O QUE NUNCA DEVEMOS DEIXAR DE FAZER EM TEMPOS DE GRANDE CONFLITO!
O texto abaixo é uma síntese da mensagem que preguei em nossa “Celebração da Família” no dia 17/07/2011 (Domingo).Fomos profundamente renovados e estimulados por Deus!
O QUE NUNCA DEVEMOS DEIXAR DE FAZER EM TEMPOS DE GRANDE CONFLITO!
Salmo de David. Quando fugiu de Absalão, seu filho. SALMOS 3
1- Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam contra mim.2 -Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus.
3 -Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça.
4 -Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. 5- Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.
6- Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.7 -Levanta-te, Senhor! salva-me, Deus meu! pois tu feres no queixo todos os meus inimigos; quebras os dentes aos ímpios.
8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.
Davi foi um homem que enfrentou muitas adversários e muitas adversidades em sua vida!
Grandes conflitos se manifestaram na vida desse adorador de Deus!
Um conflito pode se apresentar de diversas formas: Oposição de interesses, sentimentos, idéias. Luta, disputa, desentendimento. Briga, confusão, tumulto, desordem. Desentendimento entre países. Conflito armado, guerra. Conflito de jurisdição, situação em que dois órgãos judiciais pretendem conhecer de uma mesma questão ou a isso se recusam, por atribuir cada qual ao outro tal competência. Acreditem, Davi passou tudo isso!
Até mesmo sem existir a ciência que hoje é denominada psicanálise, até esses conflitos da alma Davi passou! “Por que estás abatida, ó minha alma? por que te perturbas dentro em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” Salmo 43.5.
O Salmos 3 é um texto que se refere a uma questão visceral! Davi enfrentou seu próprio filho, Absalão, que queria destrona-lo, insurgindo-se numa rebelião de contornos complicadíssimos! Tal situação é nos revelada nos capítulos de II Samuel 15 a 18.
O Salmo 3 é uma declaração de que Deus é aquele que nos faz vencer todas as nossas guerras!
Entretanto; nunca podemos no conflito baixar a guarda. Existem atitudes que nunca deveremos manifestar em tempos de conflito!
Vejamos como o nosso Deus nos ajudará a não permitir em nossas lutas!
NUNCA DEIXE DE CLAMAR!
Davi se expressa em clamor. Clamor é um grito, uma súplica insistente e incessante. Clamor configurado em gemido da alma!
Alteie, alce, levante, erga e hasteie a sua voz!
Davi estava fugindo de seu próprio filho Absalão que com pertinaz traição apunhalou e dilacerou sua alma. Acredito que não há episódio mais conflituante do que um filho insurgir-se gratuitamente contra seu pai, entretanto Davi, mesmo assim; não deixou de clamar! Penso que a melhor forma de tentar traduzir o espírito de clamor de Davi esteja numa expressão de veia poética:
Dores tamanha,
Minha alma clama...
Pelo amor por Absalão que nunca descansa
E que, constante, me sangra.”
NUNCA DEIXE DE DESCANSAR!
Quais são as estruturas que Davi possuía em meio a tão grande levante e impetuosa perseguição, com ingredientes de hostilidade e ódio, entretanto tem a capacidade de deitar, dormir e acordar? “O que dizem especialistas sobre o sono?”: “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e à diabetes!”
Você consegue visualizar um Davi obeso, fraco, velho, deprimido e entregue ao inimigo? Mil vezes não!
Davi aprendeu a descansar primeiro em Deus, e consequentemente podia ter um sono reparador para outro dia que viria a seguir de grandes conquistas!
Assim será com aquele que descansa no Senhor!
NUNCA DEIXE-SE INTIMAR!
Um princípio que se instala no coração de todo aquele que confia no Senhor é a ousadia. Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de ousadia, ... II Tim 1:7
Nem que se pusessem milhares contra nós e tentassem nos destruir. Se Deus nos dá ousadia, façamos uso dela e não nos deixemos intimidar!
"O terror dá asas aos pés. Quando se cede ao medo do mal, já se nota o mal do medo. De onde aprendi desde então que o medo recíproco era aquele que governava o mundo."
Deixarás de temer quando deixares de ter esperança. O medo segue o crime e é seu castigo. Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo!”
NUNCA DEIXE DE ESPERAR!
Davi dá um brado de “esperança” quando declara: Levanta-te Senhor; salva-me… vs 7
Como Davi, nunca deixe de esperar em tempos de grande conflito!
Davi sabe que a esperança é a porta voz de boas notícias, pois declara no vers 8: A salvação vem do Senhor…
Concluindo num dizer poético:
“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena,
acreditar nos sonhos que se têem,
ou, que os seus planos nunca vão dar certo,
ou, que você nunca vais ser alguém...”
NUNCA DEIXEMOS!
BONANI
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!