UM RECADO A ARQUIPO: (Serviço Desfrutante e agradável a Deus!)

E dizei a Arquipo:  Presta atenção ao serviço que recebeste do Senhor ,a fim de o realizares bem! Colossensesl  4:17  
Paulo escreve à igreja de Colossos numa época em que falsos mestres tentavam combinar elementos do paganismo e da filosofia secular com as doutrinas cristãs, induzindo a um relativismo religioso ,que, numa simbiose "Gnostissista”, emaranhavam a fé simples proposta no Evangelho de Cristo .
Embora nunca tenha passado por Colossos, Paulo é clarificado de tal  situação através de Epafras, um líder fundador da igreja de Colossos, cidade pequena que ficava entre Éfeso e Laodicéia! A carta foi escrita durante a 1ª prisão de Paulo e no contexto podemos entender que Paulo exorta aos irmãos a combaterem pela genuína fé .(ler Colossenses- 2:4-9).
Paulo, um "combatente preso",estimula uma comunidade que usufrui de  liberdade à exercer um real serviço ao mestre amado!
O texto de Colossenses 4:17, exorta um dos líderes da igreja a não negligenciar sua missão, seu serviço em prol ao Corpo de Cristo!
Serviço  a  Deus é  uma grande dádiva que nos foi outorgada na salvação graciosa!
Qual deve ser nossa atitude para com nosso serviço a "Ele"?
Vejamos na exortação de Paulo à Arquipo, como deve ser baseado nosso serviço!
          
DISPONIBILIDADE MÁXIMA!17ª
E dizei a Arquipo:  "Presta atenção" ao serviço que recebeste do Senhor ,a fim de o realizares bem!
Prestar atenção e atentar, é reparar em algo, observar, prestar atenção, refletir.
Paulo nas entrelinhas de sua exortação a Arquipo lhe faz lembrar que  ele  deveria ter a máxima atenção em sua chamada e missão e nas conseqüências de seus atos e chamado!
O tempo atual urge de nós, em relação ao desafios  da proclamação, implantação, expectativas e resultados das postulações evangélicas, que nos detenhamos com máxima atenção, não ignorando o tempo presente e proclamando com muito serviço, as verdades inquestionáveis do verdadeiro Evangelho de Cristo!
 Nada de dispersar. Não diminuir. Não deixar de sempre refletir e proclamar as verdades de Cristo Jesus! Ministério é serviço. Temos um serviço a cumprir!
 
CONSCIÊNCIA DO ENCARGO DIVINO! 17b
E dizei a Arquipo:  Presta atenção ao "serviço que recebeste do Senhor" ,a fim de o realizares bem!
"Serviço, Ministério que  recebeste do Senhor!
Paulo assim traz à memória de um dos líderes daquela comunidade, atinando-o à consciência do encargo que lhe foi dado pelo Senhor!
A vida, salvação, ministério, serviço, dons, empreendimentos, etc., que a igreja de Colossos estava usufruindo, era dádiva divina, porém, a execução da tarefa da manutenção da saudável mensagem do evangelho era um encargo dos líderes da comunidade, entre eles estava Arquipo, que naquela conjuntura desafiadora de ensinos enganosos, precisaria de ter uma real “consciência de vivificar o seu encargo de combatente da genuína fé evangélica!”
Há de se ter em extrema atenção a consciência do ministério que recebemos do  Senhor, principalmente nos dias de hoje, onde tantos ensinos contrários à simplicidade do Evangelho querem induzir-nos e enveredar-nos à muitos  erros!

EXECUÇÃO  EXCELENTE! 17c
E dizei a Arquipo:  Presta atenção ao serviço que recebeste do Senhor ,"a fim de o realizares bem!"
...a fim de o realizares bem...
Paulo estimula e potencia o nível do ministério que Arquipo recebeu do Senhor!
Está incluso na sua recomendação a excelência do ministério. O trabalho é bom e deve ser  cumprido bem!
“Cumprir  bem”:  é uma chamada de atenção de Paulo para a excelência do serviço!
Temos sido excelentes naquilo que fazemos? Temos cumprido bem a missão que nos é confiada? Temos esboçado no serviço ao Evangelho e em todas as demandas que ele exige, a excelência da execução excelente?
 
MOTIVAÇÃO DURADOURA.
E dizei a Arquipo:  Presta atenção ao serviço que recebeste do Senhor,a fim de o realizares bem!
O contexto o versículo 17 do cap. 4, em si mesmo revela motivação!
Paulo, um "obreiro preso", estimula e motiva um discípulo irmão e companheiro de ministério que se encontrava , talvez, pressionado,constrangido, engessado e paralisado diante da avassaladora proposta dos falsos ensinos que induziam ao erro a igreja de Colossos!
Um serviço agradável  e  desfrutante  para com Deus, sejam quais forem as circunstâncias que estejamos,como no caso do apóstolo, preso por sua fé em Cristo, demandará  "enérgica-motivação" para uma "motivação-energizante"  que traspassa as correntes, grades e cadeias,  vazando e configuradando como emissão de uma carta com conteúdo exortativo e estimulante  atingindo o coração do destinatário, no caso, a igreja de Colossos e em particular o coração de Arquipo.
Tenhamos tal motivação, mesmo em meio a mais terríveis oposições!

No amor daquele que nos chama para sua obra!

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”