"FÉ E SUAS GARANTIAS." ( Exposição de Hebreus 11:1)


 
A RICA PALAVRA DE HEBREUS 11:1

Dr. Agnaldo L. Sacramento

01.    “Ora, a fé é o firme fundamento (certeza) das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.” Em foco, está a palavra grega ὑπόστασις (hipostassis) que também vem de um verbo semelhante -  ὑφίστημι- αμαι (hifistemi: colocar sob; colocar-se sob).

02.    O vocábulo ὑπόστασις (hipostassis) aparece cinco vezes no Novo Testamento (duas vezes em II Coríntios, três vezes em Hebreus). É um substantivo de uso polivalente. Apresenta-se como base, fundamento, realidade, essência, substância, estabilidade (Hb. 1:3), constância, segurança, confiança (II Cor. 9:4). Em II Coríntios 11:17, vem a ideia de empresa no sentido de firme resolução, de audácia (H.W. Hollander – Dic. Exe. del Nuevo Testamento, vol. 2, pg. 1901 – Ed. Salamanca, Madri).

03.    Os autores Haubeck e Siebenthal assim definem: base, fundamento; essência, realidade; situação; estado, e no sentido objetivo: realidade, realização; ou base firme, garantia; e no sentido subjetivo: manter-se firme. Também, a base sólida/garantia daquilo que se espera; ater-se àquilo que se espera (Nova Linguística do N.T. Grego – Ed. Hagnos).

04.    Orton H. Wiley, no seu excelente e exaustivo comentário da Carta aos Hebreus, diz: “A palavra traduzida como certeza (ara) ou fundamento (Arc) é hipostassis, podendo significar base ou firme alicerce; certeza, firme confiança, ou confiança firmemente fundamentada” (A Excelência da Nova Aliança em Cristo).

05.    Autores outros, como Taylor e Thayer, definem ὑπόστασις (hipostassis) como substância, natureza essencial, realidade, firmeza e resolução mental e, mais especificamente, “escritura ou instrumento legal que garante a posse”.

06.    Ron Dunn, que servia como Ministro da Igreja Batista McA. Boulevard, em Irving, Texas, assim comenta sobre ὑπόστασις (hipostassis) e de maneira aplicada: “Já o tipo de fé descrita em Hebreus 11:1 vai além do “Deus pode” e do ‘Deus vai”. É a fé do “Deus já fez”. Ela declara que o que você espera já aconteceu. Em vez de esperar até que o Senhor responda, ela vai à resposta e a traz. Não foi isso o que Jesus quis dizer em Marcos 11:24? “Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá“ (Ed. Central Gospel).

07.    Ron Dunn, em seguida, fala da definição de Moulton e Milligan: “A palavra traduzida como certeza, em Hebreus 11:1, é usada, em grego, para denotar propriedade ou terras, contrato de venda. Ela diz respeito a todos os documentos relacionados à posse de uma propriedade, depositados em arquivos e que comprovam a aquisição”... E, como esse é o significado essencial em Hebreus 11:1, nós nos aventuraremos na seguinte tradução: “Fé é a escritura das coisas que esperamos” (Moulton, 1930, pg. 660).  

08.    Assim é que podemos definir, também, ὑπόστασις (hipostassis) como título legal de propriedade daquele que nos outorgou a plena vitória quando também proclamou na Cruz do Calvário, em alto e bom som: τετέλεσται (tetêlestai) – a dívida foi quitada. Sim, Ele efetuou por nós uma eterna e garantida redenção dando-nos autonomia no campo da fé! Cf. Hebreus 9:12.
 
BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”