"PORTUGAL EUROPEU CRISTIANO SEBASTIANISTA!"



O Grande Mito Nacional
“Há uma espécie de propaganda com que se pode levantar o moral de uma nação - a construção ou renovação e a difusão consequente e multímoda de um grande mito nacional. De instinto, a humanidade odeia a verdade, porque sabe, com o mesmo instinto, que não há verdade, ou que a verdade é inatingível. O mundo conduz-se por mentiras; quem quiser despertá-lo ou conduzi-lo terá que mentir-lhe delirantemente, e fá-lo-á com tanto mais êxito quanto mais mentir a si mesmo e se compenetrar da verdade da mentira que criou. Temos, felizmente, o mito sebastianista, com raízes profundas no passado e na alma portuguesa. Nosso trabalho é pois mais fácil; não temos que criar um mito, senão que renová-lo. Comecemos por nos embebedar desse sonho, por o integrar em nós, por o incarnar. Feito isso, por cada um de nós independentemente e a sós consigo, o sonho se derramará sem esforço em tudo que dissermos ou escrevermos, e a atmosfera estará criada, em que todos os outros, como nós, o respirem. Então se dará na alma da nação o fenómeno imprevisível de onde nascerão as Novas Descobertas, a Criação do Mundo Novo, o Quinto Império. Terá regressado El-Rei D. Sebastião”. (Fernando Pessoa, in 'Resposta do Inquérito «Portugal, Vasto Império»)

De certa forma Portugal vive  hoje esse arquétipo coletivo projetado   nesse Campeonato Europeu  de Futebol, configurado principalmente nas duas últimas prestações, onde, EL-Rei, Cristiano Ronaldo retorna ressurreto ao regaço da Nação e arquetipicamente, faz renascer o espírito do Vasto Império!

Acredito que para o momento da atual  crise instalada, fica bem que assim seja, pois;…ontem foi Sebastião, hoje, Ronaldo, amanhã; ...outro fenómeno imprevisível nascera, e assim, no dizer do Pessoa: …Temos, felizmente, o mito sebastianista,…

Áh; que mitológico ópio!

Seleção das Quinas;…vamos a isso!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

"A Igreja Fábrica de Gente e Suas Peças de Produção"

“ATITUDES INDISPENSÁVEIS EM RELAÇÃO AO GENUÍNO EVANGELHO!” (1a parte)