Teologia. Ontologia. Holística e Aquele que É!


Deus existe ou não existe?
Será que esse tema preocupa Deus em detrimento da doutrina que se faz acerca da sua existência?
Imaginemos que em uma situação catastrófica, todas as Bíblias fossem eliminadas do planeta. Deus deixaria de existir? Seus projetos se frustariam? Ou mesmo: Ele está tão preso a sua Bíblia que deixaria, por estar limitado aos escritos de existir? Ou ainda: sendo ele Deus, permitiria que tal situação acontecesse com os escritos sagrados?
Vejamos:
As teologias cristãs, entre elas,principalmente a sistemática e a dogmática, preocupam-se em abordar a existência de Deus à partir de textos  bíblicos que são pincelados, extraidos, ordenados e sistematizados de um lado e de outro e depois exegéticamente e hermenêuticamente analisados ao crivo da concordância bíblica, corroborados pela inerrância biblica, blindados pela única exclusiva e a absoluta leitura biblica historica da igreja, dos dogmas e sobre tudo corroborados pela chancela do canonica bíblica que é fruto  da catalogação, organização, sacramentalizacão e que se apresenta como  a  única ferramenta de vindicação da verdadeira regra de fé e prática.
Acredito que, para Deus como  Ente que não necessita de crédito de afirmação ou reafirmação de credos,pois ele É,(Hb 13:8), não faz diferença ser ateu ou crente,ou fazer uso da Bíblia para querer se provar a existência de Deus. Isso não altera nada. Ele  já É.Ele É Propósito,causa,efeito e resultado. Quando se fala de propósito numa perspectiva cristã, isso não leva significância de crédito do Ente que É ter de  provar sua existência ou não através de um escrito, mesmo sabendo que a inspiração das escrituras apenas atestam Aquele que é maior do que a própria escritura, ou seja, o Inspirador. João chega a usar um conceito filosófico pagao, o Logos, a Palavra e faz desse conceito,ou melhor, afirma esse conceito como a verdadeira realidade de tudo. Ele É a Palavra e sem Ele a Palavra nada se fez. A Bíblia(escritura) é sagrada. O Logos é Santo."...sede santos porque eu sou Santo!"Interessante que encontramos a escritura dizendo assim: ... Porquanto, está escrito: “Sede santos, porque Eu Sou santo. 1Pedro 1:16.
É a escritura que dá informação  da Palavra.

Isso não me traz frustração de saber através de escritos se Elê existe ou não existe,mas sim, infinitamente mais,ainda que informado pelo escrito( escritura)entendo que, sendo Ele essencialmente Ele, o essencial  na minha relação diária com Ele é que esteja a cada instante  me tornando um igual a Ele.

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”