TOPOGRAFIA DA UNÇÃO.(JORNADA DESCENDENTE.BÊNÇÃO EXCELENTE!)



TOPOGRAFIA DA UNÇÃO.(JORNADA DESCENDENTE.BÊNÇÃO EXCELENTE!)

Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.E Elias disse: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.12 O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:1-15

O contexto dos primeiros versículos do capitulo 2  do Segundo livro do  Reis, revela o enredo de uma negociação ou acordo em que Eliseu, discípulo do profeta  Elias, propõem receber porção dobrada da "unção profética" que havia no seu mestre. A sequência de eventos ou fatos que compõem a história é seguida dos principais elementos : "Exposição":  Apresenta os personagens, o cenário e o contexto inicial da história. Elias e Eliseu em Gilgal: Elias e Eliseu partem de Gilgal, e Elias pede a Eliseu que fique, mas Eliseu insiste em acompanhá-lo.

"Desenvolvimento": Introduz o conflito ou problema que os personagens precisam enfrentar. Viagem a Betel e Jericó: Eles viajam para Betel e depois para Jericó, onde os filhos dos profetas informam a Eliseu que Elias será levado. 

"Clímax": O ponto de maior tensão na história, onde o conflito atinge seu ápice. Travessia do Jordão: Elias usa sua capa para dividir as águas do Jordão, e ambos atravessam em seco. Pedido de Eliseu: Eliseu pede uma porção dobrada do espírito de Elias.

 "Desfecho ou Conclusão": Resolve o conflito e encerra a história, mostrando as consequências das ações dos personagens. Ascensão de Elias: Elias é levado ao céu num redemoinho, acompanhado por um carro de fogo e cavalos de fogo e Eliseu recebe "porção dobrada da unção!" 2 Reis 2:1-15.

Temos assim a construção de um maravilhoso enredo, que se inicia com um desejo, acompanhado de um pedido ousado, se desenvolve numa jornada geográfica de declive, descendo sempre e culmina na beira de um rio, onde o pedido ousado é contemplado!

A proposta ousada de Eliseu e seu desejo pela  "unção dobrada", propõem um desafio e um ensino profundo sobre todo o processo na conquista das bênçãos excelentes de Deus em nosso favor.

Buscar bênçãos excelentes requer atitudes de humilhação excelentes!

Como pode a narrativa da jornada descendente de Elias e Eliseu, nos ensinar sobre conquistas excelentes?

Iniciemos com Elias e Eliseu no ponto mais alto da viagem, avancemos na jornada e desçamos ao ponto mais baixo. Descubramos  tais segredos!


INICIAR EM "GILGAL": TODA BÊNÇÃO EXCELENTE EXIGE UM INÍCIO EXCELENTE! Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. 2 Reis 2:1-2

Temos dois Gilgal descritos nas Escrituras  Sagradas. O primeiro e ó Gilgal nas planícies de Jericó: Este foi o primeiro acampamento dos israelitas após cruzarem o rio Jordão. Foi aqui que celebraram a primeira Páscoa na terra de Canaã e renovaram o rito da circuncisão. (Josué 4:19-24).O outro é o Gilgal na região montanhosa de Efraim: Este local é mencionado em 2 Reis 4:38 como um lugar onde havia uma escola de profetas. Elias e Eliseu também são associados a este Gilgal. 

Eliseu foi chamado por Elias: Eliseu era filho de Safate e vivia em Abel-Meolá, no Vale do Jordão. Ele foi chamado por Elias enquanto arava o campo com doze juntas de bois. Eliseu deixou tudo para seguir Elias e se tornar seu discípulo. 1Reis 19:19-21. Deixa o "vale" do Jordão para as "alturas excelentes"  de Gilgal para ser um dos muitos discípulos do profeta Elias. 

Eliseu, de candidato a profeta, com certeza, recebeu excelente instrução e preparação para o ofício de profeta! 

Todo aquele que deseja algo excelente da parte do Senhor, tem de construir um inicio excelente!


