AS PRIMICIAS DA RESSURREIÇÃO E SUAS REALIZAÇÕES
A mensagem que se segue está sintetizada e em forma de esboço. Foi ministrada no domingo da ressurreição. (08/04/2012)
AS PRIMICIAS DA RESSURREIÇÃO E SUAS REALIZAÇÕES
Primícias são os primeiros frutos da terra. Podem também configurar as primeiras ovelhas do rebanho, ou mesmo, em certos casos das Escrituras Sagradas, os primeiros indivíduos que ao nascerem eram consagrados. Numa linguagem analógica, podem ser a expressão das primeiras causas, os primeiros efeitos, começos, ou prelúdios de novas coisas.
Tudo isso foi produzido na ressurreição de Jesus Cristo no dia a seguir o sábado!
A ressurreição é a efetivação de novos inícios, de novas propostas e de novos tempos trazendo consigo um novo e insuperável estilo de vida e fé!
Pergunta-se então: Quais são e quantas são as realizações da ressurreição que se manifestam como primícias apresentadas por Cristo?
Das infindáveis bênçãos, destacaremos algumas que julgamos serem basilares na expressão de uma vida cristã expressada numa sólida fé. Vejamos:
AS PRIMÍCIAS DE UMA NOVA ERA!
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e fizerdes a sua colheita, então trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;
E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
Levítico 23:10-11
E ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; no dia seguinte ao sábado o sacerdote o moverá.
Levítico 23:10-11
Esse molho descrito no texto acima mencionado é o das primícias da sega. Creio que pode bem ser uma prefiguração de Cristo ressuscitado em um dia após o sábado, dando início a um novo dia, um novo tempo, uma nova era!
Creio ser o evento ressurreição que poem fim a velha criação, que pode ser representada pelos seis dias nos quais Deus criou todas as coisas, culminando na criação do homem no sexto dia! Poem também fim a velha Dispensação(Lei) e organização religiosa judaica.
Sua ressurreição estabelece a Nova Criação: …Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. IICo 5:17.
Implanta uma Nova Dispensação (Graça): Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8.
Edifica também uma Nova Organização (Igreja): Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Ef 3:10
AS PRIMICIAS DE UMA NOVA NATUREZA! (ESSENCIAL/EXISTENCIAL)
Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
1 Coríntios 15:20-23
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
1 Coríntios 15:20-23
Uma nova ordem vital na qual Paulo deixa claro, na exposição da fé ressurreta: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo pelo fato evidente de sua ressurreição!
Vejamos na declaração de Pedro: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”, 1 Pedro 1:3
Se não houvesse a ressurreição não poderia haver a nova existência /essência / vida!
AS PRIMICIAS DE UMA NOVA RELAÇÃO- João 20:17
Jesus declarou a Maria Madalena: …Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17
Em sua ressurreição nosso amado salvador não nos chama mais de amigos (Jo 15:14,15), mas de irmãos.
A operação ressurreição operou uma obra de implicações orgânicas, não é uma expressão de cunho simbólico, pois diz-se ser "Ele" o primogénito, o agente único e exclusivo de uma nova criação!
Seu Pai agora é nosso Pai e seu Deus é o nosso Deus, sendo assim “Ele” infunde em nós a mesma natureza que tanto Ele como o Pai possuem!
Paulo declara: “ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29
AS PRIMÍCIAS DE UM NOVO POVO (IGREJA)
E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18
Colossenses 1:18
Observemos a declaração contundente de Hebreus: Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. Hebreus 2:10-12
Na ressurreição os muitos irmãos se tornam sua Igreja, seu Corpo; sua Expressão!
Que primícia poderosa é ser sua Igreja, e que povo único Ele formou!
Aleluia!
BONANI
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!