DISCÍPULOS OU ADEPTOS: Quem Somos no Evangelho?

 DISCÍPULOS OU ADEPTOS(Quem Somos no Evangelho?) 

                                              Marcos 10:17-22




E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades . Mc 10:17-22


O registro do capítulo 10 de Marcos narra, ainda que de forma bem resumida, o interesse de um jovem homem de se tornar discípulo de Jesus.

 A palavra “discípulo” em grego é μαθητής (mathētēs). Este termo deriva do verbo μανθάνω (manthánō), que significa "aprender". No contexto do Novo Testamento, “μαθητής” é usado para descrever os seguidores de Jesus, refletindo a relação entre mestre e aluno, onde o discípulo não apenas aprende, mas também se compromete a viver de acordo com os ensinamentos do mestre. Entretanto, podemos perceber que no contexto desse interesse de seguir a Cristo, aquele homem deixa descortinar um outro ponto importante que estava escondido no coração que foi revelado no diálogo com Jesus. Tal revelação deixa subentendido que não era candidato a discípulo que estava diante de Jesus, mas sim, um "adepto", que queria fazer de Jesus uma plataforma  projetar os seus interesses pessoais, como veremos nessa exposição do texto.

A palavra “adepto” tem sua origem no latim "adeptus", que significa “alcançado” ou "obtido". Este termo sugere que um adepto é alguém que alcançou uma compreensão ou aceitação de uma ideia, refletindo um processo ativo de escolha e compromisso. O cap.10 de Marcos é clarificador e esclarecedor em relação a diferença entre um discípulo e um adepto!

Seguir Jesus exige definição de identidade no Evangelho. Só o discípulo a possui!

DISCÍPULOS OU ADEPTOS(Quem Somos no Evangelho?) 

Vejamos a narrativa de Marcos e tiremos nossas conclusões!


DISCÍPULO OU ADEPTO? 

JORNADAS PARECIDAS. A DIFERENÇA ESTÁ NO COMPLETÁ-LAS! 

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem,... Mc 10:17

A narrativa revela um jovem pondo-se a caminho, empreendendo uma jornada. Não se diz de onde veio ou quantos quilómetros e tempo percorreu!

Tanto o adepto como o discípulo são desafiados a percorrer o caminho para seguir a Cristo. "Eu sou o Caminho..., disse Jesus! Jo 14:6. 

A questão que se levanta é essa: qual deles completará? Qual deles se sujeitará? Qual deles determinará seguir incondicionalmente? Marcos revela no capítulo 10 que pelo mesmo caminho que o homem veio, ele voltou, revelando o simples interesse de ser apenas uma adepto!

Entretanto, o genuíno discípulo segue incondicionalmente. Se sujeita aos desafios da jornada. Completa a carreira! 


DISCÍPULO OU ADEPTO?

COMPROMISSOS RELIGIOSOS DEFINIDOS. A LEI DO AMOR  REVELA AS DIFERENÇAS!

 ...o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna. E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. Mc 10:18-19

O adepto por um tempo pode se passar por um discípulo pela sua boa conduta religiosa. Aquele jovem era assim. Entretanto, logo, revelou a lei que regia seu coração!

Já o VERDADEIRO discípulo, até pode ter falhas em sua conduta, entretanto, realinha seu coração no amor a Cristo, redefine sua jornada de fé, busca o perdão e segue todos os dias cumprindo  a lei do Amor. Foi assim com Pedro, que falhou, foi restaurado e continuou sua jornada, confessando três vezes seu mor por Jesus! "Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? "Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo"... "João 21:15-22

Não restam dúvidas que é o amor por Cristo que define o compromisso em ser  discípulo. Já o adepto até pode ter uma  paixão passageira que se confunde com amor, mas o amor pelas coisas desta terra, como fogo de palha, o extingue!


DISCÍPULO OU ADEPTO? 

AMBOS SÃO VERDADEIRAMENTE AMADOS. NEM AMBOS VERDADEIRAMENTE AMAM!

 E Jesus, olhando para ele, o amou ...  Mc 10:21


Jesus ama a todos indistintamente. Ele amou aquele jovem!

A característica do adepto é tentar impressionar pela performance. Jesus amou aquele jovem rico, entretanto, no diálogo, obteve um profundo conhecimento do coração. Percebeu que todo aquele elogio era apenas interesse de usar a imagem do mestre para projetar sua própria imagem, entretanto. Ele queria se projetar na pessoa de Jesus, inclusive no elogio de bondade que faz ao Senhor da Vida. Infelizmente, mesmo Jesus o amando, ele não amou a Jesus. O amor ao dinheiro prevaleceu!

Discípulo é diferente!

Discípulo esconde, ou mesmo; Anula sua imagem no amor de Jesus. Para o discípulo é o amor ao seu Senhor que prevalece!


DISCÍPULO OU ADEPTO?

TANTO O DISCÍPULO COMO O ADEPTO POSSUEM DEPÓSITOS DE INTERESSES NO CORAÇÃO!  


 Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades . Marcos 10:21-22

São os tesouros que ambos possuem, como também, são governados por eles! Aquilo que valorizamos e consideramos importante em nossas vidas é onde nosso coração e nossas emoções estarão focados. "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Mateus 6:21

A capacidade da entrega do depósito do coração é que define quem é o adepto e quem é o discípulo!

Adepto deixa a Cruz pelos interesses do coração. Discípulo deixa os interesses do coração pela cruz!


Bonani


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"