“CONSCIÊNCIA EM TEMPOS DE GUERREIROS EXAUSTOS!”


 

E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor.1 Samuel 30:10-Assim salvou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres salvou Davi.E ninguém lhes faltou, desde o menor até ao maior, e até os filhos e as filhas; e também desde o despojo até tudo quanto lhes tinham tomado, tudo Davi tornou a trazer.Também tomou Davi todas as ovelhas e vacas, e levavam-nas adiante do outro gado, e diziam: Este é o despojo de Davi.E, chegando Davi aos duzentos homens que, de cansados que estavam, não puderam seguir a Davi, e que deixaram ficar no ribeiro de Besor, estes saíram ao encontro de Davi e do povo que com ele vinha; e, chegando-se Davi com o povo, os saudou em paz.Então todos os maus e perversos, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam, e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos, e se vá.Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou, e entregou a tropa que contra nós vinha, nas nossas mãos.E quem vos daria ouvidos nisso? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão.O que assim foi desde aquele dia em diante, porquanto o pôs por estatuto e direito em Israel até ao dia de hoje.1 Samuel 30:18-25 - Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te. Isaías 41:6 - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

O contexto do capítulo 30 de I Samuel concentra-se na campanha de conquista que Davi empreendeu  para  resgatar sua família e as famílias de todos seus companheiros que foram sequestradas pelos amalequitas quando do saque sobre a localidade de Siclague. Davi consulta  a Deus  e recebe uma revelação que haveria de resgata-los. Sai então com seiscentos homens, entretanto duzentos deles não dão continuidade, ficando pelo caminho  por estarem  extremamente exaustos!

Davi obtém grande triunfo e em meio a criticas de seus companheiros distribui e agracia os duzentos que aparentemente não tendo o direito de receber algum reconhecimento, são lembrados pelo seu líder!   

O escritor Gabriel Garcia Marquez  disse algo que reconheço ser admirável: “Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se”.

A exaustão que os homens de Davi sentiram é um  ato ou efeito de esgotamento e cansaço intenso. Parece ser uma crise de grande cansaço físico ou mental.

Esgotamento, fadiga, prostração  podem também acontecer a qualquer um de nós!

Muitos em tempos difíceis e de crise se encontram com esses sintomas como podemos também observar nos  companheiros de guerra de Davi! Tal qual Davi, em tais situações, devemos ir ao encontro de tais vidas e ajudá-las a levantar de tal estado de prostração. Saibamos porém: …Se descobrirmos que não podemos ajudar os outros, o mínimo que podemos fazer é não prejudicá-los.”  

Auxiliar o cansado é cumprir a Lei de Cristo! “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

Que consciência deve ser gerada em nós em tempo de exaustão que assalta os soldados de Cristo?

Vejamos e aprendamos com Davi:

HÁ DE SE TER CONSCIÊNCIA: ALGUNS PELA EXAUSTÃO FICARÃO PARA TRÁS!

Na jornada;…muitas situações produzem exaustão!

Na jornada;… muitos perderão as forças!

Na jornada;…a carga de alguns será sentida e intensificada com maior peso que por algum tempo ficarão para trás!

Na jornada; …muitos esperarão serem socorridos em tempo!

HÁ DE SE TER CONSCIÊNCIA: PARA CADA ESTADO DE EXAUSTÃO DEVE SER APLICADO A LEI DA COMPENSAÇÃO EM AMOR!

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

A lei da compensação pode trabalhar a  favor ou contra. …Todo ato recompensa a si mesmo. Causa e efeito, meios e fins, semente e fruto, não podem ser separados; porque o efeito já floresce na causa, o fim preexiste nos meios, o fruto na semente. Aleluia! – “Lei da Semeadura!” Ou seja;

 …hoje você ajuda ao cansado, fraco, desistente e exausto, aquele que ficou para trás, pelo simples e natural  desejo de ajudar e semear o bem! …Amanhã será você a ser alcançado!

 Não é de  admirar então que Davi mesmo tendo inimigos mortais, tinhaentretanto  muito mais amigos que o amavam incondicionalmente. Soube experimentar a lei da compensação em amor em sua semeadura de vida!

 

HÁ DE SER TER CONSCIÊNCIA: A MEDIDA, ACÚMULO, ENERGIA,DONS E FORÇAS ESPIRITUAIS QUE NOS SÃO OUTORGADOS NÃO O SÃO PARA UM FIM EM SÍ MESMO (padrões meritórios), MAS SIM; …UM BENEFÍCIO DE AJUDA EM PROL DO CANSADO E EXAUSTO!

“O primeiro motivo por que se está disposto a ajudar outro nas devidas ocasiões é liberar os dons e benefícios que de antemão Deus outorgou  para  esse momento oportuno” -  Bonani

Davi era um companheiro, amigo, guerreiro, nobre, liberal que viveu essa realidade em prol de seus soldados, e não só; … de todas as pessoas que atravessaram o seu caminho!

Infeliz é aquele que se acha auto-suficiente e sente-se no direito de avaliar a performance do outro pela bitola seu auto-padrão-meritório! Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te. Isaías 41:6

Bonani

Comentários

  1. Deus nunca desamparou Davi!
    Davi sofreu muitas perseguições,mas Deus sempre esteve ao lado dele !
    Podemos nos lembrar de quando Davi enfrentou Golias. Acredito que quase todos,ou melhor,todos, achavam que ele iria morrer nas mãos de Golias,mas Deus estava a frente da batalha e Davi derrotou o gigante!
    Muitas vezes,aparecem problemas,dificuldades em nossas vidas,mas quando, fazemos como Davi,sendo confiantes em Deus! Superamos todos os problemas e dificuldades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”