MOTIVAÇÕES NOVAS QUANDO NÃO HÁ NADA À NOSSA FRENTE!



Mensagem ministrada desafiando-nos para um novo ano

No sétimo mês, ao vigésimo primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos, Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos:Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca. Ageu 2:1-6
O Senhor por vezes nos leva e desafia ao confronto com situações  que não são agradáveis aos nossos olhos!
No texto supra , Ele convida  o seu povo à  avaliar situações que outrora foram favoráveis, entretanto, naquele presente momento  na escala de comparações com o passado, eram como que “nada”!  …(não é esta "como nada" em vossos olhos, comparado com aquela?...) Ag 2:3b.
O chamado divino para a confrontação, na verdade,  ...é  um desafio para novas atitudes! 
Temos de chegar a seguinte conclusão:…“QUEM NÃO SE MOTIVA NÃO SE ATIVA- QUEM NÃO SE ATIVA NÃO SE MOTIVA!”-O nível de visão que possuímos é a dimensão da edificação que produzimos!”
O Texto de Ageu  faz alusão ao desafio de uma reedificação!
Se edificar já constitui um desafio, reedificar torna-se um desafio redobrado!
O essencial é tem a certeza de que; ...Com Deus ao nosso lado todo desafio pode ser superado, mesmo que nossos olhos contemplem o nada  à  nossa frente!
A questão é a seguinte: ...Onde encontrar motivações novas para novos desafios?
Olhemos o contexto pós-exílio e entendamos:

HÁ DE SE TER MOTIVAÇÕES NOVAS CONFIGURADAS EM FORÇA!-  
Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra,(…). Ag 2:4
Inicia em nível pessoal. Começando  em mim!... eu sou um Zorobel. Eu sou figuradamente um  Josué!
O gerador da força motivadora é o Senhor que diz: esforça-te!... vs 4ª
Um esforço que tem início no nível singular e se desenvolve  e difunde para o nível coletivo! Aleluia! (…Todo o povo!)

HÁ DE SE PRODUZIR MOTIVAÇÕES NOVAS ESTIMULANDO O TRABALHO!-4b - (…) e trabalhai!...
Conhecemos a celebre afirmação : “sucesso sem trabalho só existe no dicionário!” Pura verdade pois;alfabeticamente  “S” vem antes do “T”.
Para  o  conceito secular “nada  não significa nada”! Entretanto para nós: ... “é a matéria prima divina para novos inícios”. 
Para que isso seja uma realidade : Há de se trabalhar!
Ouçamos o nosso Sumo Mestre de Obras nos chamando para o trabalho:(… trabalhai; pois eu sou convosco…)

HÁ DE SE ENCONTRAR MOTIVAÇÕES NOVAS ENERGIZADAS NAS PROMESSAS!
Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos, Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos:Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca. Ag 2:2-6
Quando Deus convoca Zorobabel, Josué e todo o restante do povo, “Ele” relembra de seus feitos passados e de sua fidelidade em cuidar em todo o tempo dos seus!
"Ele" faz  um chamado de despertamento e confiança nas promessas, as quais, são  concebidas em três ações e tempos. Vejamos: 1º-Retrospectivo(…quem de vós que tenha ficado viu?...) – 2º-Introspectivo(…e como vedes agora?...) - 3º- Perspectivo(…daqui a pouco. …vers 6ª).
O Senhor usa  essa  didática   para que possamos energizar em nós suas promessas!
Motivemo-nos ante as promessas notáveis e infalíveis do Senhor Deus!

HÁ DE SE TER MOTIVAÇÕES NOVAS INSPIRADAS PELO ESPÍRITO SANTO!
…o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Ag 2:5
É o Espírito Santo que habita no meio de nós!
Não poderemos reedificar nada sem as motivações e inspirações do Espírito Santo!
…O meu Espírito habita no meio de vós: não temais! vs 5

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”