Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito!
"A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu." Hebreus 6:19
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
O espírito do homem é a Lâmpada do Senhor...Provérbios 20:27
O corpo é como um barco na margem do Oceano do Ser!".
Essa frase é uma metáfora profunda que pode ser interpretada de várias maneiras. O "corpo" é visto como a fronteira física que delimita nossa existência material, enquanto o "Oceano do Ser" representa a vastidão do espírito, da consciência interior que cada um de nós, discípulos de Cristo, possui! Paulo, o apóstolo, chama de "O homem interior!" Romanos 7:22-23
Essa ideia do texto em apreço, sugere que a verdadeira vida espiritual não se concentra em apenas uma parte limitada(margem), mas sim, propõem o mergulho em algo muito mais rico e profundo em Cristo Jesus que é o nosso "homem interior".
Esse é o verdadeiro sentido de ser espiritual! Nesse quesito não há meio termo.Ou somos discípulos da margem, do raso, ou somos do profundo do Espírito!
Em qual dimensão espiritual estamos neste momento?
Vamos procura entender o raciocínio do Espirito!
Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito,propõem:
A VIDA ESPIRITUAL É REPRESENTADA POR UMA ÂNCORA SEGURA E FIRME! "A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu." Hebreus 6:19
A função principal de uma âncora é "proporcionar estabilidade" e segurança a uma embarcação enquanto ela está parada. Ao ser lançada no fundo do oceano ou rio, a âncora crava-se no solo e impede que o barco seja arrastado pelas correntes ou pelo vento. Assim, ela atua como um ponto fixo, garantindo que o barco permaneça em uma posição específica. É nas águas profundas do Espírito que devemos lançar nossas âncoras.
A vida espiritual que se concentra na margem da existência é caracterizada pela instabilidade, insegurança e superficialidade.
Em Hebreus 6:19, a âncora tem um simbolismo forte e espiritual, representando estabilidade, esperança. É algo que oferece segurança em meio às adversidades!
Saíamos da margem e lancemos nossas âncoras no profundo de Cristo Jesus!
Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito,obedece um princípio:
A ORDEM DE VALORES ESPIRITUAIS COMEÇA DO INTERIOR PARA O EXTERIOR( MARGEM DA VIDA!) E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23
O texto de Paulo categoriza três esferas que compõem o ser(barco). O apóstolo usa três termos gregos:
1-Nosso espírito,"Pneuma" (grego:πνεῦμα): Refere-se ao espírito, a parte do ser humano que se conecta diretamente com Deus. É o homem interior regenerado. É o nosso Oceano Profundo. Paulo menciona primeiro o espírito! ...e todo o vosso espírito... 1 Tess 5:23. É onde a âncora da fé deve ser lançada e permanecer! É a mecânica da ação espiritual
2-Nossa alma,"Psiquê"(grego:ψυχὴ): Representa a esfera da mente, de onde provem nossas emoções, pensamentos e vontade. Representa a corrente ou cabo que liga a âncora ao barco ou navio. Trata-se do elemento que conecta,liga a firmeza e segurança da âncora que está enterrada no fundo das águas, com o barco(corpo)!
3-Nosso corpo,"Soma" (grego:σῶμα): Diz respeito ao corpo físico.É o barco(navio), a estrutura material que abriga a alma e o espírito. É a margem!"O corpo é o barco na margem do Oceano do Ser!". É o elemento que representa nossa vida periférica, aquele que contata as coisas terrenas e perecíveis!
1 Tessalonicenses 5:23 é um versículo que destaca a santificação completa do ser humano, mencionando três aspectos fundamentais: pneuma (espírito), psiquê (alma) e soma (corpo).Entretanto: o processo espiritual inicia-se no espírito(profundo do Oceano do Ser).
Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito,exige que:
A AÇÃO DIÁRIA DE LANÇAR A ÂNCORA NO PROFUNDO DE CRISTO! "A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu." Hebreus 6:19
O texto de Hebreus 6:19 nos desafia a lançar nossa âncora!
Âncora não pode ser objeto decorativo na vida espiritual.Representa nossa fé,esperança e confiança, a qual tem de ser depositada no mais profundo do ser. No interior de nosso oceâno profundo!
Temos nossa âncora da fé e necessitamos diariamente de lançá-la nas profundezas do Espírito de Deus. Aleluias!
Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito,revela:
O ESPÍRITO É LAMPADA, NÃO BOLA DE CRISTAL! O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. Provérbios 20:27
"Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e Luz para o meu caminho." Salmos 119:105
Cuidemos de não viver à margem,ou seja, com o espírito da carne!(bola de cristal).
A Lâmpada(espirito) projeta e expande a luz de Cristo(João 8:12).
A Bola de Cristal caracteriza-se como mandinga gospel: Origem africana: Os Mandingas eram um povo da região da Guiné e Mali, conhecidos por suas tradições e amuletos de proteção.Feitiçaria e magia: No Brasil, "mandinga" pode significar feitiço, encantamento ou ritual espiritual, muitas vezes ligado a religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.Infelizmente temos visto crentes caracterizados como consultores da Bola de CRistal Gospel.Crentes esotéricos.Mandinga gospel.
O esoterismo espiritual envolve práticas e crenças que buscam a conexão com o divino, o autoconhecimento e a expansão da consciência,sem a realidade da luz de Cristo! ...eu Sou a Luz do mundo...João 8:12. Revla a vida concentrada e projetada na margem, no raso das experiências aparentes.
Vida profunda requer: Quebrar as Bolas de Cristal de receber a Lâmpada do Senhor!
O desafio é:Sair da Margem e Mergulhar no Profundo do Espírito
Aleluia!
Bispo Bonani
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!