PROPÓSITO: ATITUDE DE UM DISCIPULADO FIEL!
(JOSUÉ: EXEMPLO DE DISCIPULO COM PROPÓSITO)
Então disse o Senhor a Moisés: "Chama a Josué, filho de Num, homem em quem está o espírito, e impõe as mãos sobre ele." Nm 27:18
Este é um momento importante em que Deus orienta Moisés a passar a liderança de Israel para Josué, simbolizando uma transição espiritual e de autoridade. Josué para chegar nesse nível de encargo, empreendeu um projeto de discipulado junto ao seu líder Moisés.
Alguém disse certa vez: Não é um notável talento o que se exige para assegurar o êxito em qualquer empreendimento, mas sim, um firme propósito!. Nesse quesito, Josué se revela um discípulo de propósito!
O padrão de Discípulo segundo o coração de Deus, não está baseado nos talentos da música, ensino, oratória, liderança, teologia, força mental ou qualquer outra capacitação.
Propósito é o que define o êxito do Discípulo! "Deus não chama os capacitados, mas sim, capacita os chamados!"
O que pode nos ensinar o Discípulo Josué sobre Propósito e fidelidade no discipulado?
Vejamos o que define um discípulo ao nível de Josué!
1-PROPÓSITO DE ESTAR AO LADO DESDE O COMEÇO DA JORNADA! Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. ÊX 17:9
1.1-Esse texto de Êxodo, descreve o início da jornada do discípulo Josué.
1.2-O início de uma jornada tem de ser avaliado e pesado como uma missão com propósito!
1.3- Fica bem lembrar que: O propósito é o motivo pelo qual algo existe ou é feito; é a intenção ou objetivo que guia uma ação, uma pessoa ou até mesmo uma organização. Ele pode ser visto como uma força motriz, algo que dá sentido e direção à vida ou a um projeto específico.
1.4-Temos aqui em Josué um começo de carreira com propósito!
2- PROPÓSITO DE SE APRESENTAR NA QUALIDADE DE SERVO! E levantou-se Moisés com Josué seu servidor; e subiu Moisés ao monte de Deus. ÊX 24:13
2.1-A Jornada de Josué é marcada pelo propósito do serviço. Mordomia cristã!
2.2-Êxodo 33:11 diz: "Falava o Senhor a Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava ao acampamento, mas seu jovem auxiliar, Josué, filho de Num, não se afastava da tenda." Josué aprendeu desde jovem a ser uma auxiliar!
2.3-O propósito de um discípulo fiel é servir e não ser servido!
Sim!
2.4-Essa ideia reflete uma essência central dos ensinamentos de Jesus. Em Mateus 20:28 e Marcos 10:45, Ele disse: "Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos."
3-PROPÓSITO DE ESTAR PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS CRÍTICOS DA JORNADA! E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles. E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o dito do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel. E estes são os seus nomes: Da tribo de Rúben, Samua, filho de Zacur; da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; da tribo de Issacar, Jigeal, filho de José; da tribo de Efraim, Oseias, filho de Num; da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; da tribo de José, pela tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; da tribo de Gade, Geuel, filho de Maqui. Estes são os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a Oseias, filho de Num, Moisés chamou Josué. Nm 13:1-16
3.1-Josué é um discípulo que passa por dura prova ao ser enviado para espiar a terra de Canaã. esse é um momento crítico na vida de Josué. Entretanto, encontramos nele a determinação e o propósito de cumprir fielmente a missão exigida!
3.2-Por vezes, o discípulo vai passar por momentos críticos. Sair da zona de conforto para a zona do confronto não é para qualquer discípulo. É missão somente para servos com propósitos!
3.3-Possa Deus nos moldar com o espírito de fidelidade e propósito tal como encontramos em Josué.
4-PROPÓSITO DE COMEÇAR, CONTINUAR E CONCLUIR A JORNADA, A FIM DE SER CONDECORADO! E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés. Deut 34:9
4.1-Voltando ao pensamento da introdução da mensagem vemos que: Este é um momento importante em que Deus orienta Moisés a passar a liderança de Israel para Josué, simbolizando uma transição espiritual e de autoridade. Josué para chegar nesse nível de encargo, empreendeu um projeto com propósito fiel de discipulado junto ao seu líder Moisés.
4.2-Paulo declara que para ser condecorado é necessário propósito determinado de verdadeiro discípulo guerreiro como foi Josué! Em Filipenses 3:12, Paulo escreve: "Não que já tenha alcançado tudo ou que já seja perfeito, mas prossigo para alcançar aquilo para o que também fui alcançado por Cristo Jesus. Nesse quesito não dá para ser inconstante e queimar etapas. Há de ser discípulo com Propósito!
4.3- Discípulo fiel e com propósito cumpre todas as etapas da jornada. Começa. Continua. Conclui e recebe a honra pelo testemunho alcançado!
No amor de Cristo Jesus
Bispo Bonani
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!