"Homem Interior: A Única Possibilidade De Vida Plena!"(Parte 1)




"Homem Interior: A Única Possibilidade De Vida Plena!"

“Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Romanos 7:22

Paulo dá nos uma ideia do  homem que é composto por três partes fundamentais: espírito, alma e corpo, cada uma com funções distintas, mas interligadas. Ele apresenta uma visão baseada em passagens bíblicas, como 1 Tessalonicenses 5:23, para explicar como essas partes se relacionam no contexto espiritual.

O corpo: É a parte física do ser humano, a que interage com o mundo externo por meio dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). 

O corpo é onde reside a nossa conexão com o mundo material e as necessidades físicas.

A alma: Essa parte é vista como o centro da personalidade e inclui três aspectos principais: A mente, responsável pelos pensamentos e compreensão. As emoções, que regulam sentimentos como alegria, tristeza e amor. A vontade, que governa as decisões e ações. Nesse entendimento: alma é o ponto de expressão do "eu" e muitas vezes é o campo de batalha espiritual, pois pode ser influenciada tanto pelo espírito quanto pelo corpo.

O espírito: É a parte mais profunda e central do homem. Quando Paulo menciona o Homem Interior, ele está descrevendo o espírito, o qual é o único meio pelo qual o homem pode se comunicar e ter comunhão com Deus. Ele divide o espírito em três funções principais: A consciência, que nos alerta para o que é certo ou errado. A intuição(discernimento), que nos permite perceber a vontade de Deus diretamente. A comunhão, que é a capacidade de adorar e interagir com Deus.

O projeto original de Deus era fazer do homem seu templo, sua habitação, entretanto, após a queda do homem, o espírito foi afetado, mas a redenção oferecida por Cristo visa restaurar o alinhamento correto entre o espírito, a alma e o corpo. Esse alinhamento permitiria que o espírito governasse a alma e o corpo, vivendo sob a orientação divina. Isso reflete uma luta interna entre a natureza humana pecaminosa e o desejo espiritual de seguir a vontade divina.

Nosso tema se debruça no "homem Interior"(espírito).

Compreender o conceito do "Homem Interior" traz diversas implicações práticas, especialmente para quem busca crescimento espiritual e transformação pessoal. 

Aqui estão algumas delas:

1-O "Homem Interior" é Caracterizado pelo Prazer na Palavra do Evangelho!

1-1.Paulo fala sobre o "homem interior" em vários de seus escritos no Novo Testamento, destacando sua dimensão espiritual e conexão com Deus. Em Romanos 7:22, ele menciona: “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus.” Salmos 1

1-2.Isso reflete uma luta interna entre a natureza humana pecaminosa e o desejo espiritual de seguir a vontade divina. O verdeiro Prazer está na prática do Homem Interior! 

1-3.A "Busca Prazerosa" pela verdade do Evangelho leva ao Autoconhecimento Profundo.

2-"Homem Interior" é Capacitado pelo Fortalecimento do Espírito de Cristo!

2-1.Efésios 3:16: "Que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior." Este versículo destaca que o Espírito de Deus é quem fortalece o homem interior, promovendo uma conexão espiritual e profundidade na fé.

2-2.É esse espírito fortalecido que Paulo apresenta em 2 Timóteo 1:7: Porque Deus não nos tem dado espírito de temor(medo),mas de "poder", amor e moderação.

2-3.O homem interior: ajuda a perceber as motivações mais profundas do coração e da alma, permitindo que a pessoa confronte medos, dúvidas e barreiras internas que podem limitar o progresso espiritual.

3-"O Homem Interior" Produz Sempre Uma Vida Renovada!

3.1-Colossenses 3:10: "E vos vestistes do novo homem, que se refaz(renova) para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou."

3.2-Vida Renovada propõem Equilíbrio entre Exterior e Interior: Essa compreensão pode levar a uma vida muito mais sóbria, onde, ações e decisões são guiadas pela essência espiritual,(Novo Homem) e não apenas pelas aparências ou pelas pressões externas.

3.3-Em 2 Coríntios 4:16, ele também escreve: “Por isso não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” Aqui, Paulo enfatiza a renovação espiritual contínua, independente das circunstâncias externas ou do envelhecimento físico No dia a dia, cultivar o "Homem Interior" significa dedicar tempo para oração, meditação e estudo da Palavra, renovando constantemente a mente e o espírito para enfrentar os desafios.  

Bispo Bonani


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"IGREJA.PALMEIRA E O EXEMPLO DE DÉBORA!"

AMIZADE: “PURÁ É A PURA!”

δύναμις e ἐξουσία em Atos 1:8 (leia para entender)