“ABRAÃO; TESTEMUNHO FIEL DO SOBRENATURAL E OS FATOS NOTÁVEIS!


  

Algo notável é aquilo que configura algo digno de nota, extraordinário, fora do comum!
Abraão tem em seu curriculum existencial eventos “notáveis” que fizeram toda a diferença em sua relação com Deus, consigo e com os outros!
Entretanto; as notabilidades na vida do patriarca não foram alcançadas aleatoriamente ou acidentalmente. Abraão é testemunho de vida, de relacionamento, de compromisso genuíno com Deus, e   como  resultado disso, foi chamado de o pai da fé!
Testemunho genuíno produz fatos notáveis de fé!
Quais são os fatos notáveis que Abraão produziu em seu testemunho que podem também acompanhar nossa vida diária como servos do Altíssimo?
Vejamos seu testemunho extraordinário!
  
FATO  NOTÁVEL  REVELADO  NO   CHAMADO! Gn 12:1-5
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. Gênesis 12:1-5
Foi obediente em seu chamado e em sua missão!
Aos setenta e cinco anos, saindo de seu empreendimento de altos lucros, de sua comodidade (zona de conforto), de sua cidade e família. Arriscou uma nova aventura advinda de um chamado digno de nota que alterou para sempre seu curso de vida!
Como Abraão, somos desafiados em muitas áreas de nossas vidas , nas quais o Deus que “chama” espera que sejamos  testemunhas obedientes em tudo. Revela o texto bíblico que o patriarca fez; …como o Senhor lhe tinha dito…
Fidelidade se revela na entrega absoluta aos projetos de Deus oferece-se como  a matéria prima de Deus  para realização de seus feitos notáveis!
FATO NOTÁVEL CONFIRMADO NA PROMESSA!
Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito. E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente. Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações; E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto. Gênesis 17:1-5
Abraão é testemunha da promessa de Deus  ,e, em o ser, goza o usufruto dessa dádiva divina. Quando as notáveis promessas de Deus são liberadas na vida dos seus, uma nova perspectiva é liberada. Vejamos na vida de Abraão aquilo que a promessa perspectivou:
Continuidade da caminhada mesmo ao noventa e nove anos. Multiplicação/fecundidade mesmo em avançada idade e impossibilidade de fertilidade. Encabeçou a formação de povos e nações. Mudança de nome  que representa mudança de uma  nova geração e esferas na vida no patriarca!    
Quando cremos  e  permanecemos nas promessas firmadas e confirmadas nas Escrituras, somos o próprio certificado de garantia da promessa e tal qual Abraão, candidatos à realizações notáveis de Deus em nossa existência!
Deus deseja que sejamos suas testemunhas (certificados de sua promessa!)
FATO NOTÁVEL: APROVADO NA  PROVA!
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.  Gênesis 22:1-3
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.  Gênesis 22:10-12
Aprovar alguém é considera-lo: habilitado. Sinifica com isso que tal pessoa fez jus a sua atitude!
Suportaríamos tal prova de Abraão? Entretanto ele foi uma testemunha fiel e a entrega de seu filho Isaque como sacrifício a Deus, mostra um homem de adoração notável!
Foi “provado, aprovado e condecorado!”
Não murmuremos em  nossa nossas provas. Agradeçamos e esperemos a aprovação de  Deus! Ele  nos prova, aprova e condecora!
FATO NOTÁVEL PERSPECTIVADO COM JURAMENTO! Gn 22:15-18
Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus. E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Gênesis 22:15-18
Perspectivado  é algo com um  significado amplo. É vislumbração, ver  de longe e panoramicamente. No caso do patriarca,  configura também a esperança e crença em algo “notável” como algo  provável, desejável e atingível por juramento de alguém maior. Aleluias!!!
Embora distante, numa perspectiva futura, carrega o juramento a esperança de realização em dias ou tempos próximos.
Abraão é testemunha aos olhos humanos de algo que Deus já vislumbrava para ele!
Olhar para as estrelas perspectiva ser o pai da fé na dimensão celeste (estrelas/ Igreja/salvos. Olhar para a areia é o juramento concernente à formação   de   povos. (israelitas e árabes)
Quanto aos juramentos de Deus concernentes a nós, mantenhamos confiança Naquele que é o mesmo que jurou à Abraão!
FATO NOTÁVEL: COMPLETADO NA COMPLETUDE!   
…e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Gn 12:4
…A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos? Gênesis 17:17
Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos. Gênesis 25:7
Creio que a redundância no subtítulo acima  é  apropriada!
Completado = Acabado, completo, concluído, feito e terminado.
Completude segundo o contexto de Abraão é aquilo que é completo em sua essencialidade. O sinônimo também pode ser de "incorruptibilidade"
Vejamos a expansão da completa completude que foi evidentemente notável na vida do servo do altíssimo= 75 anos (chamada), 100 (nascimento de Isaque), 175(morte).
Desde  o chamado, nascimento de Iaque e a morte de Abraão passam-se cem anos, que é um número completo!
Que maravilhoso saber que o projeto de Deus é  completo e em completude.
Deus começa, desenvolve e conclui sua obra em nossas vidas.Temos tido a mesma determinação na nossa?

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”