PERFIL DE UMA IGREJA PIONEIRA



De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.Atos 2:41-47 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; ...Atos 3:1-9


A palavra “perfil” possui vária definições.Eis algumas: ...Contorno do rosto de um pessoa;...esboço; ...um caráter!
Toda pessoa tem um perfil.Toda familia tem um perfil. Toda empresa tem um perfil. Até os animais têm seu perfil.
Também.Toda igreja(Comunidade) tem seu perfil!
No projeto de Cristo para sua Igreja; na  sua concepção, formação e definição, observamos um perfil totalmente processado no espírito da Graça com testemunho escriturístico trazendo consigo  toda a carga de estratégia, propósito e êxito que  "Ele" e“NEle” foi planejado para sua "noiva amada!"
Existe um perfil todo peculiar impresso na alma de   sua “casa”, a "igreja!"
Uma das características dos cortornos na Igreja Primitiva, era o “pioneirismo”, e este fazia parte integrante no dia a dia da comunidade!
Quais são as esferas, as áreas, o “perfil” que poderá ter hoje nossa comunidade como instância pioneira à partir de uma análise da Igreja primitiva?
Pelo menos três perfis pioneiros são encontrados na Igreja Primitiva e devem ser alvos de nosso desejo de mesmas realizações em nossas comunidades. Vejamos:
1º- "PERFIL AGLUTINADOR." At 2:43-47.
Jesus ordenou aos discípulos que se aglutinassem em Jerusalém. (…ficai em Jerusalém…) Atos 1.8.
Debaixo dessa ordem, estariam à espera da promessa de sua Palavra e realmente, poucos dias depois, exatamente dez dias, a nóvel comunidade transformou-se numa poderosa agência com perfil aglutinador de reunião e concentração de fé de tal forma que a “cara”, ou, o rosto da Igreja era visto pelos de fora!
É quando o povo de Deus se aglomera,se reune e se aglutina! É justamente nesse ponto que o Espírito Santo estimulará a comunidade a expressar a verdadeira adoração ao Deus Vivo!
Os textos supra de Atos cap. 2:43-47 revelam o poder que a aglutinação provoca. Vejamos: ...celebração de alegria, ...de comunhão e de poder genuínos são manifestos!
2º- "PERFIL ARTICULADOR." At cap 3:1-9
No perfil taçado pelo Epírito Santo, a “oração” torna-se a primeira ferramenta, arma, utensílio na estratégia articuladora de uma Igreja que quer ser pioneira,inovadora, desafiadora e plantadora de novas comunidades. Aleluias!
Oração é chave indispensável e inegociável numa Igreja Pioneira!
No projeto da formação de discípulos, uma igreja pioneira é lugar de formação do discípulo pioneiro. É na logistica do Espírito Santo que vai se articulando cada passo, cada íten, cada perfíl de obreiros, discípulos sinceros, apaixonados e operosos nas mãos do Mestre Amado!
Ser díscipulo pioneiro é permitir sujeitar-se, dispor-se, no desejo sincero de ser sempre aprendiz; ...serviçal aos desejos de seu Senhor.
Jesus Cristo antes de ser chamado Mestre, foi chamado de carpinteiro!
…Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? (…).Marc. 6:3.
Uma das perceptíveis  discipuladoras da Igreja Primitiva, era ser ela  constituida de pessoas trabalhadoras, que com seus precedentes profissionais sujeitavam-se as estratégias espirituais para serem forjados e formados discípulos de Cristo. Jesus lhes ensinou por três anos e meio a orar, e agora, podemos ver em Pedro, em João e em muitos outros, discípulos que articulam-se na nobre tarefa de orar!
Outra área que devemos explorar no contexto logístico do Espírito Santo na Igreja é a recepção e utilização dos dons espirituais!
Vemos que uma Igreja Pioneira tem em sí o potencial, o “dûnamis” do Espírito para declarar ao enfermo; ...levanta-te e anda!
Outro exemplo notório na Igreja Primitiva e parece estar tão carente de um verdadeiro perfil pioneiro  é uma "nítida compreensão" em nossos dias é a questão financeira!
Provisão ministerial(ministro e sua família); Ministério Social(necessidades a serem supridas internamente); missões( investimento para abertura de novas frentes pioneiras);etc.
Uma Igreja Pioneira, na estratégia do crescimento financeiro à exemplo da Igreja Pioneira de Jerusalém é provida de articulações divinas,(fé), e tal comuniade entenderá de uma forma tão simples e eficaz como entenderam e viveram Pedro e João, que fé também é requisito indispensáel para manutenção da obra!
...Se a obra é de Deus ela não precisa de nada a não ser a Fé como ponto de partida , pois, uma Igreja Pioneira entende que na logística do Reino, primeiro vem a Fé, depois os recursos.
...E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. Ato 3:6.
Pedro e João não tinham nem prata nem ouro.Tinham porém as estratégias da fé!
3º "PERFIL EXPANSIONISTA."(Propagação!) At.cap.2 e At.cap 3
No perfil da ordem de Jesus está incluso veementemente o “ampliar das bases territoriais da Igreja!"
A equação na Igreja Pioneira de Jerusalém era simples. Assim era concebida: aglutinação + articulação = expansão
A Igreja Pioneira não fica nos limites da aglutinação nem da articulação, ela avança para expansão, para fora, para outros territórios!
Expansionismo conota também: expansão e propagação de idéias, doutrinas e princípios!
Os discípulos da Igreja Primitiva operavam nas casas, nas ruas, nas praças e em todos os lugares eles levavam a nova fé em Cristo Jesus!
Deus tem-nos chamado para termos o caráter de uma Igreja Pioneira através do poder de “Aglutinação”, da capacidade de “Articulação” e finalmente na dinâmica de “Expansão”,(propagação).
Aleluias!


Ao autor da nossa fé toda Glória!

Bonani

Comentários

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”