BELÉM:O NATAL E A NOSSA RENOVO!
"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. " Miquéias 5:2
Neste Natal, minha mensagem para a Renovo, da qual sinto muito amor e prazer de conduzir como Rebanho do Senhor, tem como inspiração a cidade de Belém-Efrata.
Foi ali que o primeiro Natal aconteceu. Uma pequena localidade da tribo de Judá, situada em uma região fértil da Palestina.
No Novo testamento, Mateus 2: O evangelista cita essa profecia para mostrar que Jesus nasceu em Belém, cumprindo a promessa messiânica.
Vou procurar destacar, pelo menos, "quatro verdades" que expressam a relevância do Natal e a Nossa Renovo. São elas: Significância. Provisão. Fecundidade e Crescimento!
Quais os parâmetros para a inclusão da Renovo no contexto de Miqueias 5:2?
Pensemos juntos sobre esse significante assunto:
1- NATAL E NOSSA RENOVO: "INSIGNIFICANTE - SIGNIFICANTE!"
1.1-Belém-Efrata era uma pequena localidade da tribo de Judá,...Apesar de sua insignificância política, tornou-se central na tradição bíblica por ser associada a Davi e, posteriormente, ao nascimento do Messias.
1.2-Aos olhos humanos e numa avaliação mercantilista que vivemos hoje no universo chamado gospel, podemos dizer que a Família renovo é a mais pequena entre as milhares. Porém, em meio a esses olhares e avaliações, podemos com toda certeza afirmar: "Mas tu, Belém-Efrata,(Renovo) embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. " Miquéias 5:2
1.3-Possamos amar e não desprezar as coisas aparentemente pequenas e os pequenos inicios da nossa Renovo!Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Pois esses se alegrarão,...Zacarias 4:10
1.4-Que muitas Renovos possam vir ainda que pequenas e inexpressivas. E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. O menor virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, ao seu tempo o farei prontamente. Isaías 60:21,22
2-NATAL E NOSSA RENOVO: CASA DO PÃO ESPIRITUAL!
2.1-Belém (em hebraico Beit Lechem, “casa do pão”) ficava cerca de 8 km ao sul de Jerusalém, em território da tribo de Judá.
2.2-A Igreja tem se ser a Casa do Pão. Tem de ser um lugar de provisão espiritual para seus agregados. Assim como Jesus nasceu no lugra da provisão, assim Ele também tem de nascer sempre como provisão abundante para o Rebanho!
2.3- A Renovo é, e tem de continuar ser; a Casa onde o mais importante alimento é confecionado, distribuído e nutrido: Jesus! Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6:48-51
3-NATAL E NOSSA RENOVO:LUGAR DE FECUNDIDADE E CRESCIMENTO!
3.1-O nome “Efrata” (ou Efratá) significa “fecundidade” e designava a região fértil ao redor da cidade. A área era conhecida por sua fertilidade, especialmente para cereais, o que explica o nome “casa do pão”.
3.2-Que consideremos neste Natal e final de Ano essa importante questão da Renovo como "Lugar de Fecundidade e Crescimento".
3.3-Que para o próximo Ano possamos manter essa fecundidade e crescimento ativa e multiplicadora. Como Efrata, que era terra de abundância agrícola e posteriormente se tornou símbolo espiritual de fecundidade e provisão, que assim também seja a nossa Renovo!
4-NATAL E NOSSA RENOVO:EXPRESSÃO DO GOVERNO DO REINO!
4.1-Belém e sua pequenez política: Belém era considerada insignificante entre os clãs de Judá, sem relevância militar ou administrativa.
4.2-Essa humildade contrasta com sua importância espiritual, pois dali viria o rei Davi e, segundo a profecia de Miquéias, o Messias.
4.4-Em tempos em que grande parcela do movimento cristão está envolvido com pautas políticas e muitas delas questionáveis, devemos nós da Família Renovo nos pautar pela política governamental do Reino de Deus, declarando mo Governo absoluto de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33
Contexto bíblico de Belém:
Gênesis 35:19: Raquel, esposa de Jacó, foi sepultada no caminho para Efrata, que é Belém. Isso já ligava o local à memória ancestral de Israel.
1 Samuel 16: Davi, o grande rei de Israel, nasceu em Belém, reforçando sua relevância na tradição judaica.
Miquéias 5:2: O profeta anuncia que, embora pequena, de Belém-Efrata sairia “aquele que governará em Israel”, apontando para o Messias.
Um santo Natal para a Amada Renovo!
Bispo Bonani
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!