A Alegria de Servir

 


..o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” Mateus 20:28

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” Gálatas 6:2

 “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35

Novo Testamento, "serviço" (do grego diakonía e diakonos) refere-se principalmente a servir a Deus e a outros em amor, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido. Este conceito abrange tanto o serviço humilde aos necessitados quanto funções específicas dentro da igreja, como ministério e o cargo de diácono, implicando uma dedicação altruísta e um coração voltado para a edificação da comunidade. 

O Exemplo de Jesus 

Não veio para ser servido: Jesus, o ponto central do serviço no Novo Testamento, exemplificou o serviço ao dedicar-se a ajudar os outros, ensinando, curando e alimentando as multidões, como se lê em Mateus 20:28.

Lava os pés dos discípulos: O ato de lavar os pés dos seus discípulos, um serviço normalmente realizado por um servo na época, demonstrou a importância do serviço humilde e amoroso para todos.

Servir a Deus e ao Próximo

Serviço a Deus: Amar e servir a Deus é um mandamento fundamental no Novo Testamento. Isso se expressa ao se dedicar completamente a Ele, obedecendo Seus mandamentos e vivendo de forma agradável a Ele. 

Serviço ao Próximo: O serviço é também um reflexo do amor ao próximo. Ajudar os necessitados e servir a comunidade são formas de demonstrar a fé e se tornar mais semelhante a Cristo. 

Termos Grego e Conceitos Relacionados

Diakonía e diakonos: O termo grego diakonos (servo ou diácono) é a origem da palavra "diácono" e aparece diversas vezes no Novo Testamento, traduzida por "serviço", "ministério" ou "ministrar". 

Não é sinônimo de inferioridade: O uso da palavra diakonos no Novo Testamento não transmite a ideia de inferioridade, mas sim de serviço e dedicação. 

Serviço como dom: O dom de servir é dado pelo Espírito Santo, e a dedicação a ele é vista como uma responsabilidade para com Deus e para a edificação da comunidade. 

Características do Serviço no Novo Testamento

Amor genuíno: O serviço deve ser feito com amor verdadeiro, sem esperar promoção ou recompensa. 

Humildade: A atitude de serviço é caracterizada pela humildade, exemplificada por Jesus ao se colocar como "o último e servo de todos" para quem quer ser o primeiro. 

Dedicação: Servir a Deus e ao próximo exige um coração dedicado e a utilização dos dons recebidos para o bem de outros. 

“E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” Marcos 10:35-45

Bispo Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

δύναμις e ἐξουσία em Atos 1:8 (leia para entender)

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”