CHIBOLETE OU SIBOLETE. (AS IMPLICAÇÕES DA NOSSA IDENTIDADE!)

 CHIBOLETE OU SIBOLETE. (AS IMPLICAÇÕES DA NOSSA IDENTIDADE!)





Então se convocaram os homens de Efraim, e passaram para o norte, e disseram a Jefté: Por que passaste a combater contra os filhos de Amom, e não nos chamaste para ir contigo? Queimaremos a fogo a tua casa contigo.E Jefté lhes disse: Eu e o meu povo tivemos grande contenda com os filhos de Amom; e chamei-vos, e não me livrastes da sua mão;E, vendo eu que não me livráveis, arrisquei a minha vida, e passei contra os filhos de Amom, e o Senhor mos entregou nas mãos; por que, pois, subistes vós hoje, para combater contra mim?E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim; e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este dissera-lhe: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés, Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não,Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:1-6

O capítulo 12 do livro de Juízes narra a disputa entre os gileaditas, liderados por Jefté, e os efraimitas. Os efraimitas ficaram irritados por não terem sido chamados para lutar contra os amonitas e ameaçaram Jefté. Em resposta, Jefté reuniu os homens de Gileade e derrotou os efraimitas. Uma parte notável deste capítulo é o teste de pronúncia usado pelos gileaditas para identificar os efraimitas. Eles pediam aos suspeitos  efraimitas que dissessem “Chibolete”. Aqueles que diziam “Sibolete”, revelando um sotaque diferente, eram identificados como efraimitas e executados.

Essa história ilustra como pequenas diferenças linguísticas podem ter grandes consequências. 

Você já tinha ouvido falar dessa passagem antes? Pois; por questões de conflito de interesses, o teste do sotaque foi necessário para identificar os efraimitas que não conseguiam pronunciar "Chibolete" por questões de diferença linguística. Eles só conseguiam dizer "sibolete". 

Os efraimitas se negaram a ir guerrear com Jefté o gileadita contra os poderosos amorreus. Posteriormente após poderosa vitória de Jefté, exigiram parte dos despojos conquistados!  

Esse enredo  ensina-nos muito sobre a nossa linguagem, nosso sotaque, nossa forma de articular as palavras e trazendo para o campo da fé, nossa identidade como discípulos de Jesus!

A linguagem de um povo carrega muitas características implícitas que refletem sua cultura, história e valores. 

A forma com que nos comunicamos revela o tipo de pessoas que somos.  A Comunicação revela nossa identidade. Nossa língua nos denuncia!

Pensando na questão "Chibolete" ou Sibolete": Na vida espiritual, quais são as implicações que revelam nossa identidade em Cristo?

Vamos analisar a questão entre os gileaditas e efraimitas para descobrirmos!


O DISCÍPULO DE JESUS POSSUI  UM FORMA DE FALAR ÚNICA! 

...Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:6


Expressões e vocabulário únicos fazem parte da identidade de um filho de Deus! 

Ele só sabe falar "Chibolete". 

Cada palavra e cada expressão é única no viver identitário do discípulo. 

O modo com que se fala revela o tipo de vida que se leva. 

O falar também denuncia! O discípulo Pedro negou três vezes a Jesus e foi confrontado, exposto, denunciado e acusado pelo seu modo de falar. Quando lemos  no Evangelho de Mateus cap. 26, encontramos o falar denunciante de Pedro: E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente. Mateus 26:71-75. O sotaque galileu denunciou a origem de Pedro.

Onde nós estivermos.

Aquilo que fizermos. 

As posturas que tenhamos, que possam ser agradáveis e aprovadas pelo Espírito de Cristo,pois, certamente  nosso falar nos denuncia!

Nossa única forma de falar tem de trabalhar para o bem do Evangelho!


A LINGUAGEM DO DISCÍPULO REVELA SUA MANEIRA DE PENSAR!

...Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:6


Palavras revelam aspectos culturais específicos e modos de pensar de um povo. 

Sim!

"Chibolete" revelou a maneira específica de um povo (gileadita), sua cultura, sua forma de pensar e seu compromisso com as demandas impostas. No caso em questão; vencer os terríveis amonitas. E eles venceram! 

Os eframitas possuíam outra forma de articular a palavra."Sibolete" diziam eles! 

Tal expressão  revelou  a forma de pensar daquele povo que foi manifesta naquele momento pontual, ou seja; reivindicação de direitos imerecidos junto a Jefté e isso, com ameaças de destruição por parte deles da família, casa e bens de Jefté!

Nossa linguagem tem sido sã? Temos revelado nossos nobres pensamentos através da nossa linguagem? Somos "Chibolete" ou somos "Sibolete"? Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14 .

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, "pensem nessas coisas". Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. Filipenses 4:8-9

"Chibolete" revela nossa forma de pensar!


A LÍNGUA REVELA  HISTÓRIA E TRADIÇÃO!

...Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:6


História e Tradições: A linguagem é um meio de preservar e transmitir a história e as tradições de uma comunidade. Através de histórias, mitos e enredos, as gerações mais jovens aprendem sobre seu passado. O passado de Gileade e o de Efraim são revelados aqui nesse enredo de Juízes .

O chamado para a genuína fé também propõem uma construção histórica na vida de cada discípulo. 

O discípulo de Jesus aprende com seus pais na fé a "linguagem"(Chibolete).Comunicar, transmitir, difundir  para outros geração e posterior seu compromisso histórico e tradicional é como expressar "Chibolete!"

Como Paulo, que falava "Chibolete", transmitiu para o jovem Timóteo a "linguagem" da fé!  "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros." 2 Timóteo 2:2.

Possamos nós também dizer: "Chibolete!"


INTERAÇÃO SOCIAL E INSERÇÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM!

...Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. Juízes 12:6


A língua é um instrumento de interação social e inserção no mundo. Ela permite que os indivíduos se comuniquem, se identifiquem mutuamente e se integrem na sociedade.

Interação social é um conceito fundamental nas ciências sociais que se refere às relações e comunicações entre indivíduos ou grupos. Essas interações permitem a troca de informações, ideias, sentimentos e experiências, sendo essenciais para o desenvolvimento e a constituição das sociedades.

No caso dos gileaditas e efraimitas, a língua foi um instrumento definidor, revelando que mesmo vivendo no mesmo pedaço de terra e usufruindo da mesma herança prometida, a interação e inserção não eram possíveis!

Interessante notar que: a  língua é mais do que um simples meio de comunicação; ela é um reflexo profundo da cultura e da identidade de um povo. 

Somos desafiados nessa simples reflexão(mensagem) ao extremo cuidado de falarmos a mesma língua(Chibolete) para promovermos a interação, integração e inserção de nossos amados irmão no Corpo de Cristo que é sua Igreja. Nesse quesito todos temos de ser "Chibolete". Do contrário, falaremos "Sibolete" que representa, rebelião, desintegração, destruição e diluição da unidade! Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que "digais todos uma mesma coisa", e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Coríntios 1:10. 

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 113:1-3


CONCLUSÃO: "Chibolete ou Sibolete" implicam nos seguintes fatores:

O DISCÍPULO DE JESUS POSSUI  UM FORMA DE FALAR ÚNICA!

A LINGUAGEM DO DISCÍPULO REVELA SUA MANEIRA  DE PENSAR!

A LINGUA REVELA  HISTÓRIA E TRADIÇÃO!

HÁ INTERAÇÃO SOCIAL E INSERÇÃO ATRAVÉS DA LINGUAGEM!


No amor do Pai!


Bonani


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?