JAIR. "EXEMPLO DE COMPLETUDE"


Depois da morte de Josué, houve o assentamento (estabelecimento) das tribos na terra conquistada, entretanto; ...não obedeceram ao Senhor que lhes ordenara que eliminassem os inimigos vizinhos.
Fizeram concessões, outorgas, cedências e sofreram gerações por essa desobediência. 
Não valorizaram, muito menos levaram em conta a orientação preventiva do Senhor.«Quando o SENHOR, teu Deus, te tiver introduzido na terra da qual vais tomar posse, e tiver desalojado diante de ti povos numerosos: o hitita, o guirgaseu, o amorreu, o cananeu, o perizeu, o heveu e o jebuseu, sete povos maiores e mais poderosos do que tu;quando o SENHOR, teu Deus, tos tiver entregado e tu os tiveres vencido, então, votá-los-ás à destruição. Não farás nenhum pacto com eles nem terás pena deles.Não farás alianças de casamento com nenhum deles; não darás a tua filha ao seu filho, nem casarás a sua filha com o teu filho.Isso desviaria o teu filho de mim, eles adorariam deuses estranhos e a cólera do SENHOR inflamar-se-ia contra vós e vos exterminaria rapidamente. Pelo contrário, procedereis assim com eles: destruireis os seus altares, quebrareis os seus monumentos, cortareis os seus postes sagrados e queimareis no fogo os seus ídolos. Deut. 7.1-5
O período dos juízes engloba cerca de dois séculos da história de Israel, entre 1210 a.C. e 1030 a.C… É nesse período  de 200 anos que Deus levanta os “chofetim” que são libertadores e julgam as causas do povo. Estão classificados em Juízes maiores: Otoniel, Eude, Débora e Baraque, Gideão, Jefté e  Sansão e Juízes menores: Sangar, Tola, Jair, Ebsã, Elon e Abdon.  
Desejo destacar um Juiz que é mencionado somente em três versículos do respectivo livro de Juízes e está registrado em Juízes 10: 3-5.
É Jair…!
O nome Jair significa: “AQUELE QUE POSSUI LUZ"!
Fazendo conexão do nome Jair e um texto das Escrituras; …Determinado tu algum negócio ser te á firme e a “luz” brilhará em seu caminho! Jó 22:28, podemos aqui lançar um desafio para a condução de uma vida em plenitude, pois;Luz representa: Completude. Plenitude. Totalidade. Perfeição.
Jair. Esse nome é exemplo de:  COMPLETUDE –( Qualidade ou estado do que é completo).
Completude deve ser o desejo de todo  servo de Deus que queira fazer diferença na terra dos viventes!
Podemos perguntar:Quais são as áreas nas quais   necessitamos  ser completos?
Observemos na vida de Jair e tiremos nossas conclusões!

NA ÁREA DE NOSSAS GESTÕES EXISTENCIAIS! – “COMPLETUDE  COMO LÍDERES!”  vers-3
O texto diz que Jair  julgou 22 anos!
Sem mistificar os números...;
O importante é narrar que Jair iniciou uma missão e certo é; a concluiu!
Foram 22 anos de trabalho. Houve nesse curto período de missão: ...“inicio,  condução e Completude” de uma obra a ser feita. Jair fê-la na integra!
Como um Paulo do Antigo Testamento, Jair pode dizer: …Combati o bom combate, “completei” a carreira, guardei a fé. II Tm 4:7
Devemos lutar pela completude de nossa “liderança” e missão como filhos de Deus em todas as áreas onde exercemos influencia  ou responsabilidades! 
Profissão/ escola/ tarefas/ ministério/ bairro/ associações/ etc...; são áreas que são influenciadas num grau maior ou menor de nossas influencias ou lideranças!

NA ÁREA DOS DESAFIOS FAMILIARES- “COMPLETUDE”  NA  FAMÍLIA! vers 4ª
Paulo declara que: …não são os filhos que entesouram para os pais, mas são os pais que entesouram para os filhos! II Cor 12:14
Foi nesse princípio que Jair   pode gerar e assumir responsabilidades com todos os 30 filhos!” Não e tarefa fácil cuidar de um, entretanto Deus deu Graça a Jair para prover sustento e o melhor nível de vida para a seus filhos e sua família.
“Jumentinho” naquela época era veículo de luxo, não era posse de qualquer pessoa. Era animal de indvíduos com muita posse!
Jair deu do melhor!
Quando nos empenhamos em procurar a “Completude” na esfera familiar, com certeza; ...Deus abençoará aquele que se dispõem a ser fiel em sua missão para com os seus e com certeza lhes proporcionará os melhores meios para que possam ser produzidas as melhores posses!
NAS NOSSAS EDIFICAÇÕES PESSOAIS - “COMPLETUDE” COMO EDIFICADORES! vers 4b
Deixou um legado para seus filhos e respectiva geração conquistando e construindo cidades!
Juízes narra que cada um dos seus filhos era possuidor de uma cidade! Cada um dos trinta tinha uma possessão e edificação!
O que temos feito para deixarmos como conquista e edificação espiritual e material para os nossos e para as futuras gerações?
“Completude” é deixar algo edificado para que outros desfrutem.
“Completude” em Deus é construir e não destruir! Familia.Casamento. Trabalho. Profissão. Ministério. Estudos. Bens,…etc. São algumas áreas que destaco como alvos de nossas conquistas e edificações!
Somos chamados para completude na edificação!
NO DECURSO DE NOSSO LEGADO HISTÓRICO – “COMPLETUDE” DE NOSSA HISTÓRIA! ver 4c
Diz o texto. …que se chamam, ainda hoje; acampamentos de Jair.(…). vers. 4b
“Completude” é se permitir pela fé e fidelidade fazer história e deixar um legado abençoado para o futuro!
 Como poderemos observar  na vida de Jair: …depois de morto, falava através de seu legado histórico!
 “…Chamou, …se chama e; …chamará!”… 
Deus deseja que deixemos nossos acampamentos (arraiais) como marcas de nosso testemunho!
As Escrituras mencionam vários homens e mulheres que deixaram seus acampamentos/testemunhos como um legado histórico de fé maravilhosos! Leiam Hebreus 11.


Oremos:
Senhor!... …Dá-nos essa “Luz” compreensiva que Jair recebeu  durante a  vida de serviço que ele desfrutou em  tí!

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”