Hawking acertou novamente

 


Hawking acertou novamente sobre os buracos negros!


Há mais de 50 anos, Stephen Hawking propôs uma ideia ousada: o horizonte de eventos de um buraco negro – seu ponto sem retorno – nunca pode encolher. Em outras palavras, buracos negros só aumentam de tamanho.


Agora, cientistas dizem que finalmente o comprovaram.


Em 14 de janeiro de 2025, o observatório LIGO “captou” dois buracos negros colidindo e se fundindo em um único buraco negro maior. Ondas gravitacionais do evento se espalharam pelo espaço-tempo, carregando consigo o sinal inconfundível que Hawking previu décadas atrás.


Antes da fusão, os dois buracos negros tinham uma área combinada equivalente ao estado de Oregon – 243.000 km². Após a colisão, o horizonte de eventos do novo buraco negro se expandiu para cerca de 400.000 km², aproximadamente o tamanho da Califórnia. Maior do que a soma de suas partes – exatamente como a teoria de Hawking previa.


Esse princípio é chamado de “segunda lei da mecânica dos buracos negros” e reflete a segunda lei da termodinâmica: assim como a entropia sempre aumenta, a área de superfície de um buraco negro também deve aumentar. O resultado fortalece a conexão entre buracos negros, termodinâmica e física quântica – sugerindo que esses monstros cósmicos podem ajudar a revelar novas leis da natureza.


O buraco negro recém-fundido até “ressoou” como um sino ao se estabilizar, emitindo ondas gravitacionais que confirmaram seu tamanho e forma. A ideia de Hawking, há muito contestada, agora está mais sólida do que nunca.


Leia mais sobre o estudo:

“GW250114: Testing Hawking’s Area Law and the Kerr Nature of Black Holes.” Physical Review Letters, 10 de setembro de 2025.


Crédito: Aurore Simonnet (SSU/EdEon)/LVK/URI

Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

δύναμις e ἐξουσία em Atos 1:8 (leia para entender)

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”