacidade de sobrevivência!
Podemos observar várias facetas na vida de Davi. Foi pastor de ovelhas,;guerreiro do exécito de Saúl;campeão em Israel de quando à morte de Golias;genro do rei;amado pela filha e pelo filho do rei;depois, odiado pelo rei e consequentemente fica sem a filha do rei;ungido rei em sua própria casa; subversivo e perseguido.
Mais!
Subversivo perseguidor implacável quando da perseguição empreendida aos  amalequitas que sequestraram sua família. “E perseguiu-os Davi,…” I Sam 30:10.
Em condições desfavoráveis e adversas arregimentou um exército de marginais transformando-os em homens implacáveis e fiéis ao seu comando.
Hum...
...Gostava de um rabo de saiaaa, e..., tambééém..., da mulher dos outrooos...!
Entre o período de ser ungido por Samuel e assentar-se no trono em Hebron levou aproximadamente quatorze anos, com lutas,conquistas e perdas”!
Poderíamos ficar aqui mencionando e alistando tantas aventuras e desventuras de Davi. Mas há de se destacar uma coisa importante:
Davi não era cagão!!!
Este termo, cagão, te choca?!
Então vai a definição do termo segundo o dicionário informal popular do Bonani: "Pessoa Medrosa, covarde. Pessoa que tem medo de se arriscar. Mole. Claudicante.”

Davi, mesmo que tomado de temor, nunca deixou transparecer. Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena. Pv 24.10.
O texto que é indicado para a leitura e meditação deste humilde comentário  fala de uma localidade que Davi recebeu como possessão.Siclague!
Segundo o prof: Eber Ventura: Alistada entre as cidades de Judá (Js 15.31; 19.5), que foi cedida a Simeão. A cidade de Ziclague pode ter sido a Tell Esh-Sharia, 24 km a noroeste de Berseba. Tendo sido uma possessão israelita, Ziclague estava debaixo do controle dos filisteus naqueles tempo.
Alguns eventos ocorridos nesta cidade:
• O rei de Gate, Aquiz, cedeu este território a Davi quando este encontrava-se fugindo de Saul (I Sm 27.6).
• Os amalequitas saqueiam, queimam e levam cativas as mulheres e criancas que ali se achavam (I Sm 29.1.2).
• Em Ziclague Davi recebe a notícia de que Saul havia falecido (II Sm 1.1-4).
• Após o cativeiro Ziclague ficou novamente sob possessão dos filhos de Judá (Ne 11.25.28).
O texto citado descreve que Davi ao chegar ao local, encontra-o totalmente defastado, saqueado, queimado e sequestrado tanto de elementos humanos, como de bens!
Ante  tal situação.O que ele fez? O que eu faria? O que voce faria?
Aquele local era elemento determinante para a continuidade do projeto de conquista ou não! O trono que Davi pela determinação de Deus, havería de herdar estava em causa!
Ali, naquele terreno, tem-se duas situações, duas escolhas, duas posições.
Primeira: Ou “Siclague” é tão somente a “Siclague”; proposta de enfrentamento, mesmo ante ao quadro mais sombrio, devastador e proponentemente amedontrador, entretanto, uma vez encarado, levar-me-á ao trono da conquista,ou, “Siclague”; tornar-se-á para mim, “Si-Cague”.
Sim! É isso mesmo!"Se borre todo!"Proposta de medo, covardia,entrega e desânimo e sendo assim, proponentemente um pretexto para  a conquista do trono dos cagões, ou seja, o “vaso sanitário!”
O leitor atento, verá que Davi, mesmo que enfrentando todo o “contexto de Siclague”, como angústia, choro, apedrejamento, tristeza e outras situações as mais adversas, não fez de “Siclague” a sua “Si-Cague”!
Quem é voce?
Um Davi ou um Cagão?!
No amor de Cristo;
Bonani

































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”