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"Solidão;Túmulo da Alma ou Ressurreição para a Vida!"

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           Ministração de Domingo 26/07/2020 em formato de esboço Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou ... Isto é carência! Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade! Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio. Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente... Isto é um princípio da natureza! Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto e circunstância! Solidão é muito mais do que isto... SOLIDÃO é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma. Francisco Buarque de Holanda (Poeta,compositor e cantor) Na perspectiva   paulina(Paulo), como o apóstolo encarava a solidão? No final de sua carta à Timóteo, no capítulo 4, Paulo descreve seu momentâneo abandono pelos mais próximos(solidão), entretanto parece perspectiva

ELE É A REDE ONDE NÓS DEITAMOS!

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Rubem Alves escreveu que Deus não é pássaro que prendemos em redes. Ele é a rede onde nos deitamos. Concordo, Deus é a rede que nos dá repouso, onde encontramos algum fôlego para a aventura de viver. Quanto mais a religião se vê fragilizada, maior apego a seu conjunto de afirmações e discursos. A doutrina é um último recurso para proteger uma religião. Como em todas, o Divino é o tema principal, sempre que uma corrente religiosa se sente ameaçada mais busca ser exata em definir e explicar Deus. O Mistério divino fica, assim, domesticado pelo clero. Deus passa a caber nas afirmações da teologia e denominação exibe fortaleza. Daí, quando vida e dogma colidem, a teologia fica sempre em primeiro lugar. O feixe de arrazoamentos ganha primazia sobre o compromisso com vidas. Ao invés de colocar-se como defensora da vida, a religião passa a proteger o conjunto de verdades que pode lhe salvar. Eis um motivo porque algumas igrejas lutam para se proteger tanto; elas precisam de afir

“TEMPLO.TEMPO.TEOLOGIA SISTEMÁTICA E O LÓCUS!”

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“TEMPLO. TEMPO. TEOLOGIA   SISTEMÁTICA E O LÓCUS!” “Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo. “Vocês estão vendo tudo isto? ", perguntou ele. "Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas". Mateus 24:1-2   “Todo sistema teórico, inclusive o teológico, ostenta ao menos um certo atrativo estético. Mas nisso também reside o seu poder de sedução: os sistemas poupam a muito os leitores, e certamente aos deslumbrados, o pensamento critico pessoal e uma decisão independente e responsável, porque não se apresentam para serem discutidos.” Moltmann Pelo menos, já fazem dez anos que tenho questionado o modelo do     sistema teológico evangélico, principalmente o ortodoxo sistemático manualista. A atual pandemia e sua proposta do “Novo Normal”, com certeza, irá trazer à superfície várias questões de cunho teológico, principalmente os da “summa” sistemáti

"CIRCULO DA TOALHA E DA BACIA E O LÍDER QUE BRILHA."(Admiradores ou Servos?)

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“Estava próxima a festa da Páscoa [a]. Jesus sabia que tinha chegado a hora de ele ir embora deste mundo e voltar para o Pai. Ele tinha sempre amado aqueles no mundo, que eram dele, e mostrou a eles que seu amor era completo. Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O diabo já tinha convencido Judas Iscariotes a trair Jesus. (Judas era filho de Simão.) Jesus sabia que ele tinha vindo de Deus e que ia voltar para Deus. Ele também sabia que o Pai tinha lhe dado poder sobre todas as coisas. Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura. Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura. Quando chegou a vez de Simão Pedro, ele disse a Jesus: —Senhor, vai lavar os meus pés? Jesus respondeu: —Você agora não entende o que eu estou fazendo, mas vai entender mais tarde. Pedro disse: —Não! O senhor nunca vai lavar os meus pés. Jesus então

METAFÍSICA: A CAIXA HERMENÊUTICA ONDE O EVANGELHO NÃO CABE!

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A metafisica, principalmente aristotélica, influenciou extremamente a forma de se fazer teologia cristã, haja visto a proposta que encontramos na Teologia Sistemática. Na aplicação filosófica aristotélica e suas premissas,ou seja: Causa formal — é a forma da coisa (um objeto define sua essência pela sua forma).Causa material — é a matéria de que uma coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto).Causa eficiente — é a origem da coisa (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto). Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto),daí partindo para a leitura das Escrituras Sagradas...; não há como fugir de uma hermenêutica sistemática com um sentido "unívoco" de interpretação. A interpretação fica engessada na metafísica interpretativa.Produz hermenêutica e apologética que não permite outros olhares, outras interpretações, outras formas e visão textual que não se atrele a lateralidade textual. Vejamos que a própria palavra θεολογία,em si, já propõem dad

"OS PSEUDOS MESSIAS NACIONAIS. O VOTO OBRIGATÓRIO E A IMATURIDADE DEMOCRÁTICA BRASILEIRA!"

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“Uma sociedade só é democrática quando: ninguém for tão rico que possa comprar alguém; ninguém for tão pobre que tenha de se vender a alguém.” Jean-Jacques Rosseau A imaturidade democrática brasileira Concordo sinceramente, salvo algumas exceções, que imaturidade democrática consiste de que; o eleitor brasileiro, em sua maioria,ainda se encontra em estágio político inferior para o pleno exercício da democracia, havendo necessidade “intencional “da tutela do Estado para "ensiná-lo e orientá-lo   a exercitar votos obrigatório por conveniência do Estado"! Sem absolutamente querer parecer elitista, longe disso, pois essa "minha proposição" é prova cabal que nunca fui e jamais terei a presunção de ser,entretanto, tenho plena consciência de que a maior parte do eleitorado brasileiro é constituída de pessoas simples, nem sempre letradas, e nem sempre   sabias, para avaliar as propostas dos partidos e de seus candidatos e isso por si próprias. Afirmo

Nietzsche:OBRIGADO PELA SUA PRECISA PROFECIA!(Aos hermenêutas e exegetas evangélicos de plantão: leiam antes de tomar qualquer conclusão precipitada!)

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Assisti, por uma questão de empatia por alguns, o filme “Deus não está Morto. A proposta do filme, aliás, com grandes pitadas de influência Hollywoodiana, desenvolve-se no contexto de um jovem, Josh Wheaton, que entra para a universidade. Ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé e é desafiado pelo professor a provar a existência de Deus. Confesso que o que mais me chamou a atenção foi a forma nítida de abordagem de um tema teológico que tenta provar a existência de Deus a partir de um formato evangélico americano, onde o professor, depois de uma situação trágica, vai parar num show gospel e lá tem um “encontro com Deus!” Ou seja, em síntese: o filme parece mais uma publicidade de uma conversão aos moldes da forma dogmática e ortodoxa da teologia sistemática e fundamentalista americana, onde a igreja local, ou, o espaço gospel é o epicentro teofânico da salvação. O título do filme é uma clara oposição à famosa declaraçã