DESCER PARA "BETEL": TODA BÊNÇÃO EXCELENTE É PRODUZIDA NUM AMBIENTE EXCELENTE! ...E assim foram a Betel. 2 Reis 2:2b

O termo Betel tem origem no hebraico e significa "casa de Deus". Na Bíblia, Betel é uma cidade situada ao norte de Jerusalém, que possui grande importância histórica e religiosa para os israelitas.

Um dos eventos mais notáveis associados a Betel é o sonho de Jacó, onde ele viu uma escada que chegava ao céu com anjos subindo e descendo por ela. Após este sonho, Jacó chamou o lugar de Betel, que anteriormente se chamava Luz. Ao acordar, Jacó reconheceu a santidade do lugar e disse: “Certamente o Senhor está neste lugar, e eu não sabia” (Gênesis 28:16). Ele então chamou o lugar de Betel, que significa “casa de Deus”.

É o lugar de encontro com Deus. Tipifica também o ambiente da Igreja, casa de de Deus!

Sim, Paulo se refere à Igreja como a “casa de Deus” em suas cartas. Um exemplo claro disso está em  Timóteo 3:15, onde ele escreve:" Mas, se eu tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”

Eliseu desce para Betel num ambiente de comunhão e desfrute na casa de Deus!


INCLINAR-SE PARA "JERICÓ": TODA BÊNÇÃO EXCELENTE DE DEUS PROPÕEM BATALHA EXCELENTE! E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o Senhor me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o Senhor, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. 2Reis 2:5

Eliseu não se permite vencer na jornada. Desce de Gilgal até Betel, continua a jornada em declive para Jericó!

Jericó é uma cidade de grande importância histórica e simbólica na Bíblia. Às margens do rio Jordão. Jericó é conhecida principalmente por suas muralhas, que caíram após os israelitas marcharem ao redor delas durante sete dias, conforme descrito no livro de Josué (Josué 6). Este evento simboliza a força da fé e a intervenção divina. Jericó é lugar de confronto. Cidade da resistência, das muralhas intransponíveis!

Eliseu desejava uma bênção excelente. Era então necessário uma batalha excelente por ela em Jericó!

Não podemos nos conformar apenas com o início da jornada em Gilgal, ou na zona de conforto da nossa casa em  Betel. A unção exige passar e lutar em Jericó. Resistir aos inimigos da Fé. Há um preço Pela bênção excelente!


RENDER-SE NO "JORDÃO": TODA BÊNÇÃO EXCELENTE CULMINA NUMA RENDIÇÃO EXCELENTE!  Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o Senhor Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 2 Reis 2:8-15

Na Geografia e Topografia o  declive descreve a inclinação de um terreno ou superfície em relação ao plano horizontal. Por exemplo, uma ladeira ou rampa tem um declive que pode ser medido pelo ângulo de inclinação.

Eliseu inicia sua jornada da superfície mais plana e alta, desce para a superfície mais acidentada e baixa. Humilhação. Rendição total . De Gigal desce até o ponto mais baixo! "E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Mateus 23:12

Notar que: O Rio Jordão  nasce no Monte Hermon, no sul da Síria, e desagua no Mar Morto. Ao longo de grande parte de seu curso, o Rio Jordão está abaixo do nível do mar. Especificamente, o rio desagua no Mar Morto a uma altitude de aproximadamente 416 metros abaixo do nível do mar. Essa característica faz do Rio Jordão um dos poucos rios no mundo que flui para um ponto tão baixo em relação ao nível do mar.

Eliseu recebe nesse ponto mais baixo a bênção tão desejada! 


CONCLUSÃO: NA TOPOGRAFIA DA UNÇÃO.(JORNADA DESCENDENTE.BÊNÇÃO EXCELENTE!), lembremo-nos exigências:

1-Passarmos por Gilgal. 2- Descermos para Betel 3- Nos inclinarmos em direção a Jericó  e finalmente: 4_Nos humilharmos no Jordão!

Que Deus nos abençoe e prepare para maiores e melhores conquistas!


No amor do Pai,

Bonani

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"