"SUPERANDO OS OBSTÁCULOS IMPOSTOS PELAS CIRCUNSTÂNCIAS"


Mensagem Ministrada hoje(07/10/2011) - Foi uma Noite Memorável!
Depois disto, havia uma festa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém.Em Jerusalém, junto à Porta das Ovelhas, há uma piscina, em hebraico chamada Betzatá. Tem cinco pórticos, e neles jaziam numerosos doentes, cegos, coxos e paralíticos.
Estava ali um homem que padecia da sua doença há trinta e oito anos. Jesus, ao vê-lo prostrado e sabendo que já levava muito tempo assim, disse-lhe: «Queres ficar são?» Respondeu-lhe o doente: «Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água, pois, enquanto eu vou, algum outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda.» E, no mesmo instante, aquele homem ficou são, agarrou na enxerga e começou a andar.
Ora, aquele dia era de sábado.Por isso os judeus diziam ao que tinha sido curado: «É sábado e não te é permitido transportar a enxerga.» Ele respondeu-lhes: «Quem me curou é que me disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’.» Perguntaram-lhe, então: «Quem é esse homem que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’?» Mas o que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus se tinha afastado da multidão ali reunida.
Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Vê lá: ficaste curado. Não peques mais, para que não te suceda coisa ainda pior.» O homem foi-se embora e comunicou aos judeus que fora Jesus quem o tinha curado. João 5:1-15

Obstáculo significa:Aquilo que impede, que se opõe, que faz parar.O que resiste ou serve de resistência a uma força.Também pode ser sinônimo de estorvo, oposição, dificuldade, resistência, impedimento, barreira, embaraço.
A vida por vezes traz consigo uma série de obstáculos que tentam se impor no progresso natural da existência!
Alguém já declarou: "Quanto maior for o obstáculo, maior será a glória de tê-lo superado."
O que esperar de Jesus quando se manifestam obstáculos circunstânciais?
O Tanque de Betesda é um testemunho evidente de superação!
       
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS DAS CIRCUNSTÂNCIAS SOCIAIS
O texto relata Jesus subindo a uma festa. Um ajuntamento religiosos e social de caris
celebrativo!Festa da colectividade judaica;…Movimento Social; …Movimento Religioso.
O paralítico pelas limitações e condições impostas pelas circunstâncias não podia fazer parte plena, visto que carregava o estigma de ser paralítico, e  por ser pecador deveria   estar afastado  do universo colectivo, social e religioso de sua época!
São inumeráveis as pessoas que nos dias de hoje se encontram da mesma forma, marginalizadas ou se auto-marginalizando!
Entretanto: Por Jesus; …esses obstáculos, essas barreiras foram ultrapassadas e desfeitas!

SUPERANDO  OS OBSTÁCULOS DAS CIRCUNSTANCIAS EXISTENCIAIS
Há pessoas que podem assumir livremente a sua existência. Há pessoas que não podem assumir livremente sua existência. Nessa última classe de pessoas  se  encontrava o paralítico! Ele era também paralítico em suas circunstâncias existenciais!
Como resultado, isso lhe impunha uma barreira, um obstáculo em fazer escolhas mais autênticas e significativas! Estava fadado a jazer com pessoas que viviam as mesmas mazelas  existenciais!!!
Jesus se manifesta e encerra o ciclo de 38 anos desse obstáculo tão tirano!
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS DAS CIRCUNSTÂNCIAS ESPIRITUAIS
Inda que seus membros estivessem paralisados e inativos,entretanto; …seu coração era exercitado pelo tendência  pecaminosa!
Havia naquele homem paralítico, como também em qualquer homem saudavelmente normal, um pecado essencial no coração que gerava outros tantos pecados em sua vida!
"Ser" e "ter" a condição da  paralisia, naquele caso, não é "ser" ou "ter" apenas uma impossibilidade física. Existe a mais nefasta paralisia; é aquela produzida pelo pecado na alma!
Jesus não só o libertou e curou dos obstáculos sociais e existenciais, como também dos obstáculos espirituais,capacitando-o a não mais viver a essencialidade do pecado em seu coração! - …Não peques mais!
BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”