NA TORRE DA FÉ! ...PROTEÇÃO CONTRA AS CILADAS DO DIABO



Segue abaixo o sermão ministrado em nossa "Celebração da Família" do dia 11 de Setembro,(Domingo de 2011)
NA TORRE DA FÉ - PROTEÇÃO  CONTRA  AS CILADAS DO DIABO.

“Pois tens sido o meu refúgio, e uma torre forte contra o inimigo. Sal 61:
“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.” Efésios 6:10-18
Os  Atentados,(ataques inesperados) de 11 de Setembro completaram 10 anos!
Várias vozes se levantam, tentando explicar com as mais interessantes interpretações! Inimigos externos? Conspiração, (complô)?
Deixando essa discussão de lado, pois não é a chave de nossa  meditação, gostaria de usar como exemplo a terrível fatalidade imposta sobre as torres, e traçar com isso um paralelo de raciocínio com  o tema de guerra espiritual, a qual; ...é revelada nas escrituras e fazem parte de nosso desafio diário! Tal tema não pode ser desconsiderado em hipótese alguma!
Um engenheiro analisou a queda das torres: Diz ele: “Ao serem atingidos, os pilares que se deslocaram do seu eixo fizeram com que os de cima viessem abaixo em pouco tempo. Isso mostra que os terroristas previram esse efeito cascata de destruição ao planejar os atentados!”
O projeto de nosso arqui-inimigo é tentar enfraquecer-nos, golpeando em nossos pontos fortes, vulnerabilizando-os, para que assim sendo; os danos sejam os mais terríveis e  quiçá irreparáveis! Entretanto! Deus é a nossa Torre Forte!  A  Ele devemos recorrer em tempos de guerra!
Saiba!:
 O nosso arqui-inimigo articula constantes ataques contra nossas vidas! Porém, nossa batalha não é um empreendimento “unilateral”. É “bilateral”. Fazemos nossa parte. Deus faz a dele! Os dois lados pelejam! Os dois lados atuam juntos! É  para isso que Paulo elucida, revela e convoca cada soldado que deseja estar na linha de frente dessa batalha sem tréguas.
Fica então a questão a ser respondida! Como  resistir na batalha contra o diabo? Que atitudes tomar contra seus ataques inesperados?
Leiamos a estratégia  que o guerreiro Paulo pelo  Espírito nos revela!
ENTENDER   A  BASE DE NOSSA PROTEÇÃO- vs 10
O texto declara: No Senhor (fonte). Sim! O Senhor é a fonte. A BASE!
Como o soldado precisa de um quartel general, ou, um terreno de operações, ou mesmo de 
navios ou  porta aviões; assim precisamos no Senhor estabelecer nossa base, nossa proteção!  
Paulo também afirma: … e na força do seu poder…
Força é a energia emanada de poder! Se o Senhor é a base, sua força é a energia que procede 
dessa base!
Sem o  Senhor (base) e sem o Poder do Espírito(emanção), seremos derrotados logo no início da guerra!
OBTER CONSCIÊNCIA DA DIMENSÃO DA NOSSA PROTEÇÃO-vs 11ª; 13ª
…”Revesti-vos”... É a cobertura! “…Tomai”... Denota a tomada de posse!
Sendo assim: “Cobertura e posse andam juntos na guerra!”
Armadura usada aqui por Paulo é certamente um modelo de aparato do exército romano. Em grego se chama Panóplia  que significa: armadura completa!
Nossa guerra se dá em uma dimensão de “plenitude” de todas as áreas de nossas vidas! Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;(…)-Sendo assim; poderemos permanecer firmes; resistir o dia mau; completar a carreira; ( na  torre do Senhor!)
RECONHECER  QUAL É A ESFERA QUE ENVOLVE A NOSSA BATALHA.VS12º
Paulo, guerreiro incansável, entendeu e reconheceu a esfera. Não era o império romano, ou,a perseguição dos judeus,ou, outra fonte física de oposição! …
Não!...
A luta acontece em esferas espirituais. Camadas invisíveis. Mundos não vistos a olhos físicos. Protagonizados  por  uma complexa  hierarquia espiritual da maldade! Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século,contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
 CONSIDERAR  A FORÇA MOTORA QUE NOS FAZ VENCER. Vs 18
 …com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,…
A força motriz, impulsionadora de nossa batalha e certeza de vitória é a nossa entrega devocional ao Senhor! Sem oração, súplica, tempo dado à vida consagrada não há vitória completa na luta.
Há de se vigiar,(...permanecer atento!)
Há de se ter nessa guerra perseverança total! Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.
Deus nos abençoe!
Bonani; (dia 11 de Setembro) …escondido na Torre forte de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”