O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?
Mensagem em forma de esboço que foi ministrada hoje em nossa assembleia da "CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA". 02/10/2011
O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?
“Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça!”
A vida como dom de Deus traz consigo elementos (itens) existenciais que são insubstituíveis e intransferíveis! O Livro de Eclesiastes nessa questão é uma “pedra de toque.”
É necessário fazermos uma boa avaliação da existência que temos recebido de Deus, pois dela daremos conta!
O que é o Eclesiastes?
Resumindo:
Sem querer me aprofundar etimologicamente; …a palavra em hebraico "Qohélet" e em grego "Eclesiastes", denota alguém que tem a função de pregador ou de presidente de uma assembleia cultual. Temos aqui também a derivação de “Eclesia”, que para nós hoje é Igreja!
O texto de Eclesiastes 9:8 já serviu de inspiração para muitos temas, os quais exortam-nos a viver uma vida de santidade, (representada nas vestes alvas), e ungida pelo Espírito, (tendo como representação o azeite).
Sem nenhuma pretensão de interpretar o verdadeiro sentido desse texto, que por vezes não é entendido da melhor forma; gostaria de examiná-lo, procurando entender o pensamento intencional e aplicativo do “pregador” em sua exposição doutrinária!
Parece-nos que, o que está em questão, nessa orientação, se enquadra mais na “qualidade existencial” da vida de alguém que, uma vez, entendendo-a como bênção dadivosa, deve administrá-la da forma mais saudável possível, e isso, em todas as esferas!
Vejamos o que realmente quer ensinar o pregador!
Vejamos o que realmente quer ensinar o pregador!
VISTA-SE DE UMA VIDA DE PUREZA E OTIMISMO!
Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas…
Para o judeus veste branca conotava, naquele tempo, como também nos dias atuais: pureza e um espírito de otimismo!
Por exemplo: O Yom Kipur, conhecido como o dia da expiação que é guardado até os nossos dias! Nesse evento, os judeus procuram vestir-se com roupas brancas e claras! "Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor." Levítico 23:27 “ –
Trazendo essa figura de elemento simbólico para nosso contexto existencial,significa a proposta saudável de apresentar uma conduta ilibada, irrepreensível e justa,tanto para consigo mesmo, como também; ter uma atitude otimista para com os desafios da vida.
Não resta dúvidas que aquele que se porta com tais atitudes no viver diário é consideravelmente mais predisposto a produzir uma melhor qualidade de vida, primeiro com uma atitude agradável que corresponde à qualidade de vida do doador(Deus), como também, para consigo mesmo, trazendo benefícios inumeráveis para o bem estar diário, também para os outros que poderão desejar “usufrutuar” desse estilo abençoado de viver!
Como é bom vestir-se todos os dias vestes brancas. Tal atitude é uma benesse existencial que deve ser exercitada e nunca desprezada, transferida ou substituída!
Também podemos afirmar que é um chamado ao otimismo como estilo de vida.
Diz um ditado e que é muito apropriado para nossa reflexão: O otimista vê uma uma possibilidade em cada calamidade. O pessimista vê uma calamidade em cada possibilidade!
Coloquemos a “roupa existencial” da pureza e do otimismo!
Também diz o pregador:
DERRAME EM SUA VIDA O ÓLEO DA HONRA, RECONHECIMENTO E AMIZADE!
… nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Na casa de Simão, parece-nos que Jesus não recebeu por parte deste, honra, reconhecimento e status de amigo da família! E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me “ungiste a cabeça com óleo”, mas esta ungiu-me os pés com ungüento
Lucas 7:44-46 – (grifo meu).
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me “ungiste a cabeça com óleo”, mas esta ungiu-me os pés com ungüento
Lucas 7:44-46 – (grifo meu).
Temos ouvido muito sobre o significado da unção com óleo, principalmente pelas figuras do Antigo Testamento, onde os utensílios do tabernáculo (templo), como também a consagração para o sacerdócio,reinado ou mesmo, o ministério profético, era feito através da aspersão do óleo!
Entretanto, o texto parece não dar ideia desse tipo de unção, se bem que; não é nenhum erro grosseiro usarmos também essas aplicações figurativas.
Entretanto: …O pregador está chamando a atenção e doutrinando seus ouvintes acerca da conduta que o homem deve ter diante de um outro homem.
Quando alguém, como foi no caso da menção do óleo sobre a cabeça que Jesus fez na casa de Simão, era uma pessoa digna de honra, de reconhecimento e de amizade, ela era ungida na cabeça!
O texto da entender que devemos ser produtores de tal ato. A nossa vida configurada em conduta deve ser uma vida que conquiste amizades, através do óleo sobre a nossa cabeça!
Nesse sentido é o desejo de produzir a honra, reconhecimento e amizade para com todos.
Essa deve da nossa parte, ser a cobertura da nossa existência na terra!
Tal bem é intransferível, pois é uma conduta que cabe somente a nós, e, é de nossa responsabilidade.
Também é insubstituível, pois ninguém o fará por nós. Cabe a nós colocarmos em prática e desfrutarmos de seus resultados!
Sublinha o pregador:
CONSIDERA A PRECIOSIDADE DO TEMPO!
Alguém certa vez afirmou:…
Cinco segundos caminhando na praia é pouco. Cinco segundos caminhando sobre brasas é muito!
Cinco minutos para quem precisa dormir é pouco. Cinco minutos para quem precisa acordar é muito!
Um fim de semana de sol é pouco! Um fim de semana de chuva é muito!
Um mês de férias é pouco! Um mês sem descanso é muito!
Uma vida pra quem doa é muito! Mas uma vida pra quem espera é tudo!
Tempo é vida!
A recomendação doutrinária é “em todo o tempo”!
Saber administrar essa bênção existencial é de visceral importância para a qualidade de vida.
O que fazemos com o tempo de vida que recebemos pode definir o tempo de vida que teremos.
Que Deus possa nos revelar coisas ainda mais profundas!
A “Ele” toda a Glória!
BONANI
Ameeei! Eu tbm sempre entendi essa passagem assim mas procurando alguns estudos só encontarava a mesma sendo figurada como santidade e unção, sendo que o autor está dando conselhos sobre como desfrutar de uma vida com sabedoria! Obrigada por postar!
ResponderExcluirMuito bom muito boa a explicação
ResponderExcluirGostei muito desse ensinensinamento...
ResponderExcluirAmém que lindo está reflexão falou no meu profundo,e que Deus continue te usando e te dando muita sabedoria nas palavra Deus abençoe a sua vida sempre.
ResponderExcluirGlória a Deus!
ResponderExcluirAmém DEUS abençoe.
ResponderExcluirAmém... amém... amém!!!
ResponderExcluirO quê o PREGSDOR ensina devemos acolher/ replicar/ compartilhar...
"Faz-nos, ó Deus, putos!!!
Derrama cobre nós o óleo do Teu Santo Espírito!
Dá-nos, ó Pai de Amor, sabedoria para que sejamos bons mordomo do tempo que Tu nos dás,,, "remindo o tempo porque os dias são maus".
Usa-nos para o Teu louvor e a Tua Glória!!!"
Abçs BOMANI!!!