Entrelaçamento Quântico
Os cientistas mediram a velocidade com que o entrelaçamento quântico ocorre e descobriram que é incrivelmente rápido - tão rápido que é difícil para os humanos compreender. O entrelaçamento quântico é um fenômeno em que duas partículas se tornam ligadas, de modo que o estado de uma influencia instantaneamente o estado da outra, independentemente da distância entre elas.
Neste estudo, os pesquisadores usaram pulsos laser poderosos para excitar átomos, causando a ejeção de um elétron e o movimento de outro para um estado de energia mais alto dentro do átomo. Eles descobriram que esses dois elétrons se tornaram entrelaçados durante esse processo.
A medição do tempo de partida do elétron ejetado foi ligada ao estado de energia do elétron restante, com diferenças medidas em attossegundos (um bilionésimo de um bilionésimo de segundo). Essa medição precisa da formação do entrelaçamento pode ter implicações significativas para tecnologias quânticas, como computação e comunicação segura.
Entender como o entrelaçamento se desenvolve em escalas de tempo tão rápidas pode levar a avanços no controle de sistemas quânticos e na melhoria da segurança das comunicações quânticas.
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!