“PÓS MODERNIDADE ADÂMICA; DESAFIOS E A GERAÇÃO SETE-JESUS!”


                  “PÓS MODERNIDADE ADÂMICA; DESAFIOS E A GERAÇÃO SETE-JESUS!”

…8. Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: "Saiamos." E, como estavam no campo, Caim se lançou sobre seu irmão Abel e o matou. 9. Iahweh disse a Caim: "Onde está teu irmão Abel?" Ele respondeu: "Não sei. Acaso sou guarda de meu irmão?" 10. Iahweh disse: "Que fizeste! Ouço o sangue de teu irmão, do solo, clamar para mim! 11. Agora, és maldito e expulso do solo fértil que abriu a boca para receber de tua mão o sangue de teu irmão. 12. Ainda que cultives o solo, ele não te dará mais seu produto: serás um fugitivo errante sobre a terra." 13. Então Caim disse a Iahweh: "Minha culpa é muito pesada para suportá-la. 14. Vê! Hoje tu me banes do solo fértil, terei de ocultar-me longe de tua face e serei um errante fugitivo sobre a terra: mas o primeiro que me encontrar me matará!" 15. Iahweh lhe respondeu: "Quem matar Caim será vingado sete vezes." E Iahweh colocou um sinal sobre Caim, a fim de que não fosse morto por quem o encontrasse. 16. Caim se retirou da presença de Iahweh e foi morar na terra de Nod, a leste de Éden. A descendência de Caim — 17. Caim conheceu sua mulher, que concebeu e deu à luz Henoc. Tornou-se um construtor de cidade e deu à cidade o nome de seu filho, Henoc.   18. A Henoc nasceu Irad, e Irad gerou Maviael, e Maviael gerou Matusael, e Matusael gerou Lamec.   19. Lamec tomou para si duas mulheres: o nome da primeira era Ada e o nome da segunda, Sela.   20. Ada deu à luz Jabel: ele foi o pai dos que vivem sob tenda e têm rebanhos.   21. O nome de seu irmão era Jubal: ele foi o pai de todos os que tocam lira e charamela.   22. Sela, por sua vez, deu à luz Tubalcaim: ele foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro; a irmã de Tubalcaim era Noema.   23. Lamec disse às suas mulheres: "Ada e Sela, ouvi minha voz, mulheres de Lamec, escutai minha palavra: Eu matei um homem por uma ferida, uma criança por uma contusão.   24. É que Caim é vingado sete vezes, mas Lamec, setenta e sete vezes!" Set e seus descendentes —   25. Adão conheceu sua mulher. Ela deu à luz um filho e lhe pôs o nome de Set "porque," disse ela, "ele me concedeu" outra descendência no lugar de Abel, que Caim matou." 26. Também a Set nasceu um filho, e ele lhe deu o nome de Enós, que foi o primeiro a invocar o nome de Iahweh. Genesis  4:8-26

Os contextos enfrentados pelos nossos primeiros pais, os quais  assistiram,  desafiaram,  sofreram  e  venceram àquelas  gerações e tempos remotos em nada diferem  em  suas  essencialidades a essas que enfrentamos em nossa atual  “geração-época!”

Nosso pai Adão e nossa mãe Eva, foram contemporâneos de um dos maiores avanços civilizacionais, tecnológicos, urbanos, populacionais nunca antes vistos como dados históricos, como também; ...foram contemporâneos de um crescimento assustador e multiplicador da maldade e perversidades de implicações assustadoras!

Logo após o primeiro fratricídio, assistimos um tempo de ampliações das actividades humanas, às quais, salvaguardadas as devidas proporções em relação ao nossos  dias, não são diferentes em extensão, multiplicação e efetivação do desejo desenfreado da alma, trazendo juntamente consigo todo tipo de desafios e de manifestações desviantes  produzindo  demandas impostas  pelo psiquismo coletivo!

Analisemos um pouco na leitura bíblica acima proposta, significantes eventos que ocorreram no período em que viveram nossos primeiros pais!

Ex: …Edificação de Cidades,(vs 17); a monogamia da lugar a bígama, (vs 19); o crescimento populacional e as demandas familiares provenientes,  que geram necessidades básicas do teto, alimentação, bem estar, configurados em “tendas”, “moradias”, “gados”, provisão alimentar e de mão de obra para o trabalho, (vs 20); o stresse em razão do acúmulo das atividades exigidas nas demandas diárias reclamando um tempo de entretenimento, descanso e prazer, incentivando a alma a criar instrumentos musicais que possam trazer em seu uso  terapeutico   descompressão das tenções diárias exigidas nas demandas diárias,(vs 21); a criação da industria siderúrgica e a manufaturação dos elementos metálicos trazendo a tecnologia  para o lar, agrária, urbana  e também de guerra,(vs 22);  as psicopatias que  se multiplicam e ampliam, pois;  …se “Caim” matou “um”; …Lameque já matou “dois”; …e se Caim  foi  “sete” vezes sentenciado; …de Lameque se diz; …“setenta vezes sete”,(vs 23,24).

Vemos todo um contexto civilizacional que de nada difere em essência do nosso  tempo, no qual passado eu denomino: a “Pós-Modernidade Adâmica”, como bem definiu alguém: A pós-modernidade, nos seus traços gerais, representa uma era, um tempo  histórico, que se organiza, em grande medida, à volta da descrença!

-Sim!

Esse é o grande fator que leva o homem a relativizar-se, visto que, no passado, a queda deixou um rastro de desesperança em seu coração e uma vez, deixando de ser conduzido pelo divino, constrói um “pavimento existencial ensimesmado”  mergulhando  assim de cabeça nos avanços existenciais e científicos da época, os quais, pela sua vez “em sua própria ótica ensimesmada”, tornam-se as a alavancas de seu progresso  rumo à sua felicidade!

-“Dito isto; ….quero dizer!”:

-Mudam-se as rotulações, as configurações, ou, …Pós-Modernamente dizendo: …Muda-se o  “hardware”, entretanto o  “software” continua o mesmo e os desafios de nossa geração em ralação a tudo o que nos cerca, envolve e influencia, como foi nos dias de nossos primeiros pais, continuam gritando para que nasça um “Sete – Jesus”,(vs 25,26), que possa iniciar uma verdadeira “Era” de  verdadeira essencialidade de vida!

Aleluia!

Isso  é absolutamente e divinamente possível;  agora!



Tá dito;

BONANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE REALMENTE QUER DIZER O PREGADOR SOBRE ECLESIASTES 9:8?

TEXTO E CONTEXTO DO SALMO 116:15 E A INFELIZ TRADUÇÃO DA NVI

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”