Uma dissertação de doutorado de 26 páginas pode mudar o mundo?




As dissertações de doutorado são geralmente empreendimentos enormes, abrangendo centenas de páginas e referenciando um extenso corpo de pesquisa. No entanto, em 1950, um matemático de 22 anos desafiou as convenções com uma dissertação de apenas 26 páginas — com apenas duas referências.


O trabalho inovador de John Nash, Jogos Não Cooperativos, introduziu o que hoje é conhecido como Teoria dos Jogos — um conceito que transformou a economia, a ciência política, a psicologia e a estratégia militar. Notavelmente, uma das duas referências em seu artigo foi sua própria pesquisa anterior.


Apesar de sua brevidade, a dissertação de Nash lançou as bases para a tomada de decisões estratégicas modernas, o que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 1994. Além da academia, suas lutas pessoais com esquizofrenia e seu intelecto extraordinário se tornaram a inspiração para o filme vencedor do Oscar Uma Mente Brilhante (2001), estrelado por Russell Crowe.


O legado de Nash é um testamento do fato de que a verdadeira inovação não é medida em volume, mas em visão. Às vezes, 26 páginas são suficientes para remodelar o mundo."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

δύναμις e ἐξουσία em Atos 1:8 (leia para entender)