A "PEDRA DE TROPEÇO"



VOCÊ SABIA QUE A "PEDRA DE TROPEÇO" NA VERDADE FOI UM ERRO DE CÁLCULO DOS CONSTRUTORES? O SEGREDO ARQUITETÔNICO QUE DEFINE SEU DESTINO...


Na linguagem diária, uma “pedra de tropeço” é qualquer obstáculo irritante que nos faz falhar. Mas na Jerusalém do Segundo Templo, onde se erguiam muros colossais com pedras de até 500 toneladas, esta frase não era uma metáfora: era um técnico de construção.

O PALCO: A PEDREIRA E O EDIFICADOR

Para entender este conceito, devemos olhar para o trabalho do πρωτομάστορας (grego: protomástoras) ou o בונה אמן (hebraico :bona aman) que quer dizer; "o mestre construtor."

Quando uma estrutura importante era construída, os pedreiras cortavam blocos de calcário segundo as medidas padrão.
No entanto, de vez em quando, aparecia uma pedra que não se encaixava. Tinha uma forma estranha, ângulos raros ou tamanho que não seguia o padrão das paredes laterais. Os edificadores, procurando eficiência e uniformidade, olhavam para ela e diziam: "Esta pedra não serve. É um erro do pedreiro."

A PEDRA LEITA: DE OBSTÁCULO PARA ESCÂNDALO.

Aquela pedra rejeitada não era enviada de volta; era deixada à beira da estrada de construção. Eventualmente, ela enchia-se de pó e ficava esquecida. Trabalhadores e transeuntes, distraídos, tropeçavam nela. Tornou-se uma מִכְשׁוֹל – Mijshól (Pedra de tropeço/obstáculo).
Em grego, a palavra é Skândalon ( σκάνδαλον), de onde vem o nosso termo "escândalo". Era uma pedra que causava indignação porque "estorva" o passo e não parecia ter nenhum propósito.

A VIRADA DO MESTRE ARQUITETO

O que os edificadores não entendiam é que aquela pedra não era um erro; era a peça de design mais complexa de toda a estrutura. Foi projetada para ser a Pedra Angular (Rosh Pinah), a peça que une duas paredes em um ângulo perfeito ou que fecha um arco no topo (a chave).
Sem aquela pedra "estranha", o prédio nunca teria estabilidade. É por isso que o Salmo 118:22 diz:
"A pedra que os edificadores jogaram fora veio para ser cabeça do ângulo".
Jesus aplicou isso a si mesmo. Ele era o Skândalon. Para os religiosos de sua época, Ele não "encaixava" em seus muros de leis e tradições. Era muito diferente, muito "incomoda". Então, eles jogaram fora, deixando-a no caminho para o Calvário.

POR QUE TE FAZ TROPEÇAR?

A Bíblia diz que Jesus é, ao mesmo tempo, a Pedra Angular para aqueles que creem e uma "Pedra de Tropeço" para aqueles que lhe desobedecem (1 Pedro 2:7-8).
Se você tentar construir sua própria vida segundo seus próprios planos, Jesus sempre será um obstáculo. Vai atrapalhar seus planos, colidir com seu ego e fazer você "tropeçar" no seu caminho para o sucesso pessoal.
Mas se você parar de tentar que Ele se encaixe em suas muralhas e permitir que Ele seja o alicerce do Seu prédio, você descobrirá que aquela pedra que tanto te incomodava é a única que pode sustentar sua eternidade.

A MENSAGEM DO PEDRO

Deus é o Mestre por excelência. Ele nunca corta uma pedra por engano. Se você sentir que "não se encaixa" nos sistemas deste mundo, ou se sentir que Jesus é uma presença desconfortável que arruína seus planos de "uniformidade", pare.
O que o mundo joga fora por "estranho", Deus projetou para ser essencial.
A religião procura pedras parecidas com todas as outras.
Deus procura a pedra que sustenta todo o arco.
Não julgue a importância de uma peça pelo quanto ela te faz tropeçar hoje. Talvez o mesmo "obstáculo" que te irrita hoje seja a única peça que pode impedir que sua vida desmorone amanhã.

Aleluias!

Bispo Bonani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A IGREJA. A PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

δύναμις e ἐξουσία em Atos 1:8 (leia para entender)

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”