Pedras do Ribeiro e As Sete Preparações do Espírito - parte 1
⁴⁰ E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.⁴¹ O filisteu também vinha se aproximando de Davi; e o que lhe levava o escudo ia adiante dele.⁴² E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto.⁴³ Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.⁴⁴ Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.⁴⁵ Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.⁴⁶ Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;⁴⁷ E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.⁴⁸ E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.⁴⁹ E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.⁵⁰ Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.⁵¹ Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram. 1 Samuel 17:40-51
O estilo de nossas mensagens e compreensão da história portentosa que narra a derrota de Golias, comumente nos centra na figura incontornável de Davi.
Minha visão desse magnifico evento foi surpreendida dias atrás ao me lembrar das centenas de batismos que pude realizar em Arcos de Valdevez,(Rio Vez)Portugal e alinhar com o enredo da vitória de Davi contra o gigante filisteu Golias.
Tive claramente visível em minha memória a enorme quantidade de pedras que há no rio Vez, comparando-as com os cinco seixos(pedras) que o pequeno pastor Davi retirou das águas daquele ribeiro no Vale de Elá.
Somos desafiados hoje a quebrar o paradigma que envolve como personagem central Davi e nos atermos as cinco "pedras do Ribeiro!"
As pedras que Davi encontrou no Ribeiro não foram obras do acaso. Foram processos de Deus! Comparativamente podemos afirmar:Deus opera seus processos nos rios do Espírito como preparação para nossas vitórias!
Como entender esse mover dos rios de Deus produzindo as nossa pedras da conquista?
Desçamos ao ribeiro do Espírito com Davi e descubramos como funcionam as "Sete Preparações dos Rios do Espírito!"
1- Pedras do Ribeiro: TEMPO DE PREPARAÇÃO!
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 1 Samuel 17:40
As pedras que Davi separou no ribeiro foram resultados de um rolamento constante que através de um longo período do tempo as confeccionou para se tornarem armas letais!
Quando a corrente do ribeiro é forte o suficiente, as pedras: rolam, chocam umas nas outras, raspam no fundo.
Esse movimento repetido vai quebrando as arestas e suavizando a superfície.
Como aconteceu na história de Davi: Os Rios do Espírito trabalham com o tempo para produzir as armas(pedras) da nossa vitória.
Pensemos: as pedras dos ribeiros ficam roliças graças a um processo lento e contínuo de desgaste mecânico provocado pela água em movimento. É um fenómeno simples, mas incrivelmente poderoso. Assim trabalha o Rio do Espirito em nossas vidas!
2-Pedras do Ribeiro: MEIO DE PREPARAÇÃO!
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 1 Samuel 17:40
O cantor Kleber Lucas em uma de suas lindas canções declara que Deus tem seu tempo, seu "meio" e seu jeito de operar.
Atrito e abrasão!
Sim!
Davi sabia que as melhores pedras eram as que eram formadas por esse processo!
Deus usa esse meio para preparar os itens que compõem nossas conquistas!
A água transporta também areia e pequenas partículas. Estas funcionam como uma lixa natural, desgastando lentamente as pedras.(lutas, provas, tribulações.) E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28
Ainda que por algum momento não compreendamos o processo doloroso; nos Rios do Espírito, quanto mais tempo o processo acontece neste ambiente, mais polidas e redondas se tornam as pedras da nossa vitória. Esse é o meio de Deus trabalhar nos "Rios de seu Espírito!"
3-Pedras do Ribeiro: LUGAR DE PREPARAÇÃO!
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu. 1 Samuel 17:40
Onde ficava o ribeiro de onde Davi tirou as pedras? O episódio ocorre em 1 Samuel 17. Vale de Elá é o local onde tudo acontece. em Israel. É ali que o exército de Israel e o dos filisteus estavam acampados quando Davi enfrentou Golias.
Localização do Vale de Elá: Fica na região da Judeia, a sudoeste de Jerusalém. Entre as cidades antigas de Socó e Azeqa (mencionadas no próprio texto bíblico).
Por vezes não esperamos que nossas provas aconteçam em um vale de lutas, dor e tristeza, onde nosso inimigo afronta a nossa fé. Mas é nesse lugar que os Rios do Espírito estão preparando as "pedras" da nossa vitória!
Quando nos sujeitamos ao "tempo e ao meio" operado pelos Rios do Espírito, Como foi com Davi, Deus vai preparar o próximo passo da nossa conquista que é o lugar preparado de antemão!
Comentários
Postar um comentário
Escreva aqui seu comentário e enriqueça ainda mais o Blog com sua participação!