O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?




Mensagem em forma de esboço que foi ministrada  hoje em nossa assembleia da  "CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA". 02/10/2011


 O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

“Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça!”
                                                                    
A vida como dom de Deus traz consigo elementos (itens) existenciais que são insubstituíveis e intransferíveis! O Livro de Eclesiastes nessa questão é uma “pedra de toque.”
É necessário fazermos uma boa avaliação da existência que temos recebido de Deus, pois dela daremos conta!
O que é o Eclesiastes?
Resumindo!...
Sem querer me aprofundar etimologicamente; …a palavra em hebraico "Qohélet" e em grego "Eclesiastes", denota alguém que tem a função de pregador ou de presidente de uma assembleia cultual. Temos aqui também a derivação de “Eclesia”, que para nós hoje é Igreja!
O texto de Eclesiastes 9:8 já serviu de inspiração para muitos temas, os quais;… exortam-nos a vivermos uma vida de santidade, (representada nas vestes alvas), e ungida pelo Espírito, (tendo como representação o azeite).
Sem nenhuma pretensão de interpretar o verdadeiro sentido desse texto, que por vezes não é entendido da melhor forma;…gostaria de examiná-lo, procurando entender o pensamento intencional e aplicativo do “pregador” em sua exposição doutrinária!
Parece-nos que; …o que está em questão nessa orientação se enquadra mais na “qualidade existencial” da vida que alguém, que; uma vez  entendendo-a como bênção dadivosa, deve administrá-la da forma mais saudável possível, e isso, em todas as esferas!
…Ensina o pregador:
VISTA-SE DE UMA VIDA DE  PUREZA E  OTIMISMO!
  Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas…
Para o judeus veste branca conotava, naquele tempo, como também nos dias atuais: …pureza e um espírito de otimismo!
Por  exemplo: O Yom Kipur, conhecido como o dia da expiação que é guardado até os  nossos dias! Nesse evento, os judeus procuram vestir-se com roupas brancas e claras! "Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor." Levítico 23:27 “ –
Trazendo essa figura de elemento simbólico para nosso contexto existencial! …Significa  a  proposta saudável de apresentar uma  conduta ilibada, irrepreensível , justa, para consigo mesmo, como também; ter uma atitude otimista para com os desafios da vida.
Não resta dúvidas que aquele que se porta com tais atitudes no viver diário é consideravelmente mais predisposto a produzir uma melhor qualidade de vida, primeiro com uma atitude agradável que corresponde à qualidade de vida do doador(Deus), como também para consigo mesmo, trazendo benefícios inumeráveis para o bem estar diário, como também para os outros, que poderão desejar “usufrutuar”  desse estilo abençoado de viver!  
Como é bom vestir-se todos os dias vestes brancas. Tal atitude é uma benesse existencial que deve ser exercitada e nunca desprezada, transferida ou substituída!
Também podemos afirmar que é um chamado ao otimismo como estilo de vida.
Diz um ditado e que é muito apropriado para nossa reflexão: O otimista vê uma uma possibilidade em cada calamidade. O pessimista vê uma calamidade em cada possibilidade!
Coloquemos a “roupa existencial” da pureza e do otimismo!

…Também diz o pregador:
DERRAME EM SUA VIDA O ÓLEO DA HONRA, RECONHECIMENTO E AMIZADE!
nunca falte o óleo sobre a tua cabeça
Na casa de Simão, parece-nos que Jesus não recebeu por parte deste, honra, reconhecimento e status de amigo da família! E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me “ungiste a cabeça com óleo”, mas esta ungiu-me os pés com ungüento 
Lucas 7:44-46 – (grifo meu).
Temos ouvido muito sobre o significado da unção com óleo, principalmente pelas figuras do Antigo Testamento, onde os utensílios do tabernáculo (templo), como também a consagração para o sacerdócio,reinado ou mesmo, o ministério profético, era feito através da aspersão do óleo!
Entretanto, o texto parece não dar ideia desse tipo de unção, se bem que; não é nenhum erro grosseiro usarmos também essas aplicações figurativas.
Entretanto: …O pregador está chamando a atenção e doutrinando seus ouvintes acerca da conduta que o homem deve ter diante de um outro homem.
Quando alguém, como foi no caso da menção do óleo sobre a cabeça que Jesus fez na casa de Simão, era uma pessoa digna de honra, de reconhecimento e de amizade, ela era ungida na cabeça!
O texto da entender que devemos ser produtores de tal ato. A nossa vida configurada em conduta deve ser uma vida que conquiste amizades, através do óleo sobre a nossa cabeça!
Nesse sentido  é o desejo de produzir a honra, reconhecimento e amizade para com todos.
Essa deve  da nossa parte, ser a cobertura da nossa existência na terra!
Tal bem é intransferível, pois é uma conduta que cabe somente a nós, e, é de nossa responsabilidade.
Também  é  insubstituível, pois ninguém o fará por nós. Cabe a nós colocarmos em prática e desfrutarmos de seus resultados!
…Sublinha o pregador!
CONSIDERA  A PRECIOSIDADE DO TEMPO!
Alguém certa vez afirmou:…
Cinco segundos caminhando na praia é pouco. Cinco segundos  caminhando sobre brasas é muito!
Cinco minutos para quem precisa dormir é pouco. Cinco minutos para quem precisa acordar é muito!
Um fim de semana de sol é pouco! Um fim de semana de chuva é muito!
Um mês de férias é pouco! Um mês sem descanso é muito!
Uma vida pra quem doa é muito! Mas uma vida pra quem espera é tudo!
Tempo é vida!
A recomendação doutrinária é “em todo o tempo”!
 Saber administrar essa bênção existencial é de visceral importância para a qualidade de vida!
O que fazemos com o tempo de vida que recebemos pode definir o tempo de vida que teremos!
Que Deus possa nos revelar coisas ainda mais profundas!
A “Ele” toda a Glória!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"A Igreja Fábrica de Gente e Suas Peças de Produção"

“ATITUDES INDISPENSÁVEIS EM RELAÇÃO AO GENUÍNO EVANGELHO!” (1a parte)