Você é seu Próprio Templo!
Você é seu Próprio Templo!
Para termos uma ideia do diálogo que tem Jesus e a mulher Samaritana, precisamos entender como pano de fundo, as razões históricas e religiosas dos samaritanos.
Os judeus e os samaritanos têm uma história complexa e conflituosa que remonta aos tempos bíblicos. Após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois: o Reino do Norte(Israel), com capital em Samaria, e o Reino do Sul(Judá), com capital em Jerusalém. Os samaritanos surgiram quando os israelitas do Reino do Norte se misturaram com povos estrangeiros trazidos pelos assírios, após a conquista de Samaria.2 Reis 17:6. Essa miscigenação levou os judeus a considerarem os samaritanos como impuros e sincréticos, pois misturavam práticas judaicas com outras crenças.
Para os samaritanos, o Monte Gerizim é um local sagrado. Eles acreditam que é o verdadeiro local escolhido por Deus para adoração, em contraste com o Monte Sião em Jerusalém, que é sagrado para os judeus. No tempo de Alexandre, o Grande, os samaritanos construíram um templo no Monte Gerizim, que foi destruído posteriormente.
Nas contendas e defesas religiosas, há necessidades de templos (santuários), monumentos, símbolos, geografias santas (Jerusalém e Gerizim) e profetas representantes de Deus, como percebemos no diálogo entre Jesus e a mulher samaritana!
A narrativa do Evangelho de João, em seu capítulo 4, traz-nos uma nova proposta de vida espiritual, muito mais, infinitamente mais elevada do que a religião possa proporcionar!
Santuário Vivo é a proposta de Jesus no Evangelho de João!
Quais são as evidência capitais de que eu estou me tornando cada dia um santuário Vivo?
O diálogo de Jesus e a mulher samaritana irão nos relevar, que para nos tornarmos Templo do Senhor, se faz necessário:
Conhecer" essa Realidade!
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu "conheceras" o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. João 4:10
Notar que a mulher samaritana apresenta o que ela conhece: tradição, religião, história, geografia, profecia, templo, monte, monumento, etc…
Somos atraídos, seduzidos, encantados e enganados pela religiosidade aparente!
Jesus propõem um novo e eterno conhecimento: Se tu "conheceras"!
A proposta de se tornar um santuário vivo é um dos grandes benefícios da graça de Deus. Jesus chama isso de dom de Deus. João 4:10b. Religião é o "dom do homem"(cultos, altares, montes, templos, Gerizins, Jerusaléns, etc.) sendo oferecidos a Deus.
Graça como santuário vivo, Romanos 12, é "dom de Deus" se oferecendo aos homens e os transformando em templos da sua Glória!
Você é seu Próprio Templo!
"Desejar" essa Experiência!
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe "pedirias," e ele te daria água viva. João 4:10
Não restam dúvidas de que Jesus conhecia os "desejos" mais profundos daquela alma sedenta da água viva!...Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe "pedirias," e ele te daria água viva...
Transformar as ruínas da religiosidade das águas salobras em catedral da água viva, requer: desejar, pedir, clamar por tal transformação!
Jesus é especialista em transformar ruinas da existência em Templos espirituais para sua Glória!
Você é seu Próprio Templo!
"Receber" essa Nova Dimensão!
Disse-lhe a mulher: Senhor, "dá-me dessa água",... João 4:15
-Disse-lhe a mulher: Senhor, "dá-me dessa água", …
O desejo ardente da alma foi despertado: "dá-me dessa água"!
Ainda hoje, o mesmo processo de desejo é válido e potencialmente respondido com a água viva, nos transformando em verdadeiros adoradores!
Você é seu Próprio Templo!
Deixar a Velha Fórmula!
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro,... João 4:28
Há detalhes que não podem passar despercebidos no enredo. Vejamos pois: Ela deixou o seu cântaro. Cântaro é recipiente de água. É item que tem de ser preenchido. Não pode estar vazio!
A Samaritana deixou a velha fórmula de se saciar e se tornou num templo, santuário, recipiente vivo da água viva!
Aleluia!!!
Você é seu Próprio Templo!
"Compartilhar" a Transformação!
…e foi à cidade, e disse àqueles homens: João 4:28
Santuários vivos buscam outros santuários vivos!
O conhecimento, o desejo, a receção e o abandono da velha vida(velha fórmula), levou a samaritana a compartilhar sua nova vida e sua nova identidade!
Ela tornou-se um templo vivo. Um santuário de Cristo ambulante e contagiante da Graça!
Você é seu Próprio Templo!
Conclusão: Quais são então as evidência capitais de que estamos nos tornando cada dia um santuário Vivo?
Vejamos:
1-"Conhecer" essa Realidade!
2-"Desejar" essa Experiência!
3-"Receber" essa Nova Dimensão!
4-Deixar a Velha Fórmula!
5-"Compartilhar" a Transformação!
Assim sendo, teremos com certeza as evidência que somos: Santuário Vivo. O Próprio Templo do Senhor!
No amor de Cristo
Pr.Bonani
Muito boa essa explanação! Que o Senhor desperte em cada um dos Seus o desejo de ser esse Templo Vivo do Senhor, Sua morada. Muito obrigada.
ResponderExcluir