"REAFIRMAÇÕES DO EVANGELHO"


 

Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão. -1 Coríntios 15:1-2

 A primeira Carta de Paulo aos TR-qual também permaneceis. 2-Coríntios é uma carta de aconselhamento.

Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos. Depois de tratar dos problemas da igreja que enfrentava dissensões e uma situação de desordem, Paulo passa a responder sobre as dúvidas dos cristãos daquela igreja sobre a ressurreição. Grandes duvidas assolavam a comunidade na questão ressurreição  pois  os irmãos de Corinto estavam se entregando ao falso ensino no qual se afirmava que não havia ressurreição dos mortos. Paulo então escreve e ensina que se não existe a ressurreição é vã tanto a fé quanto os trabalhos de pregação do Evangelho. Por essa razão, no cap. 15, Paulo admoesta através de uma retrospectiva reafirmativa do evangelho a atenção dos irmãos! A importância de uma reafirmação doutrinária era de grande valia para aquele momento.

Alguém certa vez declarou: "Um povo sem conhecimento relevante de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes"  

 Heródoto também afirmou: “Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.”

RECLAMA HOJE MAIS DO QUE NUNCA QUE TENHAMOS UM OLHAR PARA O EVANGELHO QUE NOS FOI LEGADO NO PASSADO E À PARTIR DESSA VISÃO PROCLAMARMOS UMA REAFIRMAÇÃO DO GENUÍNO EVANGELHO!

Sendo assim; quais são os princípios de tais  reafirmações?

Analisemos como Paulo tratou tal assunto num momento onde a verdade do Evangelho estava sendo atacada ferozmente na comunidade de Corinto.

Como a Igreja de Corinto necessitamos urgentemente:

UMA “REAFIRMAÇÃO” PROCLAMADORA!

 …o evangelho que já vos tenho anunciado; I Cor15.vs 1ª

Paulo reporta aos irmãos que eles não se esqueçam da originalidade evangélica que eles receberam através da anunciação apostólica que não era outro evangelho, mas o evangelho original, sem misturas ou diluições. ver  Gálatas 1:8

Temos assistido, tal qual nos tempos apostólicos, uma geração de evangélicos transmitindo um evangelho onde a originalidade e essencialidade do verdadeiro Evangelho está sendo adulterada! Essa é a razão de Paulo reafirmar as verdades originais do verdadeiro Evangelho em sua proclamação!

UMA “REAFIRMAÇÃO” RECEPTORA!

 … o qual também recebestes,…I Cor 15.vs 1b

Com isso em mente Paulo está, reafirmando e relembrando a forma genuína em que a semente do  Evangelho foi recebido, acolhido no coração dos irmãos!

Como Paulo,reafirmemos assim a natureza nuclear na qual tem de ser inseminado o Evangelho no coração.

Evangelho genuíno é semente que cai e é acolhida na comunidade em sua essência sem sofrer nenhum processo transgênico mantendo assim  sua  originalidade  em detrimento do falso que se alastra!

UMA “REAFIRMAÇÃO” MANTENEDORA!

… e no qual também permaneceis… I Cor 15.vs 1c

Significa que o Evangelho não pode sofrer alterações, mas sim manter-se conservado tal qual foi anunciado,(proclamado), acolhido,(recebido) e sendo assim deve ser "mantido" nessa formatação continuadamente!

Um significante sinal de alteração do evangelho é a diluição e mistura  de sua essência e verdade e a total falta de permanência e manutenção de sua natureza original!

UMA “REAFIRMAÇÃO” GARANTIDORA!

… Pelo qual também sois salvos… I Cor 15:2ª e Rom 1:16

Paulo reafirma que a real salvação só acontece pela garantia proposta pelo verdadeiro evangelho, pois o Evangelho é o poder de Deus para a salvação!Rm 1:16

Quão importante e relevante é "reafirmar" essa verdade evangélica, quando temos assistido a inclusão de outros meios salvíficos colocados em pé de igualdade com o único Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo!

UMA “REFIRMAÇÃO” RETENTORA!

… se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado;…I Cor 15.2b

Manter, Conservar, Reter, Deter, Segurar, Suster deve ser a nossa luta pelo Genuíno Evangelho!

Não podemos deixar de conservar com inteireza as verdades evangélicas recebidas. Tal qual Paulo exortou a comunidade de Corinto, possamos nós também reter sem barganhas o genuíno Evangelho que recebemos!

 BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”