O TESTEMUNHO QUE ROMPE GERAÇÕES – (Josué e Caleb)




Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
 Josué 14:6-13 
Ler também  Números 13:1-33

Creio que Deus  projetou-nos  para ser líderes de nossa existência. Isso estava  implícito no projeto original e na ordem que Adão recebeu para liderar a obra do Criador! Gn 2:15.
Alguém já declarou: "Como uma grande empresa, nossa vida deve ser gerida, coordenada, comandada com liderança. Seja gestor de seu destino ao tomar as rédeas de sua existência."
Josué e Calebe são exemplos de líderes que romperam gerações. Somente os dois, diante de milhões de potenciais candidatos,foram coroados e privilegiados por Deus quando da entrada, aquisição e tomada de posse da terra prometida!
As Escrituras estão repletas de exemplos de que o testemunho fiel rompe gerações e promove possessões!
Como então se estabelece o padrão de tal testemunho?
Vejamos  os elementos determinantes no  testemunho  fiel de  Josué e Calebe!

INSPIRAÇÃO- TESTEMUNHO QUE ROMPE GERAÇÕES! como sentia no meu coração;…Js 14:7
 
É notório na vida de Calebe que a fonte de sua inspiração que rompeu gerações, é aquele estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural, divina.
Nossa vida de fé só fará sentido quando  formos  inspirados. Quando permitimos e deixamos o nosso coração ser influenciado por uma sobrenatural força, nossa carreira existencial  coroará  nossa missão na vida e nos fará romper gerações!
Calebe e Josué eram homens cheios de inspiração! Seus nomes foram destacados positivamente em relação a negativa dos outros nomes dos demais líderes(chefes) das demais tribos de Israel os quais se acovardaram  em relação ao desafio de posse da terra prometida!  Ler Números 13: 1-33

PERSEVERANÇA-TESTEMUNHO QUE ROMPE GERAÇÕES! …eu porém perseverei em seguir  ao Senhor! Josué 14:8

O testemunho de Josué e Calebe é “alimentado”, “nutrido” e “acompanhado” de perseverança!
Para marcarmos nossa geração e prepararmos a próxima, precisamos de persistência, insistência,  firmeza e  constância. Isso é perseverança! Esses itens compõem o testemunho que rompe gerações e alcança outras dimensões!
Calebe perseverou pacientemente e no momento certo soube reclamar o seu direito de posse!
Quarenta e cinco anos se passam e  lemos nas Escrituras que a perseverança nutriu os sonhos desse líder!
Alguém certa vez declarou: "Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço."

ENERGIA – TESTEMUNHO QUE ROMPE GERAÇÕES! …ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; Josué 14:11

Energia é vontade, força, potência e eficácia!
Na unção do Espírito Santo, receberemos como Josué e Calebe  a energia para fortalecer e romper!
Quando recebemos a "energização" que  é   manifesta na fidelidade de Deus, somos capacitados para combater na batalha da fé e romper em direção as promessas que se referem a nós! É essa força divina que nos estimula à conquista! No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6:10. Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. I Cor 16:13

CARÁTER – TESTEMUNHO QUE ROMPE GERAÇÕES!  …Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança. Josué 14:13 

Esses homens, Josué a Calebe manifestavam um conjunto de valores que permitiu-lhes atravessar e vencer gerações. Ei-lo: Formação moral, honestidade, verdade, compromisso, integridade, etc.
Alguém declarou: "A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter. Mas se tiver de passar sem um, que seja estratégia."
Josué revela um caráter fiel ao cumprir o que outro, nesse caso Moisés, havia prometido a quarenta e cinco anos atrás!
Ouvi anos atrás que o valor de um negócio era um fio de bigode. A expressão "Fio do Bigode" foi o que poderíamos chamar  predecessor  do lacre, da assinatura, da rubrica e, mais modernamente,  da assinatura digital. Esta prática, embora de origem controversa, constava de dar em garantia um fio da própria barba, retirado,  geralmente do bigode. Há quem diga que a expressão é de origem  germânica "bi Gott", ou inglesa "by God", ou seja, "por Deus". Representava a total ausência de documentos assinados quando da  realização dos negócios. Pensando nisso, é bom frisar que o caráter é um valor inegociável e garantidor de  êxito! Encontramos tal virtude na vida desses homens de Deus.

By God;

BONANI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”