PERSISTÊNCIA: A ARTE DE SER RENOVO! 1 Tim 1:1-5


         

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Cuidado com os falsos mestres. Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé. O alvo dessa orientação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera. 1 Tim 1:1-5

Persistir é capacidade de ser firme ou constante em:
1-PERSEVERAR.
2- CONSERVAR.
3-PERDURAR
Paulo é um exemplo dessa capacidade. Era um homem persistente e determinado naquilo que se empenhava fazer, muito mais, quando a causa era nobre, como no caso da divulgação do Evangelho!
Uma das razões de ter escrito sua primeira carta a Timóteo, era o interesse de animá-lo, motivá-lo em um momento crítico de sua vida e ministério no Evangelho.
Na Igreja que estava em Éfeso, aliás, uma comunidade com milhares de discípulos, alguns estudos chegam a dizer que havia uma multidão de vinte e cinco mil convertidos; Timóteo foi estabelecido líder. Estava enfrentando um grande desafio no combate pela genuína fé e sua conservação, como pode se perceber nas orientações paulinas no contexto de toda a carta.
Ciente dessa luta, o persistente Paulo escreve a Timóteo, encorajando-o a permanecer firme na sua missão.
A Renovo nesses quinze anos se identifica muito com o contexto dessas orientações do apóstolo. Podemos ousar dizer que a Renovo é uma obra de persistência durante todos esses anos!
Essa Comunidade que em meio a tantas lutas, evidências contrárias, limitações e provações, tem passado pelo crivo da aprovação do Espírito de Cristo e produzido frutos dignos do genuíno Evangelho.
“Persistência é a arte de ser Renovo!”
Quais são os frutos evidentes de que persistência é uma das importantes chaves de êxito da igreja de Cristo?
Analisemos os primeiros cinco versículos do primeiro capítulo da primeira Carta de Paulo a seu filho na Fé Timóteo e cheguemos a seguinte conclusão:
  
PERSISTÊNCIA GERA PERMANÊNCIA NO GENUÍNO EVANGELHO!
Conforme te solicitei, quando partia para a Macedônia, permanece em Éfeso para advertires a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas, e que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé. 1 Tim 1:3-4
Paulo orienta seu filho Timóteo a persistir a ensinar aos discípulos a permanecerem na fé simples e genuína!
A persistência tem revelado que a Renovo (Igreja) é caracterizada pela permanência nos ensinos do Evangelho. (sem mitos, propagações estranhas, meninices, religiosidades nem esoterismo gospel!)
Quem é permanente na Renovo (Igreja) caminha para aprofundamento e propagação da genuína fé! (…propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé… 1 Tim 1:4)
PERSISTÊNCIA REVELA VERDADEIROS   CORAÇÕES PUROS!
O alvo dessa orientação é o amor que procede de um coração puro. 1Tm 1:5
Na firmeza e na constância que são frutos da persistência é que os verdadeiros corações são aquilatados
Persistência nutrida pelo amor (“Renovo e a analogia do casamento!”).
A persistência é o resultado de amor por uma pessoa, causa, sonho, trabalho. Isso tem sido notório entre nós da Renovo (Igreja).
É a máxima de 1 Coríntios 13 – (…faltou isso faltou tudo!)

PERSISTÊNCIA EDUCA PARA UMA BOA CONSCIÊNCIA!
 …de uma boa consciência… 1 Tm 1:5
O alvo do Evangelho é pautar por  valores!
“Boa” do grego “agathos” – É um adjetivo que significa bom, proveitoso, útil, distinto, honesto e reto. A palavra aparece no Novo Testamento 103 vezes.
É Percepção conjunta – é a capacidade de perceber ou entender a união das partes de um todo.
Esse tem sido o exercício diário da Igreja. Não se trata de avaliações superficiais, de atitudes emocionais, de decisões precipitadas, muito menos de comparações com outras expressões de fé(Igrejas).
Paulo aprendeu na persistência, desenvolver a boa consciência.
O tempo tem imprimido persistência no seio da Renovo. Entretanto, Glórias a Deus que essa mesma persistência tem gerado e cultivado uma boa consciência a cada discípulo que faz parte dessa família!

PERSISTÊNCIA PRODUZ E EDIFICA UMA FÉ SINCERA!
…e de uma fé sincera. 1Tm 1.5
Sem barganhas com Deus!
Renovo não é uma Comunidade perfeita, mas é instância que procura produzir e edificar uma fé sincera!
A genuína fé será testada pela persistência!
O persistente Paulo orienta seu filho na fé Timóteo, que permaneça firme em sua missão por “persistindo” assim terá a possibilidade de desenvolver, edificar e divulgar uma fé sincera!

Conclusão: Abençoe o Senhor da Igreja, nossa querida Renovo em mais esse seu aniversário.
Como Paulo em sua orientação ao seu querido Timóteo; possamos ser persistentes, lembrando sempre: 

PERSISTÊNCIA GERA PERMANÊNCIA NO GENUÍNO EVANGELHO!
PERSISTÊNCIA REVELA VERDADEIROS   CORAÇÕES PUROS!
PERSISTÊNCIA EDUCA PARA UMA BOA CONSCIÊNCIA!
PERSISTÊNCIA PRODUZ E EDIFICA UMA FÉ SINCERA!

Amo ser pastor com a Renovo!

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”