O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?


Imagem relacionada

Mensagem em forma de esboço que foi ministrada  hoje em nossa assembleia da  "CELEBRAÇÃO DA FAMÍLIA". 02/10/2011


 O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

“Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça!”
                                                                    
A vida como dom de Deus traz consigo elementos (itens) existenciais que são insubstituíveis e intransferíveis! O Livro de Eclesiastes nessa questão é uma “pedra de toque.”
É necessário fazermos uma boa avaliação da existência que temos recebido de Deus, pois dela daremos conta!
O que é o Eclesiastes?
Resumindo:
Sem querer me aprofundar etimologicamente; …a palavra em hebraico "Qohélet" e em grego "Eclesiastes", denota alguém que tem a função de pregador ou de presidente de uma assembleia cultual. Temos aqui também a derivação de “Eclesia”, que para nós hoje é Igreja!
O texto de Eclesiastes 9:8 já serviu de inspiração para muitos temas, os quais exortam-nos a viver uma vida de santidade, (representada nas vestes alvas), e ungida pelo Espírito, (tendo como representação o azeite).
Sem nenhuma pretensão de interpretar o verdadeiro sentido desse texto, que por vezes não é entendido da melhor forma; gostaria de examiná-lo, procurando entender o pensamento intencional e aplicativo do “pregador” em sua exposição doutrinária!
Parece-nos que, o que está em questão, nessa orientação, se enquadra mais na “qualidade existencial” da vida de alguém que, uma vez, entendendo-a como bênção dadivosa, deve administrá-la da forma mais saudável possível, e isso, em todas as esferas!
Vejamos o que realmente quer ensinar o pregador!

VISTA-SE DE UMA VIDA DE  PUREZA E  OTIMISMO!
 Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas…

Para o judeus veste branca conotava, naquele tempo, como também nos dias atuais: pureza e um espírito de otimismo!
Por  exemplo: O Yom Kipur, conhecido como o dia da expiação que é guardado até os  nossos dias! Nesse evento, os judeus procuram vestir-se com roupas brancas e claras! "Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor." Levítico 23:27 “ –
Trazendo essa figura de elemento simbólico para nosso contexto existencial,significa  a proposta saudável de apresentar uma  conduta ilibada, irrepreensível e justa,tanto para consigo mesmo, como também; ter uma atitude otimista para com os desafios da vida.
Não resta dúvidas que aquele que se porta com tais atitudes no viver diário é consideravelmente mais predisposto a produzir uma melhor qualidade de vida, primeiro com uma atitude agradável que corresponde à qualidade de vida do doador(Deus), como também, para consigo mesmo, trazendo benefícios inumeráveis para o bem estar diário, também para os outros que poderão desejar “usufrutuar”  desse estilo abençoado de viver!  
Como é bom vestir-se todos os dias vestes brancas. Tal atitude é uma benesse existencial que deve ser exercitada e nunca desprezada, transferida ou substituída!
Também podemos afirmar que é um chamado ao otimismo como estilo de vida.
Diz um ditado e que é muito apropriado para nossa reflexão: O otimista vê uma uma possibilidade em cada calamidade. O pessimista vê uma calamidade em cada possibilidade!
Coloquemos a “roupa existencial” da pureza e do otimismo!

Também diz o pregador:

DERRAME EM SUA VIDA O ÓLEO DA HONRA, RECONHECIMENTO E AMIZADE!

nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
Na casa de Simão, parece-nos que Jesus não recebeu por parte deste, honra, reconhecimento e status de amigo da família! E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me “ungiste a cabeça com óleo”, mas esta ungiu-me os pés com ungüento 
Lucas 7:44-46 – (grifo meu).
Temos ouvido muito sobre o significado da unção com óleo, principalmente pelas figuras do Antigo Testamento, onde os utensílios do tabernáculo (templo), como também a consagração para o sacerdócio,reinado ou mesmo, o ministério profético, era feito através da aspersão do óleo!
Entretanto, o texto parece não dar ideia desse tipo de unção, se bem que; não é nenhum erro grosseiro usarmos também essas aplicações figurativas.
Entretanto: …O pregador está chamando a atenção e doutrinando seus ouvintes acerca da conduta que o homem deve ter diante de um outro homem.
Quando alguém, como foi no caso da menção do óleo sobre a cabeça que Jesus fez na casa de Simão, era uma pessoa digna de honra, de reconhecimento e de amizade, ela era ungida na cabeça!
O texto da entender que devemos ser produtores de tal ato. A nossa vida configurada em conduta deve ser uma vida que conquiste amizades, através do óleo sobre a nossa cabeça!
Nesse sentido  é o desejo de produzir a honra, reconhecimento e amizade para com todos.
Essa deve  da nossa parte, ser a cobertura da nossa existência na terra!
Tal bem é intransferível, pois é uma conduta que cabe somente a nós, e, é de nossa responsabilidade.
Também  é  insubstituível, pois ninguém o fará por nós. Cabe a nós colocarmos em prática e desfrutarmos de seus resultados!

Sublinha o pregador:

CONSIDERA  A PRECIOSIDADE DO TEMPO!

Alguém certa vez afirmou:…
Cinco segundos caminhando na praia é pouco. Cinco segundos  caminhando sobre brasas é muito!
Cinco minutos para quem precisa dormir é pouco. Cinco minutos para quem precisa acordar é muito!
Um fim de semana de sol é pouco! Um fim de semana de chuva é muito!
Um mês de férias é pouco! Um mês sem descanso é muito!
Uma vida pra quem doa é muito! Mas uma vida pra quem espera é tudo!
Tempo é vida!
A recomendação doutrinária é “em todo o tempo”!
 Saber administrar essa bênção existencial é de visceral importância para a qualidade de vida.
O que fazemos com o tempo de vida que recebemos pode definir o tempo de vida que teremos.
Que Deus possa nos revelar coisas ainda mais profundas!

A “Ele” toda a Glória!

BONANI

Comentários

  1. Ameeei! Eu tbm sempre entendi essa passagem assim mas procurando alguns estudos só encontarava a mesma sendo figurada como santidade e unção, sendo que o autor está dando conselhos sobre como desfrutar de uma vida com sabedoria! Obrigada por postar!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse ensinensinamento...

    ResponderExcluir
  3. Amém que lindo está reflexão falou no meu profundo,e que Deus continue te usando e te dando muita sabedoria nas palavra Deus abençoe a sua vida sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!

Postagens mais visitadas deste blog

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